ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA PARA A SEMANA DO DIA: 14/12 à 18/12 (para ser entregue até18/12 - Recuperação 4º Bimestre) HABILIDADES Essenciais: (EF07MA01) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos. (EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números inteiros. (EF07MA05) Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos. (EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos. Formas de Entrega: -Tirar fotos da atividade e enviar pelo whatsapp ou por e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas. Números Primos e critérios de divisibilidade (caderno Aprender Sempre- página30 e 31) Objetivo: Reconhecer se um número é divisível por outro usando critérios de divisibilidade.
DECOMPOSIÇÃO EM NÚMEROS PRIMOS (caderno aprender sempre página 33 e 34) OBJETIVOS: • Decompor números naturais em fatores primos; • Determinar os múltiplos e divisores de um número natural. 2) Marque com um X na tabela abaixo os números primos (lembre-se que você pode utilizar os critérios de divisibilidade): b. Na decomposição em fatores primos do número 260, obtemos como resposta 2x2x5xN. Qual é o valor de N nessa decomposição? 4) Decomponha em fatores primos os números abaixo( página 34): (A) 140:______________________________________ (B) 225:______________________________________ (C) 1024:_____________________________________ (D) 3465:_____________________________________ AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS: COMPREENDER É PRECISO (caderno aprender sempre página 41 ,42 e 44) OBJETIVO DA AULA • Relacionar as frações como parte de inteiros. • Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA PARA A SEMANA DO DIA: 07/12 à 11/12 (para ser entregue até14/12 - Recuperação 4º Bimestre) HABILIDADES Essenciais: (EF07MA01) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos. (EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números inteiros. (EF07MA05) Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos. (EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos. Formas de Entrega: -Tirar fotos da atividade e enviar pelo whatsapp ou por e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas. Números Primos e critérios de divisibilidade (caderno Aprender Sempre- página30 e 31) Objetivo: Reconhecer se um número é divisível por outro usando critérios de divisibilidade.
DECOMPOSIÇÃO EM NÚMEROS PRIMOS (caderno aprender sempre página 33 e 34) OBJETIVOS: • Decompor números naturais em fatores primos; • Determinar os múltiplos e divisores de um número natural. 2) Marque com um X na tabela abaixo os números primos (lembre-se que você pode utilizar os critérios de divisibilidade): b. Na decomposição em fatores primos do número 260, obtemos como resposta 2x2x5xN. Qual é o valor de N nessa decomposição? 4) Decomponha em fatores primos os números abaixo( página 34): (A) 140:______________________________________ (B) 225:______________________________________ (C) 1024:_____________________________________ (D) 3465:_____________________________________ AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS: COMPREENDER É PRECISO (caderno aprender sempre página 41 ,42 e 44) OBJETIVO DA AULA • Relacionar as frações como parte de inteiros. • Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES de MATEMÀTICA PARA A SEMANA DO DIA:30/11 à 04/12 (entregar 07/12)- 4ºBimestre HABILIDADES: (EF07MA18) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade Atenção Onde fazer: No caderno do aluno Situação de Aprendizagem 1- página 110 e 111; atividadescomplementares, no caderno Aprender Sempre página. Podem ser enviadas por fotos ou digitada. Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas 2ª,3ª,4ª e 6ª - tarde: 15 horas às 18:30 horas. Sugestões- assista as vídeos aulas do CMSP: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (página 110 e 111) Objetivos: Resolver e elaborar situações-problema por meio de expressões algébricas. Orientações: Vamos continuar explorando situações que podem ser representadas por expressões algébricas, ampliando para a generalização, interpretando o significado quando se utiliza uma letra para representar um número desconhecido. ATIVIDADE 3 – EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU (página 111) Objetivo: Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a representação e o cálculo de equações polinomiais do 1º grau. Orientações: A partir do desenvolvimento do pensamento algébrico, com as atividades em que se explora a relação entre os números, as operações aritméticas e suas propriedades, tratar da noção de equivalência para introdução das equações polinomiais do 1º grau e sua relação com o princípio da igualdade. Atividades de Recuperação e Aprofundamento (Aprender Sempre – página 32,33 e 34 ). OBJETIVOS: • Decompor números naturais em fatores primos; • Determinar os múltiplos e divisores de um número natural. DECOMPOSIÇÃO EM NÚMEROS PRIMOS (página 33) Considerando isso e os conceitos estudados, resolva as atividades a seguir. 1) Verifique quais são os números primos maiores (ou igual) a dois e menores (ou igual) a 20. 2) Marque com um X na tabela abaixo os números primos (lembre-se que você pode utilizar os critérios de divisibilidade): b. Na decomposição em fatores primos do número 260, obtemos como resposta 2x2x5xN. Qual é o valor de N nessa decomposição?
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
Semana/prazo: 23/11
à 27/11(para ser entregue até 30/11)
Onde fazer: A situação de aprendizagem 1 no
caderno do aluno página e Atividades Complementares, responder no
caderno Aprender Sempre. Ser enviadas por fotos ou digitadas.
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atenção:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma
classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever. Se necessário
digitar segue o código da turma:
7ºA wtgfwzm 7ºB njc3zlu 7ºC kapax6e
Plantão
de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15
horas às 18:30 horas.
WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando
com o engajamento digital E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Google classroom.
E.E. “Prof.
Antônio Reginato ” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA
ATIVIDADES
de Matemática: Equações
polinomiais de 1º grau.
PARA A SEMANA DO
DIA: 23/11 à 27/11(para ser entregue até 30/11)
HABILIDADES: (EF07MA18)
Resolver e elaborar situações-problema que possam
ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à
forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 1
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E DESCOBERTAS (Continuação)
Objetivos: Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representadas por meio de expressões algébricas.
1.3 Explorando a tabela dos preços das três feiras acima, resolva as
questões. Em seguida, para cada situação, escreva uma expressão algébrica para
qualquer quantidade a ser comprada:
a) Uma pessoa, ao comprar 3 quilos de cenoura na feira B, recebeu de
troco R$ 2,60. Qual foi o valor que ela deu, para pagar a compra?
b) Comprando 4 kg de pera na feira C, efetuando o pagamento com uma
nota de R$ 50,00, qual será o troco?
