segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 14/12 A 18/12 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/jGXyF54QVx9wtj9WA

 

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

 

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 07/12 A 11/12 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/jGXyF54QVx9wtj9WA

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 30/11 A 04/12 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 43 A 51.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 23/11 A 27/11 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 01/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 36 A 38.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 09/11 A 13/11 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO, RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS E O TEXTO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

Discurso Direto e Indireto (Texto explicativo para leitura NÃO PRECISA COPIAR)

Discurso direto e indireto são tipos de discursos para inserir falas e pensamentos de personagens no gênero narrativo.

 

Discurso direto

Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador.

É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos:

O aluno afirmou:
- Preciso estudar muito para a prova.

O réu afirmou: "Sou inocente!"

No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.

Discurso indireto

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos:

O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O réu afirmou que era inocente.

Além disso, também são utilizados verbos de elocução para anunciar o discurso, além de conjunções que separam a fala do narrador das falas dos personagens (que e se).

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 30 A 32 (na página 32 não é para fazer os exercícios “a” e “b” do final).

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 03/11 A 06/11 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 26 A 29.

 

(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00 PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

Estudo das características do texto dramático, leitura e exercícios.

 

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10 A 30/10 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

TEXTO EXPLICATIVO: O TEXTO DRAMÁTICO (TEATRAL)

 

É um tipo textual derivado do texto narrativo, tendo como principal característica ser escrito para ser representado. Geralmente não tem narrador e predomina a 2ª pessoa (tu, vós).

Estudaremos os principais elementos que estão presentes em sua composição.

Para direcionar a encenação, o texto teatral ou dramático possui elementos muito particulares, tais como:

Prólogo: texto inicial usado para situar o leitor do que vai encontrar na peça teatral ou trazer uma introdução aos fatos que ocorrem em seu enredo.

Atos: significa um momento de uma obra e corresponde a tudo que acontece em um mesmo período, no mesmo dia ou ano.

Cenas: os atos podem se dividir em cenas que são indicadas pelas entradas e saídas das personagens no palco. Atualmente, os atores simplesmente dividem o texto em cenas e quase já não utilizam os atos.

Epílogo: é o final, o desfecho e fecha de forma lógica o drama desenvolvido nas cenas anteriores.

Rubricas: indicações de cena, descrevem o que acontece em cena, se é dia ou noite, o local,  etc. Normalmente ficam em linhas separadas, entre parênteses e escritas em itálico.

 

Texto principal, as falas dos atores. É constituído por:

Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;

Diálogo – falas entre duas ou mais personagens;

Apartes – comentários de uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocutor.


FORMAS DO GÉNERO DRAMÁTICO

Tragédia
Comédia
Drama
Teatro Épico.

 

Estrutura interna – uma peça de teatro divide-se em:

Exposição – apresentação das personagens e dos antecedentes da ação.

Conflito – conjunto de peripécias que fazem a ação progredir.

Desenlace – desfecho da ação dramática.

 

PERSONAGENS

Classificação quanto à sua concepção:

Planas ou personagens-tipo – não alteram o seu comportamento ao longo da ação. Representam um grupo social, profissional ou psicológico);

Modeladas ou Redondas – evoluem ao longo da ação, as suas atitudes e comportamentos vão-se alterando e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador.

Classificação quanto ao relevo:

protagonista ou personagem principal
personagens secundárias
figurantes

 

EXERCÍCIOS

 

Leia o texto abaixo e responda às questões 1, 2 e 3

 

Busca Ao Tesouro

MONTEIRO LOBATO

    1ª CENA

    Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e     tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

   Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

    Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

    Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

    Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)

    Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

     Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.

    Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?

    Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar. Emília: E então, está preparado?

    Pedrinho: Preparado prá que?

    Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

    Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

    Emília: O que você vai procurar.

    Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

    Emília: Porque você foi o escolhido. Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

     2ª CENA

    Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou…

    Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?

    Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

    Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

    Visconde: Posso ir com você?

    Pedrinho: Eu acho que pode.

    Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

    Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

    3ª CENA

    Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

    Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

    Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

    Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

    Cuca: Repartirei a metade com você, está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência… Então eu vou.  

          

1.O texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens. Essas características são:

 

b.(   )de uma notícia

c .(   )de uma narrativa ficcional

d.(   ) de uma carta

 

2.Que personagens atuam nessas cenas?

 

3.As frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas servem?

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10


Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 7ºA/C

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 27/10

 

ATENÇÃO: RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

EXERCÍCIOS (TIPOS DE SUJEITO)

 

Leia:

Quem inventou a pipoca?

    O nome do inventor e a data da criação são desconhecidos. O que se sabe é que a pipoca surgiu na América, onde o alimento já era consumido há cerca de 4 mil anos. Os astecas, por exemplo, que viviam na região onde fica o atual território do México, usavam a pipoca em rituais para homenagear os deuses. O alimento só se expandiu pelo mundo por volta de 1890 e se tornou popular nos Estados Unidos quando técnicas que facilitavam a plantação do milho foram desenvolvidas.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>. 

