quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

PARA A SEMANA DO DIA: 14/12 à 18/12      (para ser entregue até18/12 - Recuperação 4º Bimestre)

 

HABILIDADES Essenciais:

(EF07MA01) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais,

envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.

(EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números inteiros.

(EF07MA05) Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm

a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

 

Formas de Entrega:

-Tirar fotos da atividade e enviar pelo whatsapp ou por

e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas.

 

 

Números Primos e critérios de divisibilidade

(caderno Aprender Sempre- página30 e 31)

 

Objetivo: Reconhecer se um número é divisível por outro usando critérios de divisibilidade.


 




 

DECOMPOSIÇÃO EM NÚMEROS PRIMOS

(caderno aprender sempre página   33 e 34)

OBJETIVOS:

• Decompor números naturais em fatores primos;

• Determinar os múltiplos e divisores de um número natural.

 

 

 


 


 

 

 

2) Marque com um X na tabela abaixo os números primos (lembre-se que você pode utilizar os critérios de divisibilidade):





 

b. Na decomposição em fatores primos do número 260, obtemos como resposta 2x2x5xN. Qual é o valor de N nessa decomposição?

 

 

 

4) Decomponha em fatores primos os números abaixo( página 34):

(A) 140:______________________________________

(B) 225:______________________________________

(C) 1024:_____________________________________

(D) 3465:_____________________________________

 

AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS: COMPREENDER É PRECISO

(caderno aprender sempre página   41 ,42 e 44)

OBJETIVO DA AULA

• Relacionar as frações como parte de inteiros.

• Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.






 


 


 

 


 


 



 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

PARA A SEMANA DO DIA: 07/12 à 11/12      (para ser entregue até14/12 - Recuperação 4º Bimestre)

 

HABILIDADES Essenciais:

(EF07MA01) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais,

envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.

(EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números inteiros.

(EF07MA05) Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm

a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

 

Formas de Entrega:

-Tirar fotos da atividade e enviar pelo whatsapp ou por

e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas.

 

 

Números Primos e critérios de divisibilidade

(caderno Aprender Sempre- página30 e 31)

 

Objetivo: Reconhecer se um número é divisível por outro usando critérios de divisibilidade.


 




 

DECOMPOSIÇÃO EM NÚMEROS PRIMOS

(caderno aprender sempre página   33 e 34)

OBJETIVOS:

• Decompor números naturais em fatores primos;

• Determinar os múltiplos e divisores de um número natural.

 

 

 


 


 

 

 

2) Marque com um X na tabela abaixo os números primos (lembre-se que você pode utilizar os critérios de divisibilidade):





 

b. Na decomposição em fatores primos do número 260, obtemos como resposta 2x2x5xN. Qual é o valor de N nessa decomposição?

 

 

 

4) Decomponha em fatores primos os números abaixo( página 34):

(A) 140:______________________________________

(B) 225:______________________________________

(C) 1024:_____________________________________

(D) 3465:_____________________________________

 

AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS: COMPREENDER É PRECISO

(caderno aprender sempre página   41 ,42 e 44)

OBJETIVO DA AULA

• Relacionar as frações como parte de inteiros.

• Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.






 


 


 

 


 


 



 


ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de MATEMÀTICA

PARA A SEMANA DO DIA:30/11 à 04/12 (entregar 07/12)- 4ºBimestre

 

HABILIDADES: (EF07MA18) Resolver e elaborar situações-problema que possam

ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma

ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade

Atenção

Onde fazer: No caderno do aluno Situação de Aprendizagem 1- página 110 e 111; atividadescomplementares, no caderno Aprender Sempre página.  Podem ser  enviadas por fotos ou digitada.

 

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

 

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

Plantão de dúvidas

2ª,3ª,4ª e 6ª - tarde: 15 horas às 18:30 horas.

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (página 110 e 111)

Objetivos: Resolver e elaborar situações-problema por meio de expressões algébricas.

Orientações: Vamos continuar explorando situações que podem ser representadas por expressões algébricas, ampliando para a generalização, interpretando o significado quando se utiliza uma letra para representar um número desconhecido.




ATIVIDADE 3 – EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU (página 111)

Objetivo: Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a representação e

o cálculo de equações polinomiais do 1º grau.

Orientações: A partir do desenvolvimento do pensamento algébrico, com as

atividades em que se explora a relação entre os números, as operações aritméticas e

suas propriedades, tratar da noção de equivalência para introdução das equações

polinomiais do 1º grau e sua relação com o princípio da igualdade.

 



 

 

Atividades de Recuperação e Aprofundamento (Aprender Sempre – página 32,33 e 34 ).

OBJETIVOS:  • Decompor números naturais em fatores primos;

                       • Determinar os múltiplos e divisores de um número natural.

 

DECOMPOSIÇÃO EM NÚMEROS PRIMOS (página 33)




 

 

 

Considerando isso e os conceitos estudados, resolva as atividades a seguir.

1) Verifique quais são os números primos maiores (ou igual) a dois e menores (ou igual) a 20.

 

 

2) Marque com um X na tabela abaixo os números primos (lembre-se que você pode utilizar os critérios de divisibilidade):




 

 

 

b. Na decomposição em fatores primos do número 260, obtemos como resposta 2x2x5xN. Qual é o valor de N nessa decomposição?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

 

Semana/prazo: 23/11 à 27/11(para ser entregue até 30/11)

 

Onde fazer: A situação de aprendizagem 1  no caderno do aluno página   e Atividades Complementares, responder no caderno Aprender Sempre.  Ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 

 

 

 

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

 

 

 

  Atenção:

 

 

 

As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever. Se necessário digitar  segue o código da turma:

 

7ºA wtgfwzm

7ºB njc3zlu

7ºC  kapax6e

 

 

 

 

 

 

 

 

Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.

 

 

 

 

WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital

E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Google classroom.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

ATIVIDADES de Matemática: Equações polinomiais de 1º

grau.

 

 

PARA A SEMANA DO DIA: 23/11 à 27/11(para ser entregue até 30/11)

 

 

HABILIDADES: (EF07MA18) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1  

 

 

ATIVIDADE 1 EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E DESCOBERTAS (Continuação)

 

Objetivos: Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representadas

por meio de expressões algébricas.

 

1.3 Explorando a tabela dos preços das três feiras acima, resolva as questões. Em

seguida, para cada situação, escreva uma expressão algébrica para qualquer

quantidade a ser comprada:

 

a) Uma pessoa, ao comprar 3 quilos de cenoura na feira B, recebeu de troco

R$ 2,60. Qual foi o valor que ela deu, para pagar a compra?

 

 

b) Comprando 4 kg de pera na feira C, efetuando o pagamento com uma nota de R$

50,00, qual será o troco?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades de Recuperação e Aprofundamento

(caderno Aprender Sempre- página30)

Objetivo: Reconhecer se um número é divisível por outro usando critérios de divisibilidade.




 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de MATEMÀTICA

PARA A SEMANA DO DIA:09/11 à 13/11 (entregar 16/11)- 4ºBimestre

 

HABILIDADES:

 Resolver e elaborar situações-problema que possam  ser representados

por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

Atenção

Onde fazer: No caderno do aluno Situação de Aprendizagem 1- página 109 e atividades complementares, no caderno Aprender Sempre página 27, 28 e 29.  Podem ser  enviadas por fotos ou digitada.

 

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

 

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

Plantão de dúvidas

2ª,3ª,4ª e 6ª - tarde: 15 horas às 18:30 horas.

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=FV9WYzImVmM&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=c4-Q_R4yAsA&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=BoaLzcvqWd0&feature=youtu.be

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (página109)

 

ATIVIDADE 1- EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E DESCOBERTAS

 

Objetivo: Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representadas

por meio de expressões algébricas.

 

Orientações: As atividades , a partir de situações simples para que inicie um processo de reflexão , ou desenvolvimento do pensamento algébrico. Inicialmente os cálculos podem ser realizados mentalmente u por registros escritos; na sequência.  A escrita algébrica não é tão natural como se imagina, assim a exploração de uma situação simples, ampliando  para as mais complexas poderá contribuir para o desenvolvimento do pensamento.

 



 

 

a)Organize uma lista de compras para uma semana, indicando as quantidades dos produtos.