Atividades
de Recuperação e Aprofundamento (caderno
Aprender Sempre- página30) Objetivo: Reconhecer se um número é divisível por outro usando critérios de
divisibilidade. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES de MATEMÀTICA PARA A SEMANA DO DIA:09/11 à 13/11 (entregar 16/11)- 4ºBimestre HABILIDADES: Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade. Atenção Onde fazer: No caderno do aluno Situação de Aprendizagem 1- página 109 e atividades complementares, no caderno Aprender Sempre página 27, 28 e 29. Podem ser enviadas por fotos ou digitada. Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas 2ª,3ª,4ª e 6ª - tarde: 15 horas às 18:30 horas. Sugestões- assista as vídeos aulas do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=FV9WYzImVmM&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=c4-Q_R4yAsA&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=BoaLzcvqWd0&feature=youtu.be SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (página109) ATIVIDADE 1- EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E DESCOBERTAS Objetivo: Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representadas por meio de expressões algébricas. Orientações: As atividades , a partir de situações simples para que inicie um processo de reflexão , ou desenvolvimento do pensamento algébrico. Inicialmente os cálculos podem ser realizados mentalmente u por registros escritos; na sequência. A escrita algébrica não é tão natural como se imagina, assim a exploração de uma situação simples, ampliando para as mais complexas poderá contribuir para o desenvolvimento do pensamento. a)Organize uma lista de compras para uma semana, indicando as quantidades dos produtos. b)Com a lista pronta, calcule o valor gasto nas três feiras a compra sairia com o menor custo? c)Mantendo o valor gasto por semana, qual seria o gasto mensal? Comparem o gasto com o valor do salário mínimo vigente. Qual seria a porcentagem do salário mínimo que seria gasto com a feira mensal? 1.2 Considere ainda a tabela de preços das três feiras, calcule o gasto em cada uma das situações e, em seguida , escreva uma expressão algébrica que represente o gasto para qualquer quantidade de cada produto. a)Quanto se gastará na compra de 5kg de limão em cada uma das feiras? b)Quanto se gastará na compra de 2kg de laranja? c)Quanto se gastará na compra de 3kg de batata? Atividades de Recuperação e Aprofundamento (Aprender Sempre – página27, 28 e 29). NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS E CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE OBJETIVOS • Identificar números primos e números compostos para resolução de situações-problema; • Estabelecer relações entre as palavras: fator, divisor, divisível e múltiplo; • Resolver problemas que envolvam cálculos mentais ou escritos, envolvendo mínimo múltiplo comum; • Identificar os principais critérios de divisibilidade; |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
E.E. “Prof. Antônio Reginato
” . Nome: ___________________________nº____
série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES
de Matemática CONCEITUANDO
E IDENTIFICANDO MÚLTIPLOS E DIVISORES PARA A SEMANA DO DIA 03/11 á 06/11 (para ser entregue até 09/11) HABILIDADES: Resolver e elaborar
situações-problema com números naturais envolvendo as noções de divisor e de
múltiplo podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum Atenção Onde fazer: as atividades devem ser
feitas no caderno Aprender Sempre, página 23 à 25 Métodos de entrega: via whatsapp, Google
Classroom ou e-mail: Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de
dúvidas 2ª,3ª,4ª e
6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas Sugestão de Vídeo aula Centro de Mídias SP CONCEITUANDO
E IDENTIFICANDO MÚLTIPLOS E DIVISORES OBJETIVO: • Reconhecer os
múltiplos e divisores de um número natural; • Compreender o
conceito de múltiplos e divisores de um número natural; • Identificar
múltiplos e divisores de um número natural; • Reconhecer uma
sequência dos múltiplos de um número; • Estabelecer
relações “ser múltiplo de” e “ser divisor de” entre números naturais. 1
Responda: 1)O que é o
múltiplo de um número natural? 3) O que são
divisores de um número natural? 4) Qual o
critério que nos ajuda a perceber se um número é divisível por 6? 5) Qual o
critério que nos ajuda a perceber se um número é divisível por 10? 2 Uma turma é composta por 30
estudantes. A professora propôs uma atividade de pesquisa e, para isso, a
turma seria dividida em grupos com mais de 2 integrantes. Pensando nisso,
de quantas formas diferentes essa turma pode ser dividida em grupos desde que
cada grupo tenha a mesma quantidade de estudantes, que não fique nenhum
colega sobrando e que haja pelo menos dois grupos na turma? 3 Responda às
questões abaixo: a. Podemos dizer
que 2, 3, 5, 6, 10, 15 e 30 são divisores de 30? Justifique sua resposta. b. Podemos dizer
que 322 e 368 são múltiplos de 46? Justifique sua resposta. c. Podemos dizer
que 30 é, ao mesmo tempo múltiplo de 3, 5, 6, 10, 15 e divisor de 30, 60 e
90?Justifique sua resposta.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES de Matemática PARA A SEMANA DO DIA 26/10 á 30/10 (para ser entregue até03/11) Atividades de Matemática PARA A SEMANA DO DIA:26/10 à 30/10 (entregar 03/11) Orientações: As atividades estão no caderno Aprender Sempre da página 3 à 10. Nesta atividade, em diferentes contextos cotidianos em que os números inteiros relativos são utilizados. HABILIDADES Ler, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração. Atenção Onde fazer: as atividades devem ser feitas no Aprender Sempre (página 3 à 10) e ser enviada por fotos ou digitadas. Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas 2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas. Sugestões- assista as vídeos aulas do CMSP: Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações. OBJETIVOS • Conhecer a história dos números inteiros (origem dos números negativos); a)Você já ouviu falar em números menores que 0 (zero)? Quais? b) Em sua opinião, os números inteiros (positivos e negativos) estão presentes no seu cotidiano? Onde? Em que situações? c) Qual a importância de usar os sinais (+ e -) para determinar o valor dos números inteiros? d) Você já viu um extrato bancário? Como aparece o saldo? e ) Você já viu uma medida de temperatura aferida pelo termômetro? E o painel de um elevador, que indicam os andares, subsolo e garagem. EXTRATOS BANCÁRIOS Objetivo: • Analisar a simulação de um extrato bancário e utilizar o software Excel para criar o seu próprio extrato 01)Em uma turma de 7º ano de uma certa escola, o professor de Matemática, após algumas aulas sobre Educação Financeira, propôs uma atividade em que os estudantes deveriam criar um exemplo de extrato bancário. Nele, deveriam aparecer procedimentos bancários diversos, no entanto, os saldos, ao final da execução destes, ficariam para os estudantes descobrirem. Analise um exemplo de extrato bancário. Em seguida, efetue as operações utilizando adequadamente os valores de cada transação financeira realizada para preencher todos os espaços que se encontram vazios no extrato.