Questão 1 – “O nome do inventor e a data da criação são desconhecidos.”. Identifique o sujeito dessa oração:

  

Questão 2 – O sujeito, identificado acima, classifica-se como:

 

Questão 3 – “[…] usavam a pipoca em rituais para homenagear os deuses.”. Aponte o sujeito do verbo em destaque nessa parte do texto:

 R:

Questão 4 – Registra-se a presença de sujeito indeterminado em:

a)“Quem inventou a pipoca?”

b)“O que se sabe é que a pipoca […]”

c)“O alimento só se expandiu pelo mundo por volta de 1890 […]”

d)“[…] e se tornou popular nos Estados Unidos […]”

 

Questão 5 – Grife o núcleo do sujeito da frase a seguir:

 “[…] o alimento já era consumido há cerca de 4 mil anos.”

 

Questão 6 – Na construção do texto lido, predomina o emprego do sujeito:

a)simples

b)composto

c)indeterminado

 

Leia:

 

    Quando vemos TV, lemos revistas ou navegamos na internet, costumamos encontrar anúncios que encorajam o exercício mental. Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas, dando-lhes treinamento diário – executar tarefas que vão desde memorizar listas e solucionar quebra-cabeças até calcular o número de árvores de um parque. Isso pode parecer um recurso publicitário, mas, na realidade, tem embasamento real na neurobiologia. Pesquisas recentes, embora feitas principalmente com ratos, indicam que o aprendizado potencializa a sobrevivência de novos neurônios no cérebro adulto. E quanto mais desafiador for o problema, maior o número de neurônios envolvidos no processo. Acredita-se que esses neurônios estão disponíveis para ajudar em situações em que a mente é sobrecarregada. Parece que o treinamento mental fortalece o cérebro da mesma maneira que o exercício físico modela os músculos. (…)

“Revista Scientific American” – Edição Especial – Nº 40 – p.63. 

Questão 7– “Quando vemos TV, lemos revistas ou navegamos na internet, costumamos encontrar anúncios […]”. Identifique o sujeito nessa passagem inicial do texto:

 

Questão 8 – “Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas, dando-lhes treinamento diário […]”. Localize o sujeito dessa frase:

 

Questão 9 – Isso pode parecer um recurso publicitário, mas, na realidade, tem embasamento real na neurobiologia.”. A que se refere o sujeito em destaque?

 

Questão 10 – Registra-se a presença de sujeito indeterminado na frase:

a)“Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas […]”

b)“Pesquisas recentes, embora feitas principalmente com ratos, indicam que o aprendizado […]”

c)“[…] E quanto mais desafiador for o problema […]”

d)“Acredita-se que esses neurônios estão disponíveis […]”

 

Questão 11 – Há o predomínio no texto do sujeito:

a)simples

b)composto

c)indeterminado

 

Questão 12 – Grife o núcleo do sujeito da frase a seguir:

 “Pesquisas recentes, embora feitas principalmente com ratos, indicam que o aprendizado potencializa a sobrevivência de novos neurônios no cérebro adulto.”

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 19/10


Atividade Língua Portuguesa

 

Atividade para entregar até dia 20/10/2020

 

Atenção: Esta Atividade de Revisão é referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020.

Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail   geisa19@hotmail.com

 

Atividade de Revisão (Clique no link abaixo e responda às questões)

 

https://forms.gle/Eb1qrARc4eezKDsU8

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 07/10/20

 

ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

- Atividade na apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.

Páginas 29 a 31 (exercício 1 – quadro)

Atividade 5 nas páginas 34 a 37.

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 

 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 29/09/20

 

ATENÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTO DEVE SER FEITA EM FOLHA SEPARADA COM NOME COMPLETO E SÉRIE DO ALUNO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DE TODO O TEXTO DE FORMA LEGÍVEL E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).


 


 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

                Faça uma pesquisa (Google) sobre o tema “Cyberbullying” e escreva um texto expondo a sua opinião sobre esse assunto. O texto deverá ter características do gênero “Artigo de opinião” (conforme estudado na atividade da semana 17/08 a 21/08) com no mínimo 15 linhas.

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 

 

 



Atividade Língua Portuguesa


ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

- Atividade na apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividades 1 e 2 nas páginas 20 a 28.

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ  11/09
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para entregar até dia 15/09/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e responda às questões)


Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola


ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/09/20

ATENÇÃO: LEIA OS TEXTOS E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).


TEXTO 1:



TEXTO 2:

TEXTO 3:
DataSenado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia
Elisa Chagas | 12/08/2020, 12h10
Fonte: Agência Senado