 

b)Com a lista pronta, calcule o valor gasto nas três feiras a compra sairia com o menor custo?

 

c)Mantendo o valor gasto por semana, qual seria o gasto mensal? Comparem o gasto com o valor do salário mínimo vigente. Qual seria a porcentagem do salário mínimo que seria gasto com a feira mensal?

 

1.2 Considere ainda a tabela de preços das três feiras, calcule o gasto em cada uma das situações e, em seguida , escreva uma expressão algébrica que represente o gasto para qualquer quantidade de cada  produto.

a)Quanto se gastará na compra de 5kg de limão em cada uma das feiras?

 

b)Quanto se gastará na compra de 2kg de laranja?

 

 

c)Quanto se gastará na compra de 3kg de batata?

 

 

Atividades de Recuperação e Aprofundamento (Aprender Sempre – página27, 28 e 29).

NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS E CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE

OBJETIVOS

• Identificar números primos e números compostos para resolução de situações-problema;

• Estabelecer relações entre as palavras: fator, divisor, divisível e múltiplo;

• Resolver problemas que envolvam cálculos mentais ou escritos, envolvendo mínimo múltiplo comum;

• Identificar os principais critérios de divisibilidade;

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

ATIVIDADES de Matemática

CONCEITUANDO E IDENTIFICANDO MÚLTIPLOS E DIVISORES

 

PARA A SEMANA DO DIA 03/11 á 06/11 (para ser entregue até 09/11)

HABILIDADES: Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo as noções de divisor e de múltiplo podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno Aprender Sempre, página 23 à 25

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou   e-mail:

 nilsaaraujo2014@gmail.com.

 

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

Plantão de dúvidas

2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas

Sugestão de Vídeo aula Centro de Mídias SP

https://youtu.be/c4-Q_R4yAsA

 

CONCEITUANDO E IDENTIFICANDO MÚLTIPLOS E DIVISORES

OBJETIVO:

• Reconhecer os múltiplos e divisores de um número natural;

• Compreender o conceito de múltiplos e divisores de um número natural;

• Identificar múltiplos e divisores de um número natural;

• Reconhecer uma sequência dos múltiplos de um número;

• Estabelecer relações “ser múltiplo de” e “ser divisor de” entre números naturais.

 

1        Responda:

1)O que é o múltiplo de um número natural?

 

3) O que são divisores de um número natural?

 

4) Qual o critério que nos ajuda a perceber se um número é divisível por 6?

 

 

5) Qual o critério que nos ajuda a perceber se um número é divisível por 10?

 

 

2 Uma turma é composta por 30 estudantes. A professora propôs uma atividade de pesquisa e, para isso, a turma seria dividida em grupos com mais de 2 integrantes.

 

Pensando nisso, de quantas formas diferentes essa turma pode ser dividida em grupos desde que cada grupo tenha a mesma quantidade de estudantes, que não fique nenhum colega sobrando e que haja pelo menos dois grupos na turma?

 

3  Responda às questões abaixo:

 

a. Podemos dizer que 2, 3, 5, 6, 10, 15 e 30 são divisores de 30? Justifique sua resposta.

 

b. Podemos dizer que 322 e 368 são múltiplos de 46? Justifique sua resposta.

 

c. Podemos dizer que 30 é, ao mesmo tempo múltiplo de 3, 5, 6, 10, 15 e divisor de 30, 60 e 90?Justifique sua resposta.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA 26/10 á 30/10 (para ser entregue até03/11)

Atividades de Matemática

 

PARA A SEMANA DO DIA:26/10 à 30/10 (entregar 03/11)

 

Orientações: As atividades estão no caderno Aprender Sempre da página 3 à 10. Nesta atividade, em diferentes  contextos cotidianos em que os números inteiros relativos são utilizados.

HABILIDADES

Ler, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no Aprender Sempre (página 3 à 10)  e ser enviada por fotos ou digitadas.

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

Plantão de dúvidas

2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas.

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

https://youtu.be/i164eKtkuDE

 

Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.

 

 

OBJETIVOS

• Conhecer a história dos números inteiros (origem dos números negativos);

 




a)Você já ouviu falar em números menores que 0 (zero)? Quais?

 

b)  Em sua opinião, os números inteiros (positivos e negativos) estão presentes no seu cotidiano? Onde? Em que situações?

 

 c) Qual a importância de usar os sinais (+ e -) para determinar o valor dos números inteiros?

d) Você já viu um extrato bancário? Como aparece o saldo?

 

e ) Você já viu uma medida de temperatura aferida pelo termômetro? E o painel de um elevador, que indicam os andares, subsolo e garagem.

 

EXTRATOS BANCÁRIOS

Objetivo:

• Analisar a simulação de um extrato bancário e utilizar o software Excel para criar o seu próprio extrato

01)Em uma turma de 7º ano de uma certa escola, o professor de Matemática, após algumas aulas sobre Educação Financeira, propôs uma atividade em que os estudantes deveriam criar um exemplo de extrato bancário. Nele, deveriam aparecer procedimentos bancários diversos, no entanto, os saldos, ao final da execução destes, ficariam para os estudantes descobrirem. Analise um exemplo de extrato bancário. Em seguida, efetue as operações utilizando adequadamente os valores de cada transação financeira realizada para preencher todos os espaços que se encontram vazios no extrato.

 

 

 

BANCO PAGUE BEM

Cliente: Everton Santos Araújo

Conta: 139892-0 Agência: 2135-6

Data: 03/03/2020 Hora: 19:10

 

EXTRATO DE MOVIMENTAÇÃO DE CONTA CORRENTE



 

02) A respeito do extrato bancário utilizado na Atividade 1, responda:

 

a) Qual é o objetivo comunicativo específico desse gênero textual? E a sua função na sociedade?

 

 

 

 

b) Como esse texto está organizado? Tem título? Está organizado em partes?

 

 

 

c) Você já tinha lidado com um texto como esse em sua vida? Em que situação?

 

 

 

d) Qual a importância de se analisar, por meio de leitura e interpretação, textos semelhantes a esse?

 

 

 

 

e) Agora é a sua vez, use a criatividade e elabore o seu próprio extrato bancário.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Geometria

 -Triângulos: construção, condição de existência e somadas medidas dos ângulos internos.

 Números

Variando a temperatura até valores negativos.

 HABILIDADES PROPOSTAS

Reconhecer as condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas.

 PRAZO DE ENTREGA

 Semana/prazo: 19/10 à  23/10 (para ser entregue até 26/10)

 Onde fazer: A situação de aprendizagem 6  no caderno do aluno-(continuação página  74) e Atividades Complementares, copiar e responder no caderno.  Ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

   Atenção:

As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever. Se necessário digitar  segue o código da turma:

 7ºA wtgfwzm

7ºB njc3zlu

7ºC  kapax6e

Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.

 WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital

E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Google classroom.

Sugestões de videos aulas

 https://youtu.be/AYD1Hu-eV7w

 https://youtu.be/mKalmiok3xs

 https://youtu.be/XYjWIDnw40w

 E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática


-Triângulos: construção, condição de existência e somadas medidas dos ângulos internos.

PARA A SEMANA DO DIA: 19/10 à  23/10 (para ser entregue até 26/ILIDADES: Reconhecer as condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 (continuação- página 74 )

Sugestões de videos aulas

 https://youtu.be/AYD1Hu-eV7w

https://youtu.be/mKalmiok3xs

https://youtu.be/XYjWIDnw40w

 

ATIVIDADE 2 – OS ÂNGULOS DOS TRIÂNGULOS

Objetivo: Reconhecer a propriedade da soma das medidas dos ângulos de qualquer triângulo.

 



 



 ATIVIDADE 3 – GEOMETRIA E AS CONSTRUÇÕES

 Objetivos: Relacionar conteúdos que podem ser contextualizados com a construção civil e identificar os conceitos geométricos que podem ser construídos.

 O triângulo é um polígono com uma importante propriedade. O conhecimento popular apoia-se nessa propriedade em inúmeras situações, como em projetos de portões ou de cercados, e a ciência expandiu-o para a construção de grandes obras de engenharia.