BANCO PAGUE BEM Cliente: Everton Santos Araújo Conta: 139892-0 Agência: 2135-6 Data: 03/03/2020 Hora: 19:10 EXTRATO DE MOVIMENTAÇÃO DE CONTA CORRENTE 02) A respeito do extrato bancário utilizado na Atividade 1, responda: a) Qual é o objetivo comunicativo específico desse gênero textual? E a sua função na sociedade? b) Como esse texto está organizado? Tem título? Está organizado em partes? c) Você já tinha lidado com um texto como esse em sua vida? Em que situação? d) Qual a importância de se analisar, por meio de leitura e interpretação, textos semelhantes a esse? e) Agora é a sua vez, use a criatividade e elabore o seu próprio extrato bancário. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Geometria -Triângulos: construção, condição de existência e somadas medidas dos ângulos internos. Números Variando a temperatura até valores negativos. HABILIDADES PROPOSTAS Reconhecer as condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas. PRAZO DE ENTREGA Semana/prazo: 19/10 à 23/10 (para ser entregue até 26/10) Onde fazer: A situação de aprendizagem 6 no caderno do aluno-(continuação página 74) e Atividades Complementares, copiar e responder no caderno. Ser enviadas por fotos ou digitadas.
Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Atenção: As
atividades estão sendo postadas também
na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever. Se necessário
digitar segue o código da turma: 7ºA wtgfwzm 7ºB
njc3zlu 7ºC kapax6e Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas. WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Google classroom. Sugestões de videos aulas E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª
NILSA ATIVIDADES de Matemática -Triângulos: construção, condição de existência e somadas medidas dos ângulos internos. PARA A SEMANA DO DIA: 19/10 à 23/10 (para ser entregue até 26/ILIDADES: Reconhecer as condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 (continuação- página 74 ) Sugestões de videos aulas
ATIVIDADE
2 – OS ÂNGULOS DOS TRIÂNGULOS Objetivo: Reconhecer a propriedade da soma das medidas dos ângulos de qualquer triângulo.
ATIVIDADE 3 – GEOMETRIA E AS CONSTRUÇÕES Objetivos: Relacionar conteúdos que podem ser contextualizados com a construção civil e identificar os conceitos geométricos que podem ser construídos. O triângulo é um polígono com uma importante propriedade. O conhecimento popular apoia-se nessa propriedade em inúmeras situações, como em projetos de portões ou de cercados, e a ciência expandiu-o para a construção de grandes obras de engenharia.
3.1 Quais figuras geométricas podem ser vistas nas
imagens a seguir?
3.2 Faça uma pesquisa para descobrir por que o
triângulo é tão usado nas construções em geral. Pesquisem em livros e sites.
Atividades
Complementares
VARIANDO A TEMPERATURA ATÉ VALORES NEGATIVOS OBJETIVOS : • Determinar o resultado da adição e subtração de
números inteiros; • Determinar o resultado da adição que tem o zero
(0) como uma das parcelas. Para os itens I, II, III e IV, a seguir, considere o nível do mar como sendo o zero (0), portanto, valores abaixo do nível do mar são negativos e valores acima são positivos. I)Se um mergulhador está a 25 metros de profundidade e outro está a 18 metros, qual deles está a uma maior profundidade?
II) A que profundidade pode estar um mergulhador
que está entre os mergulhadores A, a 30 metros de profundidade, e B, a 22 metros
de profundidade, sabendo que os mergulhadores sempre se localizam em posições
expressas por números inteiros? III) O mergulhador A deve subir ou descer para alcançar o mergulhador B? Qual distância ele deve percorrer? IV) Faça um desenho que ilustre a posição dos mergulhadores A, a 30 metros de profundidades, B, a 22 metros de profundidade, C, a 25 metros de profundidade e D, a 35 metros de profundidade.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 19/10
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ]Problemas envolvendo a multiplicação e a divisão de números inteiros. Triângulos: construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos. HABILIDADES PROPOSTAS Efetuar a multiplicação e divisão com números inteiros; Reconhecer as condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas. PRAZO DE ENTREGA PARA A SEMANA DO DIA: 13/10 à 16/10(para
ser entregue até 19/10) Onde fazer: as atividades complementares devem ser feitas no caderno e a situação de aprendizagem 6 na página 73. Ser enviadas por fotos ou digitadas. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C
):
2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30
horas
WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando
com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares).