Entre os quase 56 milhões de alunos matriculados na educação básica e superior no Brasil, 35% (19,5 milhões) tiveram as aulas suspensas devido à pandemia de covid-19, enquanto que 58% (32,4 milhões) passaram a ter aulas remotas. Na rede pública, 26% dos alunos que estão tendo aulas online não possuem acesso à internet. Esses são alguns dos dados de pesquisa do Instituto DataSenado sobre a educação na pandemia, divulgada nesta quarta-feira (12).
O levantamento foi apresentado pelo senador Flávio Arns (Rede-PR), vice-presidente da Comissão de Educação (CE), em uma live nas redes sociais. A apresentação contou com a participação de representantes do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e dos movimentos Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação.  
Para Arns, os dados chamam a atenção para a grande parcela de brasileiros que depende do ensino público e fica desassistida neste período. 
“A pandemia tem mostrado a face da desigualdade no Brasil e esse dado mostra que no acesso à educação isso não tem sido diferente. Nossa responsabilidade deve ser garantir que todos tenham as mesmas oportunidades. Só assim poderemos avançar como país”, analisa. 
Os dados revelam que, na opinião de 63% dos pais de alunos que tiveram aulas remotas, a qualidade do ensino diminuiu. O levantamento mostra ainda que 75% dos pais cujos filhos tiveram aulas remotas nos últimos 30 dias preferem que as aulas voltem a ser presenciais somente quando a pandemia acabar. 
A pesquisa concluiu que estamos vivendo em uma realidade preocupante, principalmente no que diz respeito aos quase 18 milhões de estudantes da educação básica, pois são alunos que dependem mais dos recursos de aulas presenciais. 
Na opinião de Arns, o grande número de brasileiros com aulas suspensas e a percepção de queda da qualidade do ensino comprovam que os impactos da pandemia na educação são severos e exigem medidas articuladas entre os sistemas de ensino no país.  
“Assim como a saúde e a economia, a educação também está sendo fortemente impactada pela pandemia. São milhões de brasileiros sem qualquer alternativa de ensino neste período e precisamos de um plano articulado entre União, estados e municípios para enfrentar essa realidade”, destacou o senador.
A pesquisa do Instituto DataSenado mostra que a diferença entre a educação na rede pública e na rede privada também se revela no acesso dos alunos à internet. Dos lares cujos estudantes estão tendo aulas remotas na rede pública, 26% não possuem internet. Já na rede privada, o percentual cai para 4%. Ainda segundo os resultados, o celular (64%) e o computador (24%) são os equipamentos mais utilizados para acessar os materiais de estudo.  
O levantamento também revelou que sete em cada dez pais entrevistados, cujos filhos tiveram aulas remotas nos últimos 30 dias, relataram que o filho recebeu as atividades por meio on-line e outros 20% buscaram o material na escola de ensino infantil, fundamental e médio.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de julho. Foram entrevistados por telefone 2,4 mil brasileiros com 16 anos ou mais, em amostra representativa da população brasileira. Os resultados foram analisados considerando dois grupos: pais que têm filhos que frequentam escola ou faculdade e participantes da pesquisa que são alunos de escolas ou faculdades.
O Instituto DataSenado foi criado em 2005, com a missão de acompanhar, por meio de pesquisas, enquetes e análises, a opinião pública brasileira sobre o Senado, a atuação parlamentar e temas em discussão no Congresso Nacional.

QUESTÕES:

Após a leitura dos textos apresentados responda às questões em seu caderno.

1.A linguagem usada nos textos 1 e 2 é a linguagem não-verbal. Faça uma breve descrição das imagens:
Texto 1
Texto 2








2.As imagens têm relação entre si? Elas falam sobre o mesmo tema? Qual o tema predominante?

3.As imagens têm relação com o Texto 3? Por quê?

4.Qual o tema abordado no Texto 3?

5. A que tipo textual pertence o Texto 3?

6. A qual gênero textual pertence o Texto 3?

7. Elabore uma manchete para os textos 1 e 2?

8. “Assim como a saúde e a economia, a educação também está sendo fortemente impactada pela pandemia. São milhões de brasileiros sem qualquer alternativa de ensino neste período e precisamos de um plano articulado entre União, estados e municípios para enfrentar essa realidade” Quem é o responsável por esse discurso no texto?

9. Expresse a sua opinião sobre o seguinte trecho:
“A pandemia tem mostrado a face da desigualdade no Brasil e esse dado mostra que no acesso à educação isso não tem sido diferente. Nossa responsabilidade deve ser garantir que todos tenham as mesmas oportunidades. Só assim poderemos avançar como país”

10.Expresse a sua opinião sobre o texto 1.










ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 17/08 A 21/08 – 7ºA/C

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

TEXTO DE OPINIÃO
GÊNERO: ARTIGO DE OPINIÃO

                Gênero textual, do tipo argumentativo, que visa convencer ou persuadir o outro sobre determinada ideia, por meio de um processo argumentativo.
                Estrutura do artigo de opinião:
                -Introdução: etapa importante que predispõe o leitor a prosseguir a leitura ou abandoná-la. Você pode usar uma definição, elaborar uma pergunta, expor uma tese, contar um pequeno caso etc.
                -Desenvolvimento: os parágrafos devem articular os argumentos, mostrando suas inter-relações. Argumentos são enunciados (frases) que sustentam a tese do autor, podem se basear no consenso, em provas concretas, em raciocínio lógico e na competência linguística. Utiliza-se expressões como: apesar disso, além disso, conforme o exposto etc.
                -Conclusão: etapa que pode finalizar o processo de convencimento proposto ao longo do texto ou comprometê-lo. Pode resumir os seus argumentos, propor um comportamento, surpreender o leitor etc.
                O público-alvo são os leitores dos textos, para quem o autor escreve. Para atingi-lo, o autor define a linguagem mais adequada, de acordo com o perfil desse público. Predomina o uso da norma-padrão, ou seja, sem variações.
                Você sabe o que é um argumento?
                Trata-se da prova usada para afirmar ou negar um acontecimento, ideia lógica relacionada entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida.