 

3.1 Quais figuras geométricas podem ser vistas nas imagens a seguir?

 



 

 




3.2 Faça uma pesquisa para descobrir por que o triângulo é tão usado nas construções em geral. Pesquisem em livros e sites.

 

Atividades Complementares

 

VARIANDO A TEMPERATURA ATÉ VALORES NEGATIVOS

 OBJETIVOS :

• Determinar o resultado da adição e subtração de números inteiros;

• Determinar o resultado da adição que tem o zero (0) como uma das parcelas.

 Para os itens I, II, III e IV, a seguir, considere o nível do mar como sendo o zero (0), portanto, valores abaixo do nível do mar são negativos e valores acima são positivos.

 I)Se um mergulhador está a 25 metros de profundidade e outro está a 18 metros, qual deles está a uma maior profundidade?

 

II) A que profundidade pode estar um mergulhador que está entre os mergulhadores A, a 30 metros de profundidade, e B, a 22 metros de profundidade, sabendo que os mergulhadores sempre se localizam em posições expressas por números inteiros?

  III) O mergulhador A deve subir ou descer para alcançar o mergulhador B? Qual distância ele deve percorrer?

IV) Faça um desenho que ilustre a posição dos mergulhadores A, a 30 metros de profundidades, B, a 22 metros de profundidade, C, a 25 metros de profundidade e D, a 35 metros de profundidade.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 19/10

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

]Problemas envolvendo a multiplicação e a divisão de números inteiros. Triângulos: construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos.

HABILIDADES PROPOSTAS

Efetuar a multiplicação e divisão com números inteiros; Reconhecer as condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas.

PRAZO DE ENTREGA 

PARA A SEMANA DO DIA: 13/10 à 16/10(para ser entregue até 19/10)

 Onde fazer: as atividades complementares devem ser feitas no caderno e a situação de aprendizagem 6 na página 73. Ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

 

 

Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C ):

 

2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas

 

 

WhatsApp Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares).

 

 

Horário  das aulas CMSP: 2ª,3ª- às  9 horas e

4ª – às 9 horas  e 45 minutos .

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA 13/10 á 16/10 (para ser entregue até19/10)

HABILIDADES: Reconhecer as condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas.

 

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno   e ser enviada por fotos ou digitadas.

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

Plantão de dúvidas

2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas.

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=9TagQm3ygoM&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=WywXMa2jnHw&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=JA_JHd1nsWI&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=mRfGqz4a_zg&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=MGKDo7L8j84&feature=youtu.be

Atividades Complementares

Problemas envolvendo a multiplicação e a divisão de números inteiros.

OBJETIVO:

• Reconhecer a importância do jogo de sinais nas operações envolvendo números inteiros;

• Efetuar a multiplicação e divisão com números inteiros.

 

1)Preencha a tabela com os resultados das operações indicadas em cada linha:








2)Efetue corretamente as multiplicações e divisões com números inteiros abaixo:

  


 







3)A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais, calcule os valores das potências abaixo:

 

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 (página 73)

Orientações

Os triângulos são figuras que estudamos continuamente e, aprofundando em algumas propriedades, organizando um fluxograma para sua construção.

Exemplo:



 

 






ATIVIDADE 1 – CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS(página 73- caderno do aluno)

 

Objetivos: Descrever por escrito o passo a passo de construção de um triângulo

qualquer e organizar um fluxograma com as etapas de construção de um triângulo

conhecendo as medidas de seus lados.

1.1 Em uma malha quadriculada, construa quatro segmentos de reta com as seguintes

medidas: 𝐴𝐵̅̅̅̅ = 4 𝑐𝑚; 𝐶𝐷̅̅̅̅ = 9 𝑐𝑚; 𝐸𝐹̅̅̅̅ = 15 𝑐𝑚; 𝐺𝐻̅̅̅̅ = 20 𝑐𝑚. Construa, utilizando

régua e compasso, três triângulos diferentes a partir dessas medidas. Quais dos

segmentos você escolheu para construir cada um dos triângulos? Se não foi possível construir algum, explique porque isso ocorreu


ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA 28/09 á 02/10 (para ser entregue até05/10)

Professora: NILSA

Disciplina: MATEMÁTICA

Atividades Complementares: A REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NA RETA NUMÉRICA

Geometria: Relações entre os ângulos  formados por retas paralelas interceptadas por uma transversal.

HABILIDADES:

 Localizar os números inteiros, opostos ou simétricos, na reta numerada.

 Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de  geometria dinâmica.

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno   e ser enviada por fotos ou digitadas.

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas

2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas.

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

https://youtu.be/9TagQm3ygoM

 

https://youtu.be/9TagQm3ygoM

 

 

Atividades Complementares

A REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS  INTEIROS NA RETA NUMÉRICA

OBJETIVO DA AULA: Localizar os números inteiros, opostos ou simétricos, na reta numerada.

1) Trace uma reta e marque os números inteiros de -10 a 10, deixando 1 cm entre cada marcação.

1.1 Responda:

 a. Quais números inteiros estão antes do zero?

 

b. A distância do número -6 ao zero é a mesma de zero ao número 6?

 

c. Escreva três pares de números simétricos em relação ao zero.

 

2)Organize os números - 1, - 3, - 5, 0, 2 e 4 na reta numerada:




 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

 

ATIVIDADE 1 – GEOMETRIA NAS RODOVIAS

 

Objetivo: Compreender o conceito de retas paralelas cortadas por uma transversal

e identificar os ângulos formados entre elas e suas aplicações no cotidiano. Se

possível, utilize mapas para que o estudante possa identificar os pontos relacionado

as posições no mapa.

Orientações: Os conceitos matemáticos usados em diferentes contextos sociais e/ou planejamento das cidades.Nessa atividade, a exploração da geometria nas rodovias: como são planejadas? Quais conceitos matemáticos foram utilizados nesse planejamento? O texto inicial comenta sobre as rodovias , por exemplo, o transporte de alimentos, ou produtos que consumimos e que são transportados por rodovias até chegarem aos consumidores. Essa conscientização é importante para que possam ampliar seus conhecimentos e para o reconhecimento de que o uso de produtos e serviços, muitas vezes, estão indiretamente associados às demandas que não percebemos, mas que são importantes para o bem social.

1.1  Analisem as informações sobre as rodovias transversais e escreva um parágrafo explicando cada uma delas.




 



 


 

1.3 Na vista aérea de uma rodovia, temos a localização da BR-230. Organize-se e

faça uma pesquisa sobre porque essa rodovia é chamada de transversal, além do

nome dessa rodovia e suas características.



. 

 

ATIVIDADE 2 – FEIXE DE RETAS PARALELAS CORTADO POR UMA TRANSVERSAL

 

 

Objetivo: Reconhecer as posições das retas no plano e identificar os ângulos entre

elas formados.

Orientações: retomando a definição de retas paralelas- são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido. Outra característica que as definem é que elas mantêm a mesma medida de inclinação, chamado de coeficiente angular. As retas coplanares cuja distância entre seus pontos não varia(retas coplanares -duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano).E  reta transversal é uma reta concorrente às retas do feixe de retas paralelas.

 

2.1 Um engenheiro foi contratado para fazer o mapa das ruas de um condomínio

fechado. Ao final dos estudos, apresentou os seguintes esquemas:




Para cada esquema, utilize um transferidor para verificar o que acontece com os ângulos quando a reta m intercepta as retas r e s. Registre suas conclusões.

 

 

 

 

 

 

 

 

2.2 A seguir, temos duas retas paralelas, cortadas por uma reta transversal.




 

a) Na imagem, nomeie as paralelas de r e s, e a transversal de t.

 

b) Use um transferidor e verifique se há ângulos com mesma medida. Como eles estão posicionados em relação às retas r e t? E às retas r e s? E em relação às retas s e t? Escreva um pequeno texto sobre essas descobertas.

 

2.4 Usando as relações descobertas por você, determine a medida de cada um dos

ângulos indicados.




 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA 21/09 á 25/09 (para ser entregue até 28/09)

Professora: NILSA

Disciplina: MATEMÁTICA

HABILIDADES; Resolver e elaborar situações- problema que  envolvam variação de

proporcionalidade  direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno do aluno volume 3(parte 1) ou no caderno  e ser enviada por fotos ou digitadas.