Horário das aulas CMSP: 2ª,3ª- às 9 horas e 4ª – às 9 horas e 45 minutos . E.E. “Prof. Antônio Reginato
” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES de Matemática PARA A SEMANA
DO DIA 13/10 á 16/10 (para ser entregue até19/10) HABILIDADES:
Reconhecer as
condições de existência dos triângulos e suas aplicações em diversas situações
práticas, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas
metálicas e outras) ou nas artes plásticas. Atenção Onde fazer: as atividades
devem ser feitas no caderno e ser enviada por fotos ou digitadas. Métodos de
entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome
completo, série e data . Plantão de dúvidas 2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas. Sugestões- assista as vídeos aulas do
CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=9TagQm3ygoM&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=WywXMa2jnHw&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=JA_JHd1nsWI&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=mRfGqz4a_zg&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=MGKDo7L8j84&feature=youtu.be Atividades
Complementares Problemas envolvendo a multiplicação e a divisão de números inteiros. OBJETIVO:
• Reconhecer a importância do jogo de sinais nas operações envolvendo
números inteiros; • Efetuar a multiplicação e divisão com números inteiros. 1)Preencha a tabela com os resultados das operações indicadas em cada
linha: 2)Efetue corretamente as multiplicações e divisões com números inteiros
abaixo: 3)A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais, calcule os valores
das potências abaixo: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
6 (página 73) Orientações Os triângulos são figuras que estudamos continuamente e, aprofundando em
algumas propriedades, organizando um fluxograma para sua construção. Exemplo: ATIVIDADE 1 –
CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS(página 73- caderno do aluno) Objetivos: Descrever por
escrito o passo a passo de construção de um triângulo qualquer e organizar um fluxograma com as etapas de construção de um
triângulo conhecendo as medidas de seus lados. 1.1 Em uma malha quadriculada, construa quatro segmentos de reta com as seguintes medidas: 𝐴𝐵̅̅̅̅ = 4 𝑐𝑚; 𝐶𝐷̅̅̅̅ = 9 𝑐𝑚; 𝐸𝐹̅̅̅̅ = 15 𝑐𝑚; 𝐺𝐻̅̅̅̅ = 20 𝑐𝑚. Construa,
utilizando régua e compasso, três triângulos
diferentes a partir dessas medidas. Quais dos segmentos você escolheu para construir cada um dos triângulos? Se não foi possível construir algum, explique porque isso ocorreu |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES de Matemática PARA A SEMANA DO DIA 28/09 á 02/10 (para ser entregue até05/10) Professora: NILSA Disciplina: MATEMÁTICA Atividades Complementares: A REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NA RETA NUMÉRICA Geometria: Relações entre os ângulos formados por retas paralelas interceptadas por uma transversal. HABILIDADES: Localizar os números inteiros, opostos ou simétricos, na reta numerada. Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica. Atenção Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno e ser enviada por fotos ou digitadas. Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas 2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas. Sugestões- assista as vídeos aulas do CMSP: Atividades Complementares A REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NA RETA NUMÉRICA OBJETIVO DA AULA: Localizar os números inteiros, opostos ou simétricos, na reta numerada. 1) Trace uma reta e marque os números inteiros de -10 a 10, deixando 1 cm entre cada marcação. 1.1 Responda: a. Quais números inteiros estão antes do zero? b. A distância do número -6 ao zero é a mesma de zero ao número 6? c. Escreva três pares de números simétricos em relação ao zero. 2)Organize os números - 1, - 3, - 5, 0, 2 e 4 na reta numerada: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 ATIVIDADE 1 – GEOMETRIA NAS RODOVIAS Objetivo: Compreender o conceito de retas paralelas cortadas por uma transversal e identificar os ângulos formados entre elas e suas aplicações no cotidiano. Se possível, utilize mapas para que o estudante possa identificar os pontos relacionado as posições no mapa. Orientações: Os conceitos matemáticos usados em diferentes contextos sociais e/ou planejamento das cidades.Nessa atividade, a exploração da geometria nas rodovias: como são planejadas? Quais conceitos matemáticos foram utilizados nesse planejamento? O texto inicial comenta sobre as rodovias , por exemplo, o transporte de alimentos, ou produtos que consumimos e que são transportados por rodovias até chegarem aos consumidores. Essa conscientização é importante para que possam ampliar seus conhecimentos e para o reconhecimento de que o uso de produtos e serviços, muitas vezes, estão indiretamente associados às demandas que não percebemos, mas que são importantes para o bem social. 1.1 Analisem as informações sobre as rodovias transversais e escreva um parágrafo explicando cada uma delas. 1.3 Na vista aérea de uma rodovia, temos a localização da BR-230. Organize-se e faça uma pesquisa sobre porque essa rodovia é chamada de transversal, além do nome dessa rodovia e suas características. . ATIVIDADE 2 – FEIXE DE RETAS PARALELAS CORTADO POR UMA TRANSVERSAL Objetivo: Reconhecer as posições das retas no plano e identificar os ângulos entre elas formados. Orientações: retomando a definição de retas paralelas- são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido. Outra característica que as definem é que elas mantêm a mesma medida de inclinação, chamado de coeficiente angular. As retas coplanares cuja distância entre seus pontos não varia(retas coplanares -duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano).E a reta transversal é uma reta concorrente às retas do feixe de retas paralelas. 2.1 Um engenheiro foi contratado para fazer o mapa das ruas de um condomínio fechado. Ao final dos estudos, apresentou os seguintes esquemas: Para cada esquema, utilize um transferidor para verificar o que acontece com os ângulos quando a reta m intercepta as retas r e s. Registre suas conclusões. 2.2 A seguir, temos duas retas paralelas, cortadas por uma reta transversal. a) Na imagem, nomeie as paralelas de r e s, e a transversal de t. b) Use um transferidor e verifique se há ângulos com mesma medida. Como eles estão posicionados em relação às retas r e t? E às retas r e s? E em relação às retas s e t? Escreva um pequeno texto sobre essas descobertas. 2.4 Usando as relações descobertas por você, determine a medida de cada um dos ângulos indicados. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES de Matemática PARA A SEMANA DO DIA 21/09 á 25/09 (para ser entregue até 28/09) Professora: NILSA Disciplina: MATEMÁTICA HABILIDADES; Resolver e elaborar situações- problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas. Atenção Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno do aluno volume 3(parte 1) ou no caderno e ser enviada por fotos ou digitadas. Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas 2ª,3ª,4ª e 6ª=tarde: 15 horas às 18:30 horas. Sugestões- assista as vídeos aulas do CMSP: Atividades Complementares(caderno) AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS: COMPREENDER É PRECISO OBJETIVO DA AULA: • Relacionar as frações como parte de inteiros; • Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 1)A história da pizza começou com os egípcios. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Essa novidade foi parar na Itália, e os imigrantes italianos trouxeram esse delicioso alimento para o Brasil. Agora, responda: a. A pizza foi dividida em quantas partes? b. Qual a fração que representa a parte da pizza que foi retirada do tabuleiro? c. Qual a fração que representa a parte da pizza que resta no tabuleiro? 2) Diogo e Renato, representados respectivamente na figura a seguir, saíram para comer pizza juntos. Porém, cada um pediu sua pizza separadamente, mas de mesmo tamanho. Com base nessas informações, marque a alternativa correta: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 Orientações As grandezas direta e inversamente proporcionais, para ampliar o estudos, com os exemplos para diferenciar as duas situações. Nesta atividade, explore cada situação para que vocês compreendam a relação entre duas grandezas e de que forma acontecem as variações entre elas, apresentando as soluções encontradas. ATIVIDADE 1 – RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA (página 70). Objetivo: Identificar situações em que existe proporcionalidade entre as grandezas. Orientações: Nesta atividade, explore cada situação para que vocês compreendam a relação entre duas grandezas e de que forma acontecem as variações entre elas, apresentando as soluções encontradas. 1.1 Na tabela a seguir, registrou-se a quantidade vendida e o valor recebido pela venda de um mesmo produto, contudo alguns valores e quantidades não foram preenchidos. a)Complete a tabela:
b) Qual é a relação entre a quantidade vendida e o valor recebido?