EXERCÍCIOS

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO

TEXTO: O Futuro da Educação
Adriana Karam Koleski, mestre em Educação pela De Paul University (Chicago), é Superintendente educacional do Grupo Educacional Opet.

Há algum tempo, assisti uma apresentação do TED (organização devotada a divulgar ideias através de palestras curtas, mas poderosas) sobre o ensino de programação de computadores para meninas como uma ferramenta de empoderamento. A palestrante Reshma Saujani apresenta os resultados de seu projeto social em que meninas aprendem a assumir riscos e a lidar melhor com a busca de perfeição, enquanto passam pelas etapas de transformação de ideias em programas.
Depois de estudar sobre o tema e dirigir uma escola que é aberta à implantação de inovações educacionais, posso dizer que ensinar crianças e adolescentes a programar é uma ferramenta de empoderamento e construção de muitas outras competências necessárias ao cidadão do século 21. Ela pode ensiná-los a desenvolver caminhos para solucionar problemas, bem como empreender suas ideias ou projetos, usando a tecnologia como plataforma de desenvolvimento.
Num mundo em que consumimos muita tecnologia, oferecer oportunidade de criar seus próprios jogos, animações ou brinquedos de algum modo espelha a tendência de dar à criança material para construir seus próprios objetos digitais de diversão. Isso desenvolve sua autoria e protagonismo. Não digo que esta deva substituir a brincadeira no mundo real, em contato com outras pessoas, tão fundamental para a construção da identidade e do conhecimento de crianças e adolescentes. Mas a presença da tecnologia é inegável na rotina deles. Então, por que não oferecer a possibilidade de desenvolver competências ligadas à criação e assumir protagonismo nesse mundo virtual também?
Isso não vale apenas para aqueles que um dia seguirão carreira na área tecnológica. Segundo Mitch Resnick, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, aprender a programar desenvolve competências necessárias para a vida pessoal e profissional de inúmeras áreas, tais como partir de uma ideia e chegar a um produto; experimentar novas ideias; quebrar problemas complexos em partes mais simples; colaborar com outras pessoas para enriquecer projetos; e manter persistência e perseverança, encarando a frustração quando as coisas não saem como imaginado. Essas são ou não são competências importantíssimas e que queremos ver nas novas gerações? Apresentar a oportunidade de desenvolvimento delas a partir do ensino da programação pode ser um canal para darmos significado diferente ao processo de aprendizagem.

1.Sobre o primeiro e o segundo parágrafo do artigo de opinião, responda:
a)Que fato  autora relata no primeiro parágrafo do texto?
b)No segundo parágrafo, ela relata outro fato ou se posiciona em relação ao fato relatado no primeiro parágrafo? Justifique sua resposta.

2.Releia a pergunta presente no último parágrafo do texto:

“Essas são ou não são competências importantíssimas e que queremos ver nas novas gerações?”

A quem a autora do artigo de opinião dirige essa pergunta? Ela espera uma resposta a essa pergunta? Explique.

3.No último parágrafo, a autora fala de Mitch Resnick.
a)Quem é Mitch Resnick? A autora do artigo concorda com as ideias dele?
b)Por que ela menciona as opiniões de Resnick sobre o assunto discutido?

4.Onde esse texto foi publicado?

5.Quem é a autora do texto e quais são suas qualificações?

6.Ela tem qualificações adequadas para tratar do assunto do texto? Explique.

7. Qual é o tipo de texto?

8. A qual gênero textual pertence?



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).


TEXTO EXPLICATIVO: TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

            Na língua portuguesa, as orações organizam-se em torno de verbos. Partindo deles, portanto, podemos identificar os constituintes básicos das orações. Agora você vai conhecer os chamados termos essenciais da oração: o sujeito e o predicado.

SUJEITO: é o ser sobre o qual se faz uma declaração.
PREDICADO: é tudo o que se diz a respeito do sujeito.

O menino recebeu um elogio dos coordenadores.
Sujeito            Predicado

Entre as palavras que compõem o sujeito e o predicado de uma oração, há sempre uma principal, que concentra o significado desses termos. Essa palavra recebe o nome de núcleo.
            Na frase anterior o núcleo do sujeito é “menino” e o núcleo do predicado é “recebeu”. Se eu retirar essas palavras da frase, ela fica totalmente sem sentido.

O Sujeito pode ter como núcleo
O Predicado pode ter como núcleo
Substantivo, pronome, numeral.
Verbo, adjetivo, pronome, numeral

Tipos de Sujeito:

            O sujeito de uma oração pode ser expresso por uma ou mais palavras encadeadas ao verbo. Nesses casos, ele se classifica de acordo com o número de núcleos.

Sujeito Simples: tem um só núcleo.
A Princesa Adormecida espera.
 SujeitoNúcleo

Sujeito Composto: tem mais de um núcleo.
Eros e Psique são personagens mitológicas.
SujeitoNúcleos

Sujeito Oculto (ou Desinencial): quando o sujeito só pode ser identificado por meio da desinência verbal e do contexto.
(Eu) Pedi um conselho ao poeta.
Sujeito

Sujeito Indeterminado: quando há verbo em 3ª pessoa.
Chamam esta arte de xilogravura.