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas

2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas.

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

https://youtu.be/WBBBxmZMmq8

https://youtu.be/VqPGpBMU8z0

 

 

Atividades Complementares(caderno)

AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS: COMPREENDER É PRECISO

OBJETIVO DA AULA: • Relacionar as frações como parte de inteiros;

                                     • Identificar fração como representação que pode estar                                                                       associada a diferentes  significados.        

 

                                                          

1)A história da pizza começou com os egípcios. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Essa novidade foi parar na Itália, e os imigrantes italianos trouxeram esse delicioso alimento para o Brasil.




Agora, responda:

a.      A pizza foi dividida em quantas partes?

b.     Qual a fração que representa a parte da pizza que foi retirada do tabuleiro?

c.      Qual a fração que representa a parte da pizza que resta no tabuleiro?

2) Diogo e Renato, representados respectivamente na figura a seguir, saíram para comer pizza juntos. Porém, cada um pediu sua pizza separadamente, mas de mesmo 

tamanho. Com base nessas informações, marque a alternativa correta:

 


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

Orientações

 As grandezas direta e inversamente proporcionais, para ampliar o estudos, com os  exemplos para diferenciar as duas situações.

Nesta atividade, explore cada situação para que  vocês compreendam a relação entre duas grandezas e de que forma acontecem as

variações entre elas,  apresentando as soluções encontradas.

 

ATIVIDADE 1 – RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA (página 70).

Objetivo: Identificar situações em que existe proporcionalidade entre as grandezas.

Orientações: Nesta atividade, explore cada situação para que  vocês compreendam a relação entre duas grandezas e de que forma acontecem as

variações entre elas,  apresentando as soluções encontradas.

 

1.1  Na tabela a seguir, registrou-se a quantidade vendida e o valor recebido pela venda de um mesmo produto, contudo alguns valores e quantidades não  foram preenchidos.

a)Complete a tabela:

Quantidade

Vendida

 

10

 

5

 

 

 

14

 

Valor recebido (R$)

30,00

 

3,00

21,00

 

420,00

 

b) Qual é a relação entre a quantidade vendida e o valor recebido?

 

 c) Verificou alguma regularidade nos resultados? Justifique.

 

 

1.2 Analise as tabelas, a seguir, e explique como elas foram formadas. Em seguida, escreva uma expressão algébrica para obter qualquer resultado.

 



ATIVIDADE 2 – GRANDEZAS (Fazer no caderno)

 

ObjetivoIdentificar situações em que existe proporcionalidade entre as grandezas.

Orientações

 

Explore os problemas de forma que  observando a correspondência , a relação entre as grandezas, quando uma está em função da outra. Por exemplo: ao comprar uma   unidade, o valor a ser pago é diferente de quando se compra 10 unidades do mesmo produto, ou seja, o preço depende da quantidade.

 

2.1 Em cada situação a seguir, identifique as grandezas envolvidas:

 

a)Um motorista planejou uma viagem, para isso deverá estimar a quantidade de litros de combustível para toda viagem para calcular o valor, em reais, a ser gasto com ele.

 

b) A distância entre duas cidades é de 250 km, em média, o trajeto entre as duas

cidades é feito em torno de 3 horas.

 

c) Ao fazer uma compra no supermercado, Rafaela verificou que o quilo de tomate

estava por R$ 3,50. Decidiu então levar dois quilos.

 

 

d) Um instituto de meteorologia faz o monitoramento das temperaturas a cada hora, para calcular essa variação.

 

2.2 Estabeleça as relações existentes entre as grandezas a partir das situações a

seguir:



 


ATIVIDADE 3 –GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS (Fazer no caderno)

Objetivo: Identificar grandezas diretamente proporcionais.

Orientações

As grandezas que são diretamente proporcionais a partir de exemplos, compreendendo que, sendo diretamente proporcionais, a  razão entre os valores da primeira grandeza e os valores correspondentes da segunda, é sempre a mesma.

 

3.1 Observe a tabela, a seguir, sobre a venda de um produto relacionando a

quantidade e o preço:




 

ATIVIDADE 4 – GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS (Fazer no caderno).

Objetivo: Identificar grandezas inversamente proporcionais.

As grandezas que são inversamente proporcionais a partir de exemplos:

 duas grandezas são inversamente proporcionais, o produto de suas medidas é

constante.

 

4.1 Observe a tabela a seguir onde foram registrados os tempos que uma pessoa leva

para ir de casa ao trabalho, de acordo com a velocidade do automóvel, mantida

constante para realizar cada registro:



Qual é a relação entre as grandezas?

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09

PRAZO DE ENTREGA

Semana/prazo:14/09 à 18/09 (entregar até 21/09)


Atenção

Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem





Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3- parte 1.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
https://docs.google.com/forms/d/13fvsNGob5V9FBdgAC-MrzhR6nH_EplNOyYx-aNX-_Fg/viewform?edit_requested=true

  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever. Se necessário digitar  segue o código da turma:

7ºA wtgfwzm
7ºB njc3zlu
7ºC  kapax6e




Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.



WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.
















E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 14/09 à 18/09(para ser entregue até 21/09)

HABILIDADES: Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes  contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – continuação páginas 68 à 69.

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta  das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :

Vídeos Aulas do Centro de Mídias SP

Parte1
Orientações:

Iniciamos com as aplicações dos números racionais na resolução de problemas, envolvendo suas  diferentes representações.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ATIVIDADE 1 – OS NÚMEROS RACIONAIS NO COTIDIANO (página 68)
Objetivo: Compreender o conceito de número racional e saber efetuar operações
matemáticas para resolver problemas no cotidiano.




1.2 Após uma convenção, os moradores e uma construtora de edifícios, para atender
as leis federais 10 048 e 10 098, ambas do ano de 2 000, decidiram a divisão das
vagas conforme a tabela a seguir:

Com base nos dados acima, quantas vagas serão destinadas para deficientes,
motociclistas e ciclistas para um estacionamento privativo com 1 200 vagas?

ATIVIDADE 2 - PARA PRATICAR (Responder no caderno – atividade complementar)




b) Determine a quantidade e a fração de alunos que não praticam vôlei em relação
ao total de alunos da escola.

c) Com o início do campeonato, o número de alunos que praticam vôlei dobrou. Qual
é a fração correspondente ao total de praticantes de vôlei em relação ao total de
alunos da escola?

2.2 Complete o quadro a seguir. Depois, utilizando uma calculadora, confira os
resultados:

a)
x
1,5
3,2
-4,1
-1,2

-3,84

5,3



1,5
2,25




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 (página68 e 69)


ATIVIDADE 1 – SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS


Objetivos: Descrever, por meio de linguagem algébrica, uma expressão geral para
representar uma sequência numérica. Calcular o valor numérico de uma expressão
algébrica. Escrever expressões algébricas para expressar regularidades em
sequências numéricas.


Orientações: Observem regularidades e seu significado, apresente sequências que são familiares como a sequência de números pares, de números ímpares e dos números primos. Explore de forma que seja possível generalizar e utilizar as expressões algébricas para escrever qualquer termo de uma sequência.

1.1Carlos tinha R$ 300,00 quando, em janeiro de 2 020, resolveu economizar dinheiro e fez uma tabela com o valor da economia total a cada mês.



Qual quantia Carlos está economizando por mês?

a) Seguindo o mesmo padrão da sequência, qual será o total economizado até julho      de 2 021?
b) Escreva uma expressão algébrica que determine qual será o total economizado após n meses de economia, partindo de novembro de 2 020.

1.2 Mariana criou um jogo de tabuleiro em que cada jogador lança o dado de seis faces e escolhe uma expressão algébrica. A quantidade de casas a percorrer no tabuleiro
será o resultado da expressão algébrica quando substituído o valor “d” pelo número obtido
no dado de seis faces. Ao lançar o dado, obteve o número 3.

a)Qual expressão algébrica ela deveria escolher de maneira  que pudesse percorrer o maior número de casas? Justifique sua resposta.


b) Copie o modelo da tabela abaixo e complete-a com a quantidade de casas a ser
percorrida de acordo com todas as possibilidades de lançamento do dado:

Face observada
do dado

Expressão
algébrica 1
2d
Expressão
algébrica 2
d + 5
Equação algébrica
3
3d -5
1



2



3



4



5



6




1.3 Descubra a regularidade de cada uma das sequências a seguir para escrever os
próximos 3 termos. Escreva a expressão algébrica que representa essa regularidade.

a)    2, 4, 6, 8, 10, 12, ...
b)    3, 5, 7, 9, 11, 13, ...
c)    1, 4, 9, 16, 25, .












ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

PRAZO DE ENTREGA

Semana/prazo:08/09 à 11/09 (entregar até 15/09)


Atenção

Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem





Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3- parte 1.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
https://docs.google.com/forms/d/13fvsNGob5V9FBdgAC-MrzhR6nH_EplNOyYx-aNX-_Fg/viewform?edit_requested=true

  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever. Se necessário digitar  segue o código da turma:

7ºA wtgfwzm
7ºB njc3zlu
7ºC  kapax6e




Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.



WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.















E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 08/09 à 11/09(para ser entregue até 15/09)

HABILIDADES: Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes  contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – continuação páginas 65 à 67.

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta  das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
Parte1
Orientações:

 Vamos aprofundar os estudos dos números racionais e suas diferentes representações. A equivalência e as operações envolvendo frações. Exploraremos
o significado das operações de multiplicação e divisão, para que compreendam os
procedimentos práticos de resolução dessas operações.

ATIVIDADE 3 – MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO

Objetivo: : Explorar o conceito de multiplicação dos números racionais na
representação fracionária. Resolver situações-problema envolvendo multiplicação.

Orientações: Para que tenha significado os procedimentos da multiplicação entre frações, usaremos a reta numérica. Em seguida, serão explorados os procedimentos para que compreendam os métodos de resolução que são utilizados em geral.





3.1 Uma professora propôs aos seus alunos que resolvessem o seguinte problema:
“Cláudia gastou  dos 27 reais que possuía comprando adesivos para sua coleção. Qual
valor Cláudia gastou nessa compra?” A resolução do Pedro estava correta, então a professora a transcreveu na lousa:




Observando a resolução de Pedro, como você explicaria para um colega esse procedimento? Resolva esse mesmo problema de uma maneira diferente.


3.2 Elabore uma situação problema que envolva fração e a operação de multiplicação.

3.3 Jorge preparou uma caixa para expor algumas pedras de sua coleção. Ele representou,
geometricamente, o seu raciocínio para distribuição das pedras na caixa:







Ao final, chegou ao seguinte esquema:

Observando o esquema de Jorge, como você explicaria para um colega a representação
geométrica da multiplicação?

3.5 Represente geometricamente os produtos entre os números racionais a seguir e explique os procedimentos para encontrá-los.









ATIVIDADE 4 – MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO E A RETA NUMÉRICA

Objetivo: Ordenar e localizar números racionais na reta numerada.

Orientações: Nesta atividade, a construção de uma reta numerada e a  importância de, ao construir a reta, manter a distância entre os números naturais, pois este fato será importante quando  representar as frações na reta.





Represente na reta numérica a multiplicação    1/4 de 3/5









ATIVIDADE 5 – DIVISÃO DE FRAÇÕES NA RETA NUMÉRICA
Objetivo: Explorar o conceito de divisão dos números racionais na representação fracionária. Resolver situações-problema envolvendo divisão.

Orientações: Para que tenham significado os procedimentos de divisão entre frações, usaremos a reta numérica.








Para responder a pergunta, observe a figura acima. Qual seria a resposta? Justifique.


5.2 Mostre se é possível efetuar a divisão acima de uma maneira diferente.


5.3 Pratique o que você aprendeu.






ATIVIDADE 6 – EQUIVALÊNCIA E A DIVISÃO DE FRAÇÕES

Objetivo: Resolver operações de divisão, envolvendo números racionais na representação fracionária, utilizando o conceito de frações equivalentes.

Orientações: O conhecimento sobre frações equivalentes, é um recurso que auxilia no cálculo das divisões entre frações.





6.1 Para calcular a divisão entre duas frações, podemos utilizar a ideia de frações equivalentes. Veja:



Escreva a forma como foi resolvida essa divisão.





6.2 Aplicando o mesmo procedimento acima, calcule as divisões a seguir.







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09




E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA
 ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 31/08 à 04/09(para ser entregue até 08/09)

HABILIDADES: Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes  contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- páginas 63 à 64.

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta à partir 01/09 das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
Parte1
Orientações:

 Vamos aprofundar os estudos dos números racionais e suas diferentes representações. A equivalência e as operações envolvendo frações. Exploraremos
o significado das operações de multiplicação e divisão, para que compreendam os
procedimentos práticos de resolução dessas operações.


ATIVIDADE 1 – OS NÚMEROS E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES


Objetivos: Identificar a equivalência entre as diversas representações de um mesmo número racional (fração, decimal e porcentagem) para realizar associação entre elas.






1.1 Os números estão por toda parte e, conforme o contexto, apresentam-se em
diferentes representações. Um site publicou a seguinte notícia: “Robôs realizam R$ 1,2 mi em vendas online durante as 24 horas de oferta”. Reescreva esta notícia substituindo a representação do valor R$ 1,2 mi pela sua representação equivalente até a ordem das
unidades  simples.



1.2. Na pasta de receitas de sua mãe, Mariana encontrou duas anotações da receita de Bolo de Chocolate com Morango e ficou sem saber qual utilizar. Explique para Mariana se há diferença entre as duas receitas. Os números apresentados nas duas receitas têm alguma relação?





ATIVIDADE 2: EQUIVALÊNCIA

Objetivo: Reconhecer diferentes representações de um número racional como
equivalentes.

2.1 Analise  os dois blocos de números. Considerando os conhecimentos que você já tem , o que os números do Bloco A têm em comum? E os do Bloco B?






2.2 Usando uma calculadora, converta esses números racionais representados na forma de
fração dos Blocos A e B para sua representação decimal. O que eles têm em comum?






  
2.7 Para cada fração dada, encontre três frações equivalentes.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 17/08 à 21/08(para ser entregue até 24/08)

HABILIDADES: Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em
sequências numéricas.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2( parte 1)- Situação de Aprendizagem 4 (páginas 75 à
77).

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
Parte1
ATIVIDADE 2 – Orietações:
 Definição  -Sequências

Uma sequência pode ser constituída de  sequências de símbolos, figuras, números entre outros. A ordem dos elementos de uma sequência caracteriza o seu padrão. Por isso, ao mudar a ordem de qualquer elemento, teremos uma nova sequência. Passaremos a designar os elementos da sequência por “termos de uma sequência”, e seu padrão por “regras de formação”.

Sequências  Recursivas -Uma sequência é dita recursiva ou recorrente quando determinado termo pode ser calculado em função de termos antecessores.
Por exemplo, na sequência ( 5,9,13,17 ...  ) ,sempre somamos 4 para obter o próximo termo.



Sequências não recursivas -são aquelas que não dependem de termos anteriores para determinarmos o próximo termo, pode-se determinar o valor de um elemento da sequência apenas pela sua posição. Por exemplo, na sequência  (7,14,21,28...),  não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte. Observando atentamente, essa sequência é formada pelos múltiplos de 7.

ATIVIDADE 2 – Classificando Sequências e Estabelecendo Padrões (página 75).

Objetivo: Classificar sequências como recursivas ou não recursivas. Determinar
a “regra de formação” para uma sequência e descobrir os próximos
termos de uma sequência.

2.1 Veja as sequências de figuras. Quais são os três próximos termos? Explique a “regra de formação” que você utilizou.










2.2. Na sequência (1, 2, 3, 4, 5, 6, ...), indique quais serão os dois próximos termos e explique porquê.

2.3. Escreva a sequência dos números naturais menores que 8 e classifique-a
como finita ou infinita.


2.4. Observe a sequência numérica infinita: (2, 5, 8, 11, 14, ...). Qual é sua regra de formação?


2.5. Descubra qual é a regra de formação e encontre até o oitavo termo de cada sequência.
a) (20, 15, 10, 5, ...)

b) (6, 2, - 2, - 6, - 10, - 14, ...)

c) (1, 4 ,9,16, 25 ...)