c) Verificou alguma regularidade nos resultados? Justifique.
1.2 Analise as tabelas, a seguir, e explique como elas foram formadas. Em seguida, escreva uma expressão algébrica para obter qualquer resultado.
ATIVIDADE 2 – GRANDEZAS (Fazer no caderno)
Objetivo: Identificar situações em que existe proporcionalidade entre as grandezas. Orientações
Explore os problemas de forma que observando a correspondência , a relação entre as grandezas, quando uma está em função da outra. Por exemplo: ao comprar uma unidade, o valor a ser pago é diferente de quando se compra 10 unidades do mesmo produto, ou seja, o preço depende da quantidade.
2.1 Em cada situação a seguir, identifique as grandezas envolvidas:
a)Um motorista planejou uma viagem, para isso deverá estimar a quantidade de litros de combustível para toda viagem para calcular o valor, em reais, a ser gasto com ele.
b) A distância entre duas cidades é de 250 km, em média, o trajeto entre as duas cidades é feito em torno de 3 horas.
c) Ao fazer uma compra no supermercado, Rafaela verificou que o quilo de tomate estava por R$ 3,50. Decidiu então levar dois quilos.
d) Um instituto de meteorologia faz o monitoramento das temperaturas a cada hora, para calcular essa variação. 2.2 Estabeleça as relações existentes entre as grandezas a partir das situações a seguir: ATIVIDADE 3 –GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS (Fazer no caderno) Objetivo: Identificar grandezas diretamente proporcionais. Orientações As grandezas que são diretamente proporcionais a partir de exemplos, compreendendo que, sendo diretamente proporcionais, a razão entre os valores da primeira grandeza e os valores correspondentes da segunda, é sempre a mesma. 3.1 Observe a tabela, a seguir, sobre a venda de um produto relacionando a quantidade e o preço: ATIVIDADE 4 – GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS (Fazer no caderno). Objetivo: Identificar grandezas inversamente proporcionais. As grandezas que são inversamente proporcionais a partir de exemplos: duas grandezas são inversamente proporcionais, o produto de suas medidas é constante. 4.1 Observe a tabela a seguir onde foram registrados os tempos que uma pessoa leva para ir de casa ao trabalho, de acordo com a velocidade do automóvel, mantida constante para realizar cada registro: Qual é a relação entre as grandezas? |
PRAZO DE ENTREGA
Semana/prazo:14/09 à 18/09 (entregar até 21/09)
Atenção
Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3- parte 1.
Se você não pegou a sua corra você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital :
https://docs.google.com/forms/d/13fvsNGob5V9FBdgAC-MrzhR6nH_EplNOyYx-aNX-_Fg/viewform?edit_requested=true
Atenção:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever. Se necessário digitar segue o código da turma:
7ºA wtgfwzm
7ºB njc3zlu
7ºC kapax6e
Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.
WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
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E.E. “Prof. Antônio Reginato ” .
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ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 14/09 à 18/09(para ser entregue até 21/09)
HABILIDADES: Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – continuação páginas 68 à 69.
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
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Vídeos Aulas do Centro de Mídias SP
Parte1
Orientações:
Iniciamos com as aplicações dos números racionais na resolução de problemas, envolvendo suas diferentes representações.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
ATIVIDADE 1 – OS NÚMEROS RACIONAIS NO COTIDIANO (página 68)
Objetivo: Compreender o conceito de número racional e saber efetuar operações
matemáticas para resolver problemas no cotidiano.
1.2 Após uma convenção, os moradores e uma construtora de edifícios, para atender
as leis federais 10 048 e 10 098, ambas do ano de 2 000, decidiram a divisão das
vagas conforme a tabela a seguir:
Com base nos dados acima, quantas vagas serão destinadas para deficientes,
motociclistas e ciclistas para um estacionamento privativo com 1 200 vagas?
ATIVIDADE 2 - PARA PRATICAR (Responder no caderno – atividade complementar)
b) Determine a quantidade e a fração de alunos que não praticam vôlei em relação
ao total de alunos da escola.
c) Com o início do campeonato, o número de alunos que praticam vôlei dobrou. Qual
é a fração correspondente ao total de praticantes de vôlei em relação ao total de
alunos da escola?
2.2 Complete o quadro a seguir. Depois, utilizando uma calculadora, confira os
resultados:
a)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 (página68 e 69)
ATIVIDADE 1 – SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
Objetivos: Descrever, por meio de linguagem algébrica, uma expressão geral para
representar uma sequência numérica. Calcular o valor numérico de uma expressão
algébrica. Escrever expressões algébricas para expressar regularidades em
sequências numéricas.
Orientações: Observem regularidades e seu significado, apresente sequências que são familiares como a sequência de números pares, de números ímpares e dos números primos. Explore de forma que seja possível generalizar e utilizar as expressões algébricas para escrever qualquer termo de uma sequência.
1.1Carlos tinha R$ 300,00 quando, em janeiro de 2 020, resolveu economizar dinheiro e fez uma tabela com o valor da economia total a cada mês.
Qual quantia Carlos está economizando por mês?
a) Seguindo o mesmo padrão da sequência, qual será o total economizado até julho de 2 021?
b) Escreva uma expressão algébrica que determine qual será o total economizado após n meses de economia, partindo de novembro de 2 020.