Sujeito Inexistente (oração sem sujeito): orações com verbos impessoais, ou seja, com verbos cujas ações não podem ser atribuídas a nenhuma pessoa.
milênios a xilogravura perdura.

Tipos de Predicado:

Predicado Verbal: o núcleo é um verbo nocional.
Calvin se escondeu de sua mãe.

Predicado Nominal: presença de verbo de ligação, o núcleo é predicativo do sujeito (característica do sujeito)
Ele está invisível.
Verbo de ligaçãoPredicativo do sujeito

Predicado Verbo-Nominal: tem como núcleo um verbo e um nome (predicativo do sujeito).
O sucesso tornou aquele ator arrogante.
Núcleo verboNúcleo Predicativo do sujeito

Exercícios

1)Leia:

“A fabricação de alguns alimentos requer um processamento mais complexo.”

a)Identifique o sujeito dessa oração.
b)Qual é a palavra presente no sujeito que concentra a ideia principal?
c)Identifique o predicado dessa oração.
d)Que palavra concentra a informação principal expressa no predicado?

2)Observe a oração a seguir.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente é importante.”

a)Qual é o sujeito da oração?
b)Qual é o predicado da oração?
c)Qual é o núcleo do predicado?
d)Classifique o predicado em verbal ou nominal.

3)Classifique cada verbo destacado nas orações abaixo como verbo significativo ou de ligação.

a)Caíque anda um pouco triste esses dias.
b)Pedro anda pela escola o dia inteiro!
c)Marcelo virou a mochila de cabeça para baixo, mas não encontrou a caneta.
d)Curiosamente, a pequena tartaruga cresceu e virou um animal assustador!
e)Mariana é de Araçatuba.



Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 11/08/2020

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes. Atividade 1 é para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das atividades, Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os exercícios número 06 ao 16 das páginas 5 a 10.

Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de 03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 29/07/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no link abaixo e responda às questões)


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 27 A 31/07
Coloquem as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da nota do bimestre.

Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que ainda haja dúvidas.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 28/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno do aluno (fazer a pesquisa e responder as questões), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

Pesquisa: VERBOS DE LIGAÇÃO

Faça uma pesquisa no Google, ou em livros de língua portuguesa, sobre “Verbos de ligação” e responda às seguintes questões:

1)O que são?
2)Quais são?
3)Escreva 4 exemplos de frases com verbos de ligação.
4)O que são verbos significativos? Dê exemplos.
5)Qual a diferença entre verbos de ligação e verbos significativos?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 21/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno do aluno (copiar o texto explicativo e responder as questões), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

PREPOSIÇÃO (Copiar todo este texto explicativo)

            A preposição é uma palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. A preposição estabelece ainda, uma certa relação de dependência entre elas.
Exemplo: É uma questão fácil de resolver.
Preposições mais usadas: a, ante, até, após, de, desde, em, entre, com, contra, para, por, perante, sem, sobre, sob, como, conforme, segundo, durante, fora, exceto etc.

LOCUÇÃO PREPOSITIVA

            Conjunto de palavras com valor e emprego de preposições: atrás de, através de, embaixo de, a fim de, de acordo com, por causa de, longe de, perto de, ao redor de, junto a, ao lado de, apesar de, por trás de, acerca de, cerca de, de conformidade com etc.
Exemplo: Eram agradáveis para com os amigos.

COMBINAÇÕES E CONTRAÇÕES

            Ocorre quando há a ligação de uma preposição e um artigo ou pronome.

COMBINAÇÃO:
A (preposição) + O(S) (artigo) = AO(S)
A + ONDE = AONDE

CONTRAÇÕES:
DE + O(S) = DO(S)
DE + A(S) = DA(S)
EM + O(S) = NO(S)
EM + A(S) = NA(S)
EM + ELE(S) = NELE(S)
EM + ELA(S) = NELA(S)
DE + ALI = DALI
DE + AQUI = DAQUI
DE + ELE(S) = DELE(S)
DE + ELA(S) = DELA(S)
A + A(S) = À(S)

VALOR SEMÂNTICO (EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES)

            As preposições podem ser empregadas em vários sentidos. É necessário interpretar a frase para sabê-las. Observe alguns exemplos:
MEIO: Chegou de carro.
ORIGEM: Voltou de Bauru.
COMPANHIA: Saiu com os colegas.
FALTA OU AUSÊNCIA: Vivia sem dignidade.
FINALIDADE: Trabalhava para sobreviver.
MODO: A menina falava com desembaraço.
OPOSIÇÃO: Sou contra a corrupção.
TEMPO: Ano após ano, é a mesma coisa.
CONTEÚDO: Tomou uma xícara de chá.
VALOR: Mensalidade de cinquenta reais.
LUGAR: Morava em um local deserto.
CAUSA: Morreu de desgosto.
MATÉRIA: Usava um vestido de algodão
POSSE: O carro de Maria é antigo.
ASSUNTO: Conversamos sobre cinema.

EXERCÍCIOS (Escreva somente as respostas no caderno)

1.Circule as preposições das frases:
a)Conversamos sobre nossos estudos.
b)Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c)Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d)A criançada partiu para o acampamento.
e)Aquela chácara é de meus tios.
f)A excursão chegará a Manaus hoje.
g)Você já viajou de avião?
h)Contamos com poucos recursos para concluir a obra.