2.6. Complete a sequência finita com 5 termos, descobrindo a regra de formação, e registre-a:
a) Adicione 4 ao termo anterior. (___, 5, __,___, ___)

b) Multiplique o termo anterior por 3 e subtraia 2. (___,___, 10,___,____)

c) Divida o termo anterior por 2. (2,___,___,____,___)

d) Eleve o termo anterior ao quadrado e divida por 2. (2,___,___,___,___)

2.7. Nas sequências abaixo, classifique-as como recursivas ou não recursivas,
justificando a sua resposta.
a)(11, 21, 31, 41, ...)

b) (8, 8, 13, 12, 13, 10, 9, ...)
.
c) (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, ...)

d) (-6, -3, 0, 3, 6, ...)


ATIVIDADE 3: A FAMOSA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI  e  suas  APLICAÇÕES na  ARTE, na NATUREZA e no  COTIDIANO.(página 76 e 77)


Objetivo: Apresentar e interpretar a sequência recursiva de Leonardo Fibonacci encontrada na Natureza e nas Artes. Reconhecer a recursividade na Literatura.





Leonardo Fibonacci, famoso matemático italiano, ao final do século XII, elaborou um problema sobre a criação de coelhos e registrou a quantidade de filhotes nascidos ao longo de um período. Organizou estes dados e descobriu uma sequência numérica que seguia uma regra de formação.
O famoso problema sobre a criação de coelhos, está representado no esquema abaixo:








3.1. Analise o esquema e explique essa sequência a partir da regra de formação.

3.2. Escreva os cinco próximos termos das sequências abaixo utilizando a regra de formação de Fibonacci:
a) (2, 2,___, ___, ___, ___, ___)               b) (-4, -4, ___, ___, ___, ___, ___)

3.3. A sequência de Fibonacci tem muitos usos e que nem imaginamos. Ela está presente na natureza e nas artes. Na arte, a sequência de Fibonacci aparece das mais variadas formas, e uma delas é a partir do retângulo áureo presente nas obras de arte e nas construções de prédios e monumentos.(página 77).


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08


PRAZO DE ENTREGA

Semana/prazo:10/08 à 14/08 (entregar até 17/08)

Onde fazer: Responder no caderno do aluno (páginas 68 à 73) reproduzido abaixo.




Situação de Aprendizagem 3
ATIVIDADE 1 – QUAL É A LOCALIZAÇÃO?
ATIVIDADE 2 – TRANSFORMAÇÕES

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2- parte 1- Situação de Aprendizagem 3

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com


  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever. Se necessário digitar  segue o código da turma:

7ºA wtgfwzm
7ºB njc3zlu
7ºC  kapax6e

Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.

WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital

E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Google classroom.















E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 10/08 à 14/08(para ser entregue até 17/08)


Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2- parte 1- Situação de Aprendizagem 3 (páginas 68 à
73).

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
Parte1
ATIVIDADE 1 – QUAL É A LOCALIZAÇÃO?
Objetivo: Localizar coordenadas no plano cartesiano.
Orietações:
Plano cartesiano
Definção:
O plano cartesiano teve sua primeira aparição no livro “Discurso do método”, publicado em 1637,pelo filósofo e matemático René Descartes, que discorreu sobre a ideia de localizar pontos sobre um plano.
O plano cartesiano é composto por duas retas numeradas e perpendiculares entre si.


1.1. Um game apresenta, na sua tela inicial, um instante de um jogo de futebol
feminino e as posições de algumas jogadoras. Para facilitar as suas localizações, foi imaginado um Plano Cartesiano com dois eixos, o das abcissas e o das ordenadas, graduados com números inteiros. Observe com atenção a figura abaixo e escreva as coordenadas referentes a cada posição das jogadoras, conforme o exemplo: As coordenadas da posição da jogadora Ana são representadas pelo par ordenado (-4, -3), lembrando que o primeiro número do par ordenado se refere ao valor que a jogadora se encontra em relação ao eixo das abcissas e o segundo número refere-se ao valor em relação ao eixo das ordenadas. O conjunto dos dois valores resulta na posição exata onde ela se encontra.




a) Dê a localização de cada jogadora por meio de suas coordenadas.



b Para ajudar suas companheiras, as jogadoras Ana e Karla devem avançar 3 unidades para a direita e em linha reta, enquanto Joana precisa voltar 2 unidades para a esquerda e em linha reta. Quais serão suas novas coordenadas?



c) Qual comando você daria para que Luísa, ao se movimentar, ficasse próxima de Marta? Qual seria sua nova localização?





ATIVIDADE 2 – TRANSFORMAÇÕES
Objetivo: Multiplicar as coordenadas dos vértices de um polígono por um
número inteiro, obtendo transformações no plano.

A movimentação proposta na atividade anterior, que ocorre em games, imaginem  as possibilidades da movimentação de uma figura em um plano cartesiano. Indiquem como vocês fariam para movimentar um triângulo, sem deformá-lo.



2.1 No Plano Cartesiano abaixo, está representado o polígono AVE.



a) Multiplique as coordenadas dos vértices por 3, reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.

b) Multiplique as coordenadas dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.

2.3 Observe o quadrado ABCD representado abaixo:



a) Escreva as coordenadas do vértice, multiplique todas elas por 2, renomeie o novo polígono por EFGH e represente-o no plano cartesiano acima.


b) Utilizando como unidade de medida um “quadradinho”, complete a tabela:



Compare os polígonos ABCD e EFGH. O que você observou ao multiplicar os
vértices por 2? Escreva um parágrafo com suas observações.


2.4 No Plano Cartesiano abaixo está representado o polígono AVE.



a) Multiplique a abscissa dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.

b) Multiplique ordenada dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.




2.5 No Plano cartesiano abaixo, anote as coordenadas do polígono, depois
adicione 6 unidades nas abscissas dos vértices e 4 unidades nas ordenadas
dos vértices, e então localize os pontos no plano cartesiano e represente o
polígono na nova posição.


Compare os dois polígonos, o que você observou? Registre suas observações.


2.6 No desenho a seguir, obtenha as coordenadas dos vértices, multiplique as
abscissas por (-1) e represente-as na malha. Una todos os pontos e pinte seu
desenho.


2.7 A figura a seguir foi construída utilizando simetria. Na mesma malha, crie uma figura usando simetrias.



2.8 O polígono verde sofreu três transformações no Plano Cartesiano. Dê o nome década uma delas e explique sua classificação.


 a) Do polígono verde para o rosa.
 b) Do polígono verde para o azul.
c) Do polígono verde para o laranja.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Semana/prazo: 03/08 à 07/08  (entregar até 11/08).
Onde fazer: Responder na própria prova e enviar somente a folha de resposta( as respostas à caneta azul ou preta).
Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática 2ºBimestre:

-Preencha à caneta azul ou preta, a folha de resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado (verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular até o dia 11/08( terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com  e  Google Classroom.

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática 2ºBimestre:

-Preencha à caneta azul ou preta, a folha de resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado (verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular até o dia 11/08( terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com  e  Google Classroom.
HABILIDADES PROPOSTAS
-Ler, compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes
de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
-Ler, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo
o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração.
-Resolver e elaborar situações- problema que envolvam operações com números
Inteiros.
-Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
-Localizar coordenadas no plano cartesiano.





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividades de Matemática
Professora: NILSA
Disciplina: MATEMÁTICA - 7º A, 7ºB e 7ºC
Semana/prazo: 27/julho à 31/julho (Entregar até 29/07).
Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno do aluno volume 2(parte 1) e ser enviada por fotos ou digitadas.
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou   e-mail:

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas
2ª,3ª,4ª e 6ª= tarde: 15 horas às 18:30 horas

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- 27 A 31/07 - (com retomada de conteúdo em defasagem)

- Para os alunos que estão com as atividades  atrasadas coloquem em dia, e que sejam entregues, até quarta-feira para fechamento da nota do bimestre.
-  Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem refazer/reavaliar, atividades que ainda haja dúvidas.
-Todos devem fazer as anotações das aulas do Centro de Mídias sp.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07











ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07












ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

PRAZO DE ENTREGA
 As atividades da semana dos dias:29/06 à 03/07/2020, deverá ser entregue até 06/07.