1.2 Mariana criou um jogo de tabuleiro em que cada jogador lança o dado de seis faces e escolhe uma expressão algébrica. A quantidade de casas a percorrer no tabuleiro
será o resultado da expressão algébrica quando substituído o valor “d” pelo número obtido
no dado de seis faces. Ao lançar o dado, obteve o número 3.
a)Qual expressão algébrica ela deveria escolher de maneira que pudesse percorrer o maior número de casas? Justifique sua resposta.
b) Copie o modelo da tabela abaixo e complete-a com a quantidade de casas a ser
percorrida de acordo com todas as possibilidades de lançamento do dado:
1.3 Descubra a regularidade de cada uma das sequências a seguir para escrever os
próximos 3 termos. Escreva a expressão algébrica que representa essa regularidade.
a) 2, 4, 6, 8, 10, 12, ...
b) 3, 5, 7, 9, 11, 13, ...
c) 1, 4, 9, 16, 25, .
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PRAZO DE ENTREGA
Semana/prazo:08/09 à 11/09 (entregar até 15/09)
Atenção
Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3- parte 1.
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ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 08/09 à 11/09(para ser entregue até 15/09)
HABILIDADES: Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – continuação páginas 65 à 67.
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
Se você não pegou a sua corra você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital :
Parte1
Orientações:
Vamos aprofundar os estudos dos números racionais e suas diferentes representações. A equivalência e as operações envolvendo frações. Exploraremos
o significado das operações de multiplicação e divisão, para que compreendam os
procedimentos práticos de resolução dessas operações.
ATIVIDADE 3 – MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO
Objetivo: : Explorar o conceito de multiplicação dos números racionais na
representação fracionária. Resolver situações-problema envolvendo multiplicação.
Orientações: Para que tenha significado os procedimentos da multiplicação entre frações, usaremos a reta numérica. Em seguida, serão explorados os procedimentos para que compreendam os métodos de resolução que são utilizados em geral.
3.1 Uma professora propôs aos seus alunos que resolvessem o seguinte problema:
“Cláudia gastou
![]()
valor Cláudia gastou nessa compra?” A resolução do Pedro estava correta, então a professora a transcreveu na lousa:
Observando a resolução de Pedro, como você explicaria para um colega esse procedimento? Resolva esse mesmo problema de uma maneira diferente.
3.2 Elabore uma situação problema que envolva fração e a operação de multiplicação.
3.3 Jorge preparou uma caixa para expor algumas pedras de sua coleção. Ele representou,
geometricamente, o seu raciocínio para distribuição das pedras na caixa:
Ao final, chegou ao seguinte esquema:
![]()
Observando o esquema de Jorge, como você explicaria para um colega a representação
geométrica da multiplicação?
3.5 Represente geometricamente os produtos entre os números racionais a seguir e explique os procedimentos para encontrá-los.
![]()
ATIVIDADE 4 – MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO E A RETA NUMÉRICA
Objetivo: Ordenar e localizar números racionais na reta numerada.
Orientações: Nesta atividade, a construção de uma reta numerada e a importância de, ao construir a reta, manter a distância entre os números naturais, pois este fato será importante quando representar as frações na reta.
Represente na reta numérica a multiplicação 1/4 de 3/5
ATIVIDADE 5 – DIVISÃO DE FRAÇÕES NA RETA NUMÉRICA
Objetivo: Explorar o conceito de divisão dos números racionais na representação fracionária. Resolver situações-problema envolvendo divisão.
Orientações: Para que tenham significado os procedimentos de divisão entre frações, usaremos a reta numérica.
Para responder a pergunta, observe a figura acima. Qual seria a resposta? Justifique.
5.2 Mostre se é possível efetuar a divisão acima de uma maneira diferente.
5.3 Pratique o que você aprendeu.
ATIVIDADE 6 – EQUIVALÊNCIA E A DIVISÃO DE FRAÇÕES
Objetivo: Resolver operações de divisão, envolvendo números racionais na representação fracionária, utilizando o conceito de frações equivalentes.
Orientações: O conhecimento sobre frações equivalentes, é um recurso que auxilia no cálculo das divisões entre frações.
6.1 Para calcular a divisão entre duas frações, podemos utilizar a ideia de frações equivalentes. Veja:
Escreva a forma como foi resolvida essa divisão.
6.2 Aplicando o mesmo procedimento acima, calcule as divisões a seguir.
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E.E. “Prof. Antônio Reginato ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA
ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 31/08 à 04/09(para ser entregue até 08/09)
HABILIDADES: Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- páginas 63 à 64.
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta à partir 01/09 das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
Se você não pegou a sua corra você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital :
Parte1
Orientações:
Vamos aprofundar os estudos dos números racionais e suas diferentes representações. A equivalência e as operações envolvendo frações. Exploraremos
o significado das operações de multiplicação e divisão, para que compreendam os
procedimentos práticos de resolução dessas operações.
ATIVIDADE 1 – OS NÚMEROS E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES
Objetivos: Identificar a equivalência entre as diversas representações de um mesmo número racional (fração, decimal e porcentagem) para realizar associação entre elas.
1.1 Os números estão por toda parte e, conforme o contexto, apresentam-se em
diferentes representações. Um site publicou a seguinte notícia: “Robôs realizam R$ 1,2 mi em vendas online durante as 24 horas de oferta”. Reescreva esta notícia substituindo a representação do valor R$ 1,2 mi pela sua representação equivalente até a ordem das
unidades simples.
1.2. Na pasta de receitas de sua mãe, Mariana encontrou duas anotações da receita de Bolo de Chocolate com Morango e ficou sem saber qual utilizar. Explique para Mariana se há diferença entre as duas receitas. Os números apresentados nas duas receitas têm alguma relação?
ATIVIDADE 2: EQUIVALÊNCIA
Objetivo: Reconhecer diferentes representações de um número racional como
equivalentes.
2.1 Analise os dois blocos de números. Considerando os conhecimentos que você já tem , o que os números do Bloco A têm em comum? E os do Bloco B?
2.2 Usando uma calculadora, converta esses números racionais representados na forma de
fração dos Blocos A e B para sua representação decimal. O que eles têm em comum?