2.Complete com a preposição adequada:
a)Saí __________ meus pais.
b)Estamos __________ luz há alguns minutos.
c)Minha família morou __________ Pernambuco vários anos.
d)Minha mãe gostava ________ conversas ______ arte.
e)_____________ o juiz, ele não abriu a boca.
f)Estarei ________ Curitiba na próxima quinta-feira.
g)Deteve-se um instante _______ observar o movimento _____ pedestres.

3.Aponte a preposição e diga o valor semântico na frase:
a)A cantora esteve em nossa cidade recentemente.
Valor Semântico: Lugar
b)É importante que você leia um bom livro sobre educação.
c)Jogamos até o entardecer.
d)Dancei com Joana a noite toda.
e)Estamos preparados para enfrentar a subida.
f)Você tem algum projeto para tornar a cidade mais bonita?
g)Não perdeu a calma durante a competição.
h)Os pratos são de porcelana.
i)É fundamental lutarmos contra essa lamentável situação.
j)Nunca viajei de navio.

4.Use todas as preposições abaixo para ligar as frases:
Até – desde – após – a – sobre – sem – perante – para
a)Fomo ____ várias lojas.
b)Saímos ____ as 10 horas.
c)Comprei um lenço ____ você.
d)Estou gripada ____ sábado.
e)Corremos ____ a esquina.
f)Conversamos ____ o assunto.
g)Todos são iguais ____ a lei.
h)Prefiro chá ____ açúcar.

5.Aponte as preposições presentes no texto publicitário e a relação semântica (significado do emprego) que apresenta:



 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 14/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no formulário do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as respostas, não precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem automaticamente para a professora).
Se não conseguir abrir o formulário do Google, deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas e a letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou emailgeisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

ATIVIDADE AVALIATIVA MENSAL

A atividade pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o link: https://forms.gle/pX6A87ENeGmhU5Q37

Se não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no caderno um gabarito com número das perguntas e a letra das respostas. Depois enviar via WhatsApp, ou email.

1)O que são Variações Linguísticas?
a)Tipos de palavras.
b)Tipos de textos.
c)Mudanças nos verbos das frases.
d)Mudanças naturais na língua por fatores históricos e culturais.

2)Marque a alternativa que tem todos os tipos de variações linguísticas.
a)diacrônica, coloquial, denotativa, conotativa.
b)diacrônica, diastrática, diatópica, diafásica.
c)diastrática, diatópica, não verbal, conotativa.
d)diafásica, diastrática, denotativa, coloquial.

3)        ”Furaro os óio do Assum Preto
            Pra eles assim, ai, cantá mió
As palavras destacadas são marcas de:
a)Linguagem não verbal.
b)Variações linguísticas.
c)Classes de palavras.
d)Verbos

4)Preconceito Linguístico é...
a)quando tratamos as variações como erros puros.
b)variações literárias.
c)quando há presença de linguagem formal.
d)quando tratamos as variações como acertos.

5)O Gênero Entrevista é um texto do tipo...
a)Narrativo.
b)Informativo (jornalístico)
c)Descritivo
d)Prescritivo

6)Marque a alternativa que expresse características do Gênero Reportagem.
a)Somente relata acontecimentos do cotidiano.
b)Somente relata sobre a vida de uma pessoa.
c)Narra acontecimentos com linguagem criativa.
d)Extrapola os limites da notícia, é mais aprofundada e longa. Exige pesquisa e tenta entender causas do fato.

7)Marque a frase em que temos uma Locução Verbal.
a)Fomos ao zoo ver o leão.
b)Deve haver uma saída.
c)Silêncio no estúdio!
d)Não havia como adiar a cirurgia.

8)Linguagem simples e clara, imparcialidade, objetividade, uso de verbos na 3ª pessoa, são características de textos...
a)Poéticos
b)Narrativos
c)Jornalísticos
d)Descritivos

9)”___________, em geral, é um plano, uma programação a ser seguida. É um texto que descreve, que relata o desenvolvimento de algo (uma entrevista, um filme, uma apresentação entre outras possibilidades).” (Caderno do aluno, vol. 2, pág. 22)
Indique a palavra que pertence a essas características.
a)Pesquisa
b)Notícia
c)Entrevista
d)Roteiro

10)Marque a alternativa que apresenta todas as características da estrutura textual da imagem abaixo.

a)Nome do jornal, Manchete, Lead (lide), Imagem ilustrativa, Corpo do texto.
b)Título, Corpo do texto, Imagem ilustrativa.
c)Nome, Data, Lead, Corpo do texto, Imagem ilustrativa.
d)Manchete, Título, Imagem ilustrativa.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 07/07/2020

Atenção: O aluno deve responder às questões interpretativas no caderno, NÃO precisa copiar o texto e as questões, depois tirar uma foto e enviar via WhatsApp privado, ou email geisa19@hotmail.com, ou plataforma Classroom.