 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de Entrega: Via WhatsApp (14)997987982 (Porfª NILSA) ou ainda pelo Centro de Mídias (CMSP),pelo google classroom e também , pode me entregar pelo e-mail (nilsaaraujo2014@gmail.com). Para a entrega das atividades atente-se a colocar Nome Completo e Série

Onde será disponibilizada a aula : Através do aplicativo CMSP,blog da escola, google classroom e WhatsApp




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADE



PRAZO DE ENTREGA
 Os alunos deverão entregar até 29/06 pode ser pelo whatsaap, classroom ou email:nilsaarujo2014@gmail.com .
RESPONDER O LINK ABAIXO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

Nome :                                        Nº                         série:     Data:    /

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 1 – COMPARAÇÃO DE FRAÇÕES
1.1. Ana Cristina está preenchendo um formulário e marcou cada letra em um dos quadradinhos do retângulo quadriculado abaixo. Escrevendo seu nome completo,  dos quadradinhos da figura toda serão preenchidos. O desafio para você é
A
N
A

C
R
I
T
I
N
A






























a)Quantas letras deve ter o sobrenome de Ana Cristina para atender os  2/5 dos quadradinhos da figura?
 b) Qual é o possível sobrenome de Ana Cristina, atendendo aos critérios do preenchimento ?
 c) Construa outro formulário com a mesma quantidade de quadradinhos, escreva seu nome completo e indique a fração que ele representa na figura.
Compare a fração referente ao seu nome com a fração referente ao nome de Ana, indicando qual é o maior.
1.2. Felipe recebeu duas propostas para vender sorvete em um evento que aconteceria no dia do aniversário de sua cidade. Leia com atenção as duas propostas descritas abaixo e responda o que se pede:
1ª proposta
Ganhar o equivalente ao preço de 2 sorvetes para cada 12 sorvetes vendidos.
2ª proposta
 Ganhar o equivalente ao preço de 3 sorvetes para cada 15 sorvetes vendidos

  Escreva as propostas em forma de fração (razão) e compare-as. Qual proposta é mais vantajosa financeiramente? Por quê?
Sugestão: vídeo https//youtu.be/M6fzDZNebr8
ATIVIDADE 2 – PROBLEMAS DE RAZÃO ENTRE PARTES DE UMA GRANDEZA
2.1. Um segmento de reta de 28 cm foi dividido em dois segmentos na razão 3/4 . Quantos centímetros tem cada segmento obtido após a divisão?

 2.2. Em uma classe há 35 alunos e sabe-se que a razão entre o número de meninas e o número de meninos é 2/3  Qual é o número de meninos dessa classe?

 2.3. Ao confeccionar um colar, Adriana pensou na razão 4/5  entre o número de bolinhas brancas e bolinhas laranjas. Quantas bolinhas brancas e laranjas Adriana vai utilizar para fazer um colar com 180 bolinhas?

 2.4. O lucro de 15 mil reais foi dividido entre dois sócios. Porém, o primeiro sócio recebeu o dobro do segundo sócio, uma vez que gastou o dobro para montar o negócio. Calcule que parte do lucro coube a cada um dos sócios.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES
            Atividades de recuperação das habilidades em defasagem

INVESTIGANDO A TÁBUA DE PITÁGORAS
1.       Preencha o quadro a seguir, observando os resultados.
X
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1










2










3










4










5










6










7










8










9










10











         Você consegue perceber alguns padrões? Se sim, quais?

2 – DESCOBRINDO MÚLTIPLOS COMUNS NO QUADRO NUMÉRICO:
No quadro numérico a seguir, pinte da cor amarela os múltiplos de 2; de vermelha de 3 e, de laranja os
múltiplos de 6.
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
0










0










0










0











Você consegue perceber alguns padrões? Se sim, quais?

3) - NÚMEROS PRIMOS- CONSTRUINDO O CRIVO DE ERATÓSTENES
a) Observe o Quadro numérico a seguir.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100


b) Construa o Crivo de Eratóstenes conforme orientações:

1. Riscar o número 1.
2. Riscar todos os múltiplos de 2, maiores que 2.
3. Riscar todos os múltiplos de 3, maiores que 3.
4. Riscar os múltiplos do próximo número que não foi riscado, exceto ele próprio que será o número 5, e
assim por diante.




c) Registre no quadro, a seguir, os números que ficaram sem riscar.


























d) Observe os números do quadro. Existe nele alguma particularidade?












4 – EXERCITANDO: MÚLTIPLOS E DIVISORES:


a)    Nas fichas, a seguir, escreva em cada uma os cinco primeiros múltiplos dos números indicados.


18


20

24

36

40

0x18=0
1x18=18
2x18=36
3x18=54
4x18=72






     
b) Observe as fichas que preencheu.
Complete:
I) De qual (is) número (s) 0 é múltiplo?


II) De qual (is) número (s) 18 é múltiplo?


III) De qual (is) número (s) 36 é múltiplo?


IV) De qual (is) número (s) 40 é múltiplo?


V) De qual (is) número (s) 72 é múltiplo?




Observação: As atividades estão no “Aprender Sempre”!!!!
Atividades:2,5,6 e7
Podem responder nele mesmo e enviar  foto pelo whatsaap.
Bons Estudos!!!!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05



  

ATIVIDADES
Orientações:
-Para os alunos que ainda que não  realizaram as AAPs, podem responder até sexta (29/05) e enviar foto pelo Whatsapp  ( particular) ;
-Primeiramente façam a leitura com atenção e resolva cada item da AAP.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado.
-Na folha de resposta da AAP,  deve colocar nome e série, as respostas à caneta;
-Os alunos que já realizaram,  vou estar fazendo a devolutiva via Whatsapp (particular).


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05



ATIVIDADES
Orientações:
-Na folha de resposta da AAP , deve-se  colocar nome e série, as respostas à caneta;
-Primeiramente faça a leitura com atenção e resolva cada item da AAP.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado.

 -Devolutiva da AAP para cada aluno será individualmente e  através do whatsapp 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05



ATIVIDADES

E.E  .PROF.  ANTONIO REGINATO
PROF ª   NILSA                    
Nome: ------------------------------------     nº ---------  7º ANOS A , B e C    (11/05 à 15/05)


ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA

Conteúdos: PROBABILIDADE, Expressões Algébricas

PROBABILIDADES
 Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.

Cálculo de probabilidades
As probabilidades são calculadas dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis.
Por exemplo, no lançamento de um dado, qual a probabilidade de sair o número um?  Nesse exemplo, sair o número um é o evento favorável. Assim, n(E) = 1. O espaço amostral desse experimento (resultados possíveis)  contém seis  elementos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Logo os resultados possíveis = 6. Desse modo:

porcentagem: 1:6=0,1666... =0,1666... x 1100=16,6%  ( aproximadamente ).
ATIVIDADES
1)Qual a probabilidade de obtermos um número par no lançamento de um dado?

2)Em uma urna existem bolas enumeradas de 1 a 15. Qualquer uma delas possui a mesma chance de ser retirada. Determine a probabilidade de se retirar uma bola com número nas seguintes condições:
a) par=                                                                     b) primo=                                

3) Considerando todos os divisores  do numeral 60, determine a probabilidade de escolhermos ao acaso, um número primo.

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
Relembrando: Expressão Numérica é uma forma de demonstrar a resolução de um problema matemático onde envolve uma ou mais operações, por exemplo:
                                         2 + 5 . (5 + 2)
                                       =2+5.7
                                       = 2+35= 37
   Já nas expressões algébricas são formadas por três itens básicos: números conhecidos, números desconhecidos e operações matemáticas. As expressões numéricas e algébricas seguem a mesma ordem de resolução. Dessa maneira, operações dentro de parênteses têm prioridade sobre as outras, assim como multiplicações e divisões têm prioridade sobre adições e subtrações.    Assim sendo, são exemplos de expressões algébricas:
  1) 4x + 2y                       2) 16z                          3) 22xa + y – 164x
Exemplo: Vamos supor que na expressão algébrica  2x+2y, os valores das letras sejam  x = 2 e y = 1, agora substituindo esses valores, chegaremos em um valor numérico:
                         2x+2y                  ( Lembrando que 2x ,2 é um número e x é                                  
                        =4+2                      uma letra. Entre os dois  multiplicamos
                         =6                         quando trocamos a letra pelo valor, então
                                                       2 vezes x, fica assim 2.2 igual a 4).
    https://www.youtube.com/watch?v=j3Kx9firjV0    


ATIVIDADES

1)     Represente as expressões algébricas, usando apenas símbolos matemáticos:
     a)     A terça parte de um número a. _____________________________.

     b)     A soma do dobro do número x com cinco. _________________________.

    c)      O quadrado do número x. ________________________________.

    d)     A soma de um número x com sua raiz quadrada. _________________________.

e) A diferença entre o quadrado e o quádruplo do número x. ____________________________.