2.7 Para cada fração dada, encontre três frações equivalentes.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA
ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 17/08 à 21/08(para ser entregue até 24/08)
HABILIDADES: Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em
sequências numéricas.
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2( parte 1)- Situação de Aprendizagem 4 (páginas 75 à
77).
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo.
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Parte1
ATIVIDADE 2 – Orietações:
Definição -Sequências
Uma sequência pode ser constituída de sequências de símbolos, figuras, números entre outros. A ordem dos elementos de uma sequência caracteriza o seu padrão. Por isso, ao mudar a ordem de qualquer elemento, teremos uma nova sequência. Passaremos a designar os elementos da sequência por “termos de uma sequência”, e seu padrão por “regras de formação”.
Sequências Recursivas -Uma sequência é dita recursiva ou recorrente quando determinado termo pode ser calculado em função de termos antecessores.
Por exemplo, na sequência ( 5,9,13,17 ... ) ,sempre somamos 4 para obter o próximo termo.
Sequências não recursivas -são aquelas que não dependem de termos anteriores para determinarmos o próximo termo, pode-se determinar o valor de um elemento da sequência apenas pela sua posição. Por exemplo, na sequência (7,14,21,28...), não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte. Observando atentamente, essa sequência é formada pelos múltiplos de 7.
ATIVIDADE 2 – Classificando Sequências e Estabelecendo Padrões (página 75).
Objetivo: Classificar sequências como recursivas ou não recursivas. Determinar
a “regra de formação” para uma sequência e descobrir os próximos
termos de uma sequência.
2.1 Veja as sequências de figuras. Quais são os três próximos termos? Explique a “regra de formação” que você utilizou.
2.2. Na sequência (1, 2, 3, 4, 5, 6, ...), indique quais serão os dois próximos termos e explique porquê.
2.3. Escreva a sequência dos números naturais menores que 8 e classifique-a
como finita ou infinita.
2.4. Observe a sequência numérica infinita: (2, 5, 8, 11, 14, ...). Qual é sua regra de formação?
2.5. Descubra qual é a regra de formação e encontre até o oitavo termo de cada sequência.
a) (20, 15, 10, 5, ...)
b) (6, 2, - 2, - 6, - 10, - 14, ...)
c) (1, 4 ,9,16, 25 ...)
2.6. Complete a sequência finita com 5 termos, descobrindo a regra de formação, e registre-a:
a) Adicione 4 ao termo anterior. (___, 5, __,___, ___)
b) Multiplique o termo anterior por 3 e subtraia 2. (___,___, 10,___,____)
c) Divida o termo anterior por 2. (2,___,___,____,___)
d) Eleve o termo anterior ao quadrado e divida por 2. (2,___,___,___,___)
2.7. Nas sequências abaixo, classifique-as como recursivas ou não recursivas,
justificando a sua resposta.
a)(11, 21, 31, 41, ...)
b) (8, 8, 13, 12, 13, 10, 9, ...)
.
c) (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, ...)
d) (-6, -3, 0, 3, 6, ...)
ATIVIDADE 3: A FAMOSA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI e suas APLICAÇÕES na ARTE, na NATUREZA e no COTIDIANO.(página 76 e 77)
Objetivo: Apresentar e interpretar a sequência recursiva de Leonardo Fibonacci encontrada na Natureza e nas Artes. Reconhecer a recursividade na Literatura.
Leonardo Fibonacci, famoso matemático italiano, ao final do século XII, elaborou um problema sobre a criação de coelhos e registrou a quantidade de filhotes nascidos ao longo de um período. Organizou estes dados e descobriu uma sequência numérica que seguia uma regra de formação.
O famoso problema sobre a criação de coelhos, está representado no esquema abaixo:
3.1. Analise o esquema e explique essa sequência a partir da regra de formação.
3.2. Escreva os cinco próximos termos das sequências abaixo utilizando a regra de formação de Fibonacci:
a) (2, 2,___, ___, ___, ___, ___) b) (-4, -4, ___, ___, ___, ___, ___)
3.3. A sequência de Fibonacci tem muitos usos e que nem imaginamos. Ela está presente na natureza e nas artes. Na arte, a sequência de Fibonacci aparece das mais variadas formas, e uma delas é a partir do retângulo áureo presente nas obras de arte e nas construções de prédios e monumentos.(página 77).
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PRAZO DE ENTREGA
Semana/prazo:10/08 à 14/08 (entregar até 17/08)
Onde fazer: Responder no caderno do aluno (páginas
68 à 73) reproduzido abaixo.
Situação de Aprendizagem 3
ATIVIDADE 1 – QUAL É A LOCALIZAÇÃO?
ATIVIDADE 2 – TRANSFORMAÇÕES
Atenção:
As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do
aluno volume 2- parte 1- Situação de Aprendizagem 3
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo,
série e data .
Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
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Atenção:
As
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ATIVIDADES de
Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 10/08 à 14/08(para ser entregue até 17/08)
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2- parte 1- Situação de
Aprendizagem 3 (páginas 68 à
73).
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com
seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail
nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h
para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo.
Se você não pegou a sua corra você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer
a Avaliação de forma Digital :
Parte1
ATIVIDADE 1 – QUAL É A LOCALIZAÇÃO?
Objetivo: Localizar coordenadas no plano
cartesiano.
Orietações:
Plano cartesiano
Definção:
O plano cartesiano teve sua primeira aparição no
livro “Discurso do método”, publicado em 1637,pelo filósofo e matemático René
Descartes, que discorreu sobre a ideia de localizar pontos sobre um plano.
O plano cartesiano é composto por duas retas
numeradas e perpendiculares entre si.
1.1. Um game apresenta, na sua tela inicial, um
instante de um jogo de futebol
feminino e as posições de algumas jogadoras. Para
facilitar as suas localizações, foi imaginado um Plano Cartesiano com dois
eixos, o das abcissas e o das ordenadas, graduados com números inteiros.
Observe com atenção a figura abaixo e escreva as coordenadas referentes a
cada posição das jogadoras, conforme o exemplo: As coordenadas da posição da
jogadora Ana são representadas pelo par ordenado (-4, -3), lembrando que o primeiro
número do par ordenado se refere ao valor que a jogadora se encontra em
relação ao eixo das abcissas e o segundo número refere-se ao valor em relação
ao eixo das ordenadas. O conjunto dos dois valores resulta na posição exata
onde ela se encontra.
a) Dê a localização de cada jogadora por meio de
suas coordenadas.
b Para ajudar suas companheiras, as jogadoras Ana
e Karla devem avançar 3 unidades para a direita e em linha reta, enquanto Joana precisa voltar 2 unidades
para a esquerda e em linha reta. Quais serão suas novas coordenadas?
c) Qual comando você daria para que Luísa, ao se
movimentar, ficasse próxima de Marta? Qual seria sua nova localização?
ATIVIDADE 2 – TRANSFORMAÇÕES
Objetivo: Multiplicar as coordenadas dos vértices de um polígono por um
número inteiro, obtendo transformações no plano.
A movimentação proposta na atividade anterior, que
ocorre em games, imaginem as possibilidades
da movimentação de uma figura em um plano cartesiano. Indiquem como vocês
fariam para movimentar um triângulo, sem deformá-lo.
2.1 No Plano Cartesiano abaixo, está representado o
polígono AVE.
a) Multiplique as coordenadas dos vértices por 3,
reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima.
Explique o que ocorreu.
b) Multiplique as coordenadas dos vértices por
(-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano
acima. Explique o que ocorreu.
2.3 Observe o quadrado ABCD representado abaixo:
a) Escreva as coordenadas do vértice, multiplique
todas elas por 2, renomeie o novo polígono por EFGH e represente-o no plano
cartesiano acima.
b) Utilizando como unidade de medida um
“quadradinho”, complete a tabela:
Compare os polígonos ABCD e EFGH. O que você
observou ao multiplicar os
vértices por 2? Escreva um parágrafo com suas
observações.
2.4 No Plano Cartesiano abaixo está representado o
polígono AVE.
a) Multiplique a abscissa dos vértices por (-1),
reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima.
Explique o que ocorreu.
b) Multiplique ordenada dos vértices por (-1),
reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima.
Explique o que ocorreu.
2.5 No Plano cartesiano abaixo, anote as
coordenadas do polígono, depois
adicione 6 unidades nas abscissas dos vértices e 4
unidades nas ordenadas
dos vértices, e então localize os pontos no plano
cartesiano e represente o
polígono na nova posição.
Compare os dois polígonos, o que você observou?
Registre suas observações.
2.6 No desenho a seguir, obtenha as coordenadas
dos vértices, multiplique as
abscissas por (-1) e represente-as na malha. Una
todos os pontos e pinte seu
desenho.
2.7 A figura a seguir foi construída utilizando
simetria. Na mesma malha, crie uma figura usando simetrias.
2.8 O polígono verde sofreu três transformações no
Plano Cartesiano. Dê o nome década uma delas e explique sua classificação.
a) Do polígono verde para o
rosa.
b) Do polígono verde para o azul.
c) Do polígono verde para o laranja.
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Semana/prazo:
03/08 à 07/08 (entregar até 11/08).
Onde
fazer: Responder na própria prova e enviar somente a
folha de resposta( as respostas à caneta azul ou preta).
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo,
série e data .
Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Plantão
de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.
E.E. “Prof. Antônio Reginato
” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática
2ºBimestre:
-Preencha à caneta azul ou preta, a folha
de resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder
todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada
questão.
- É importante a resolução e o comprometimento com o aprendizado
(verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul
ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da
prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular até o dia 11/08(
terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com e Google Classroom.
ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática
2ºBimestre:
-Preencha à caneta azul ou preta, a folha de
resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder
todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada
questão.
- É importante a resolução e o comprometimento com o aprendizado
(verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul
ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da
prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular
até o dia 11/08( terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com e
Google Classroom.
HABILIDADES PROPOSTAS
-Ler, compreender, comparar e ordenar frações
associadas às ideias de partes
de inteiros, resultado da divisão, razão e
operador.
-Ler, comparar e ordenar números inteiros em
diferentes contextos, incluindo
o histórico, associá-los a pontos da reta numérica
e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração.
-Resolver e elaborar situações- problema que
envolvam operações com números
Inteiros.
-Construir sequências de números naturais em ordem
crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma
regularidade estabelecida.
-Localizar coordenadas no plano cartesiano.
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Atividades
de Matemática
Professora:
NILSA
Disciplina:
MATEMÁTICA - 7º A, 7ºB e 7ºC
Semana/prazo:
27/julho à 31/julho (Entregar até 29/07).
Onde fazer: as atividades devem ser
feitas no caderno do aluno volume 2(parte 1) e ser enviada por fotos ou
digitadas.
Métodos de entrega: via whatsapp, Google
Classroom ou e-mail:
Atente-se em enviar a atividade com seu
nome completo, série e data .
Plantão de
dúvidas
2ª,3ª,4ª e 6ª= tarde:
15 horas às 18:30 horas
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- 27 A 31/07 -
(com retomada de conteúdo em defasagem)
- Para os alunos que estão com as atividades atrasadas coloquem em dia, e que sejam
entregues, até quarta-feira para fechamento da nota do bimestre.
- Os
alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem refazer/reavaliar,
atividades que ainda haja dúvidas.
-Todos devem fazer as anotações das aulas
do Centro de Mídias sp.
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PRAZO DE ENTREGA
As atividades da semana dos dias:29/06 à 03/07/2020, deverá ser entregue até 06/07.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de Entrega: Via WhatsApp (14)997987982 (Porfª NILSA) ou ainda pelo Centro de Mídias (CMSP),pelo google classroom e também , pode me entregar pelo e-mail (nilsaaraujo2014@gmail.com). Para a entrega das atividades atente-se a colocar Nome Completo e Série
Onde será disponibilizada a aula : Através do aplicativo CMSP,blog da escola, google classroom e WhatsApp
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
PRAZO DE ENTREGA Os alunos deverão entregar até 29/06 pode ser pelo whatsaap, classroom ou email:nilsaarujo2014@gmail.com . RESPONDER O LINK ABAIXO |