Leia o texto a seguir (Não precisa copiar):

Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista - Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...)
Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?
Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece. 
Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)
Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada

Responda às questões no caderno (Não precisa copiar):

1)A que gênero textual pertence este texto?
2)Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?
3)Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?
4)Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
5)A que tipo textual pertence este texto?
6)De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.
7)Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 30/06/2020

Atenção: O aluno deve copiar o texto sobre o Gênero Entrevista no caderno, fazer atividades do Caderno do Aluno (Volume 2), responder às questões 1 e 2, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com

Gênero Entrevista

É um texto do tipo informativo em que duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) conversam e perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a obter informações necessárias por parte do entrevistado.
Os repórteres entrevistam as suas fontes para obter destas declarações que validem as informações apuradas, ou que relatem situações vividas por personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a produzir a matéria.
A partir da pauta os repórteres fazem uma pesquisa sobre o entrevistado e desenvolvem um roteiro com as perguntas que serão feitas.

Agora leia a entrevista das páginas 20 e 21 do Caderno do Aluno, volume 2 e responda as atividades das páginas 22 e 23 (Atividade 2 – Entrevistas em Análise: Estrutura e Intencionalidades)

Responda no caderno:
1.Se você pudesse entrevistar alguém, que você entrevistaria? Por quê?
2.Elabore 3 perguntas que faria ao seu entrevistado.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 23/06/2020

Atenção: Essa atividade deve ser feita na Apostila “Aprender Sempre”, responder as questões, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com

Na Apostila “Aprender Sempre” devem responder aos exercícios 1 ao 5. Exercícios sobre Variação linguística que pesquisaram na semana passada.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 16/06/2020

Atenção: Essa atividade deve ser feita no caderno, copiar as questões e respondê-las, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com

Faça uma pesquisa na internet (Google) ou algum outro livro de língua portuguesa sobre o tema “Variação Linguística” e responda às seguintes questões:

1.O que é Variação Linguística?
2.Quais são os tipos de variações linguísticas existentes?
3.O que é Preconceito Linguístico?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

                                                                                                                               
Atividade de Língua Portuguesa

Para ser entregue até o dia 27/05/2020

Atenção: Não é preciso copiar o texto. Entregar somente respostas no caderno via whats ou email (geisa19@hotmail.com).

Tema: Concordância Nominal (CN)

Leia o resumo explicativo sobre o tema

Concordância Nominal: ocorre quando há flexão (mudança) de um termo (artigo, adjetivo, pronome,...) para concordar com um substantivo. Essa flexão é feita em gênero (masculino ou feminino) e em número (plural ou singular).
Exemplo:       O amigo verdadeiro.
                        As amigas verdadeiras.

Casos Específicos:
CN com pronomes pessoais: o pronome pessoal e o adjetivo concordam em gênero e número.
Ele é falador.           Eles são faladores.
Ela é faladora.          Elas são faladoras.

CN com vários substantivos: o adjetivo concorda em gênero e em número com o substantivo mais próximo ou a forma masculina plural.
Pediu a mochila e livro emprestado.
Pediu o livro e a mochila emprestada.
Pediu o livro e a mochila emprestados.

CN com vários adjetivos: o substantivo fica no singular quando há vários adjetivos no singular que se encontram determinados por artigos. Sem os artigos, o substantivo fica no plural.
A professora simpática e a antipática.
As professoras simpática e antipática.

CN com bastante, muito, pouco, meio, barato, caro, longe: quando são adjetivos, concordam em gênero e número com o substantivo. Quando são advérbios não mudam.
Muitas joias. (adjetivo)
Estavam bastante preocupados. (advérbio)

CN com é permitido e é proibido: quando essas expressões estiverem acompanhadas de um artigo, o adjetivo muda em gênero e número. Sem artigo não muda.
É permitida a entrada de animais.
É permitido entrada de animais.
OBS: também seguem essa regra, é necessárioé preciso e é bom.

CN com mesmo e próprio: concordam em gênero e número com o substantivo quando atuam como adjetivo na mesma função.
Na própria casa.
No próprio escritório.
OBS: também seguem essa regra, obrigado, quite, anexo e incluso.

CN com Menos: é invariável, ou seja, Não Muda.
Menos alegria.
Menos problemas.

EXERCÍCIOS (Somente respostas no caderno)

Faça a concordância correta indicando o termo que completa a frase:

1.Tenho [   ] razões para julgá-lo. (   ) bastante (   ) bastantes
2.Viveram situações [   ] tensas. (   ) bastante (   ) bastantes
3.Achou-me com palavras [   ] tortas. (   ) meio (   ) meias
4.Os processos estão [   ]  na pasta. (   ) incluso (   ) inclusos
5.Estas casas custam [   ] . (   ) caras (   ) caro
6.Seguem [   ] as faturas. (   ) anexa (   ) anexas
7.Vocês estão [   ] com a mensalidade? (   ) quite (   ) quites
8.Água é [   ] para rejuvenescer. (   ) boa (   ) bom
9.Quando cheguei era meio-dia e [   ] . (   ) meia (   ) meio
10.As meninas me disseram [   ] . (   ) obrigada (   ) obrigadas
11.Em  [   ] vão os documentos. (   ) anexo (   ) anexos
12.É [   ] entrada de crianças. (   ) permitido (   ) permitida
13.As camisas estão [   ] . (   ) caro (   ) caras
14.Seu pai já está [   ] com o meu? (   ) quite (   ) quites
15.Esperava [   ] pergunta na prova. (   ) menas (   ) menos
OBSERVAÇAO: Não se esqueça de fazer a sua AAP de língua portuguesa e tirar a foto do gabarito com o seu nome para enviar no whats da professora, ou pelo email geisa19@hotmail.com . Até o dia 22/05/2020.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05




Atividade: Produção de gênero jornalístico (Reportagem)
Para ser entregue até 19/05/2020

H

Faça uma pesquisa sobre o tema “Isolamento social” e escreva uma reportagem sobre o tema com no mínimo 20 linhas.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05




1.Leia e responda às perguntas abaixo:

Estado começa a equipar salas de cinemas de R$1 Onze municípios 
serão beneficiados até o fim do ano
O governo do estado iniciou distribuição dos equipamentos para as
 salas populares de cinemas que serão criados em municípios do interior, 
com ingresso
 a um real. Até o fimdeste ano, devem ser instaladas 11 salas.
As primeiras cidades beneficiadas são Mesquita, Belford Roxo, São João de Meriti e Japeri. Já os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Mangaratiba, Carapebus, Santo Antônio de Pádua, Itaboraí, Duas Barras e Mendes serão atendidos até o fim do ano.
As prefeituras oferecem os espaços e recuperam as instalações e o governo do estado fornece os equipamentos necessários para o funcionamento das salas, como projetor, DVD player, videocassete, uniforme, caixas acústicas, tela de projeção e cortinas.
Em 2003, a Secretaria Estadual de Cultura realizou uma pesquisa e detectou que, dos 92 municípios fluminenses, 62 deles (67% do total) não tinham uma sala de cinema.
(O Globo. 12/06/2004)
a)Quem? 

b)O quê? 

c)Quando?

d)Onde?

e)Como?

f)Por quê?


2. Desenhe no caderno a notícia e identifique as partes do texto jornalístico:





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Lista de exercícios de concordância verbal

01. Indique a única frase que se preenche corretamente apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.
a) Muitos de nós ___ pela alfabetização dos povos. (lutam - lutamos)
b) A maioria dos indivíduos ___ com uma vida digna. (sonha - sonham)
c) ___ -se, antigamente a leis extremamente severas. (obedecia - obedeciam)
) ___ da ignorância o subdesenvolvimento e a miséria. (nasce - nascem)
e) ___-se lado a lado a miséria e a doença. (encontra - encontram)

02. As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
a) Não se imputem aos adolescentes de hoje a exclusiva responsabilidade pelo fato, lastimável, de aspirarem a tão pouco.
b) A presença maciça, em nossas telas, de tantas ficções, não nos devem fazer crer que sejamos capazes de sonhar mais do que as gerações passadas.
c) Se aos jovens de hoje coubesse sonhar no ritmo das ficções projetadas em nossas telas, múltiplos e ágeis devaneios se processariam.
d) Ficaram como versões melhoradas da nossa vida acomodada de hoje o vestígio dos nossos sonhos de ontem.
e) Ao pretender que se mobilize os estudantes para as exigências do mercado de trabalho, o professor de nossas escolas impede-os de sonha

 03. Assinale a opção em que a norma culta da língua admite só uma concordância verbal:
a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do que está falando.
b) Um e outro protestaram contra a derrubada de eucaliptos.
c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o vigário.
d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os cupins.
e) Iam dar seis horas no relógio da praça.

04. Não há erro de concordância nesta alternativa:
a) Alugam-se apartamentos com grande dificuldade por aqui.
b) Ainda faltam resolver algumas questões de gramática.
c) Aconteceu, depois que o conheci, muitas alegrias.
d) Acordar, trabalhar e dormir são, atualmente, a atividade do meu dia.
e) Era onze horas da noite quando concluímos a matéria.

05. Assinale a alternativa desse exercício que preenche, corretamente, as lacunas do texto. “A Polícia Civil apreendeu 415,4 quilos de crack ___ em uma casa na Avenida Salim Farah Maluf. No local, também ___ dois quilos de maconha. Um homem de 28 anos e um adolescente de 17 __ .”
a) escondidos, havia, foram detidos
b) escondido, havia, foram detido
c) escondidos, haviam, foi detido
d) escondido, haviam, foram detidos
e) escondidos, havia, foram detido

06. A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é:
a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos.
b) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial.
c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito.
d) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula.
e) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha.

07. Leia: “[Eu] Disse que competência não era uma coisa tão relativa assim, que seriam as mesmas, para ele e para mim, as expectativas sobre a competência que deveria trazer consigo o cirurgião cardiovascular que…” Se substituíssemos “expectativas” por “expectativa”, quantas outras palavras precisariam obrigatoriamente de ajuste para fins de concordância?
a) uma
b) duas
c) três
d) quatro
e) cinco

08. “O Hatha yoga pradipika, sagrada escritura do hatha yoga, escrita no século 15 da era atual, diz que, antes de nos aventurarmos na prática de austeridade e códigos morais, devemos nos preparar. Autocontrole e disciplina sem preparação adequada ___ criar mais problemas mentais e de personalidade do que paz de espírito. A beleza dessa escritura é que ela resolve o grande problema que todo iniciante enfrenta: dominar a mente.
Devido ___ abordagem corporal, o hatha yoga ficou conhecido – de modo equivocado