2)     Ache o valor numérico da expressão a + ab + 5. O valor que iremos atribuir  as letras a= 5 e b = 6


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05




ATIVIDADES

E.E  .PROF.  ANTONIO REGINATO
PROF.  NILSA    
               
Nome: --------------------------------------------       nº ------------     7º ANOS    (04/05 à 08/05)


ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA
 Conteúdos: Razão entre grandezas

    Exemplo:
    Suponha que uma doceira faz 25 docinhos em 10 minutos. Se ela manter o mesmo ritmo de produção, em 20 minutos ela fará 50 docinhos. Observe:






           

Você observou que, no exemplo da produção de docinhos, quanto maior o tempo (em minutos), maior será a quantidade  produzida?
Dizemos que duas grandezas são diretamente proporcionais quando, ao aumentarmos uma, a outra também aumenta e, ao diminuirmos uma, a outra também diminui.

1)    De acordo com o exemplo responda as situações problema
                                          
           
      a)    Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto.
Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?

     b)    A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão
entre as idades de Pedro e Josefa?






2)    Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema

       regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos.


            Resolva as seguintes proporções:

       

      















3)    Quantos quilogramas de semente são necessários para semear uma área de 240m 2 observando as recomendação de aplicar 1 kg de sementes por 6 m 2 de terreno?

      
       4)Em uma proporção, o produto dos extremos é 48 e um dos meios é 8. Calcule
outro meio.
      

       5) Uma loja de móveis fez o balanço da quantidade de sofás que foram vendidos. A razão entre o número total de sofás e o número de sofás vendidos foi de 8 para 5. Sabendo que na loja foram vendidos 10 sofás, calcule a quantidade total de sofás.
     

     6) Um comerciante comprou 10 sacas de batatas por R$ 210,00. Por quanto deve vender cada saca para obter um lucro total de 15% sobre o custo?


    7) Um comerciante  vendeu certas mercadorias com o lucro de 8% sobre o custo por R$ 12.393,00. Qual é o seu lucro?







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

ATIVIDADES

E.E.PROF.    ANTONIO REGINATO
PROF. NILSA                            7º ANOS A,B e C  (27/04 À 30/04)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA:
1)Usando a divisibilidade, responda às alternativas a seguir:
a) 1.809 é divisível por 3 ?
b)2014 é divisível por 4?
c)3.434 é divisível por 11 ?
d)1071 é divisível por 17 ?

2) Represente os números decimais como frações:
a)7,25=          b)123,56=            c)3,5=              d0,0012=             e)8,06=

3)Represente as frações como números decimais:



   

4) Um produto foi vendido por R$ 100,00. Se o vendedor lucrou 1/4 do preço de custo. Calcule o lucro gerado com a venda do produto.

5)Qual o valor de cada expressão numérica abaixo?
a)0,5+ 0,2.0,16:0,4=                       b) 41,32 + 56,4 – 81,932 + 5=

c)[6 + 3 . (4 + 23) - 130 . (40 : 8 -3)]   2 - 3

6)João comprou uma TV e resolveu pagar à prazo, pois não podia pagar à vista. Sabendo que o valor à vista é de R$ 1500,00 e que o valor total à prazo é 15% maior que o valor à vista, responda: Quanto João vai pagar no total?

7)Maria comprou um vestido à vista para ganhar um desconto de 5% no valor original dele. Se o vestido custa R$ 60,00, quanto Maria pagou?

8)Ana tem 20 anos e morou durante 5 anos nos Estados Unidos, 4 anos na Austrália e o resto no Brasil. Em porcentagem, quantos anos ela morou no hemisfério sul?





Retomada de  conteúdos  : Tipos de Frações

      1)    Complete as frases com as palavras:


 fracionária ;  própria ;  igual ;  numerador;   denominador;   inteira.



a) Fração própria é aquela que tem o ------------------------------menor que o ----------------------


b)Fração imprópria é aquela que tem o ----------------------------------maior ou-------------------ao denominador.

c)Numa fração aparente ,o numerador é múltiplo do--------------------------------------------

d)O número misto é aquele que tem uma parte ---------------- e outra -------------------------

Conteúdo: Números racionais



























1) Represente os números decimais como frações:
a)5,3=          b)472,1=            c)4,35=              d)32,3=             e)0,5=



2)Represente as frações como números decimais:


3 ) Resolva estes problemas:
a)   Numa classe há 40 alunos. Hoje foram à aula        deles. Quantos compareceram?
b)Em uma biblioteca há 700 livros, sendo      de literatura. Quantos livros são de literatura?
c) Quanto é         de 160?
d) Uma peça de tecido custa R$500,00.Qual é o preço de       dessa peça ?

   Conteúdo:   Porcentagem
ATENÇÃO: As questões abaixo dever ser resolvidas
01) Em uma cidade em que as passagens de ônibus custavam R$ 1,20, saiu em um jornal a seguintes manchete:

Qual será o novo valor das passagens?

(A) R$ 1,23
(B) R$ 1,25
(C) R$ 1,45
(D) R$ 1,50



02) Em uma loja, uma calça que custava R$ 75,00 teve um acréscimo no seu preço de 10%.
      Quanto passou a custar essa calça depois desse acréscimo?
A) R$ 65,00
B) R$ 67,50
C) R$ 82,50
D) R$ 85,00


 03) Comprei uma bicicleta em prestações. De entrada, dei R$ 75,00, que correspondia a 25% do preço da bicicleta. 

Quanto custou a bicicleta é:

(A) R$ 150,00
(B) R$ 250,00
(C) R$ 200,00
(D) R$ 300,00





04) Novo aumento!!!. A gasolina subiu!
      No novo reajuste a gasolina aumentou de R$ 2,40 para R$ 2,70, o aumento percentual foi de



(A) 10 %.
(B) 12,5 %.
(C) 14 %.
(D) 15 %.

,




05) A manchete do jornal informa que o candidato Marola teve 32% da intenção de votos na pesquisa.


Sabendo que a cidade tem 2500 eleitores, a quantidade de votos que teve o candidato na pesquisa foi de:

(A) 800 votos.
(B) 1000 votos.
(C) 700 votos.
(D) 900 votos









06) NOTÍCIA:
      A enchente desabrigou cerca de 30% da população de uma cidade que tem aproximadamente 50.000 habitantes. 



De acordo com a notícia, o número de habitantes desabrigados são:

(A) 15.000 habitantes.
(B) 30.000 habitantes.
(C) 10.000 habitantes.
(D) 20.000 habitantes.



07) Camila comprou uma bicicleta que custa R$ 120,00. Ela pagou à vista e ganhou um desconto de 15%.
      Quanto Camila pagou por essa bicicleta?
A) R$ 102,00
B) R$ 112,00
C) R$ 108,00

D) R$ 138,00

08) Numa loja de eletrodomésticos, Cida viu o cartaz abaixo.





Se Cida comprar a geladeira à vista, quanto pagará por ela?

A) R$ 1.550,00
B) R$ 1.450,00
C) R$ 750,00
D) R$ 300,00



09) Uma pastelaria vendeu 1250 pastéis de vários sabores, na semana passada. Desse total, 40% eram de queijo. 

Quantos pastéis de queijo foram vendidos na semana assada?

(A) 450 pastéis.
(B) 500 pastéis.
(C) 650 pastéis.
(D) 700 pastéis.





10) O salário de Moema era R$ 850,00. Ela foi promovida e ganhou um aumento de 28%. Logo, o novo salário dela é:

A) R$ 1088,00
C) R$ 935,00
B) R$ 1020,00
D) R$ 878,00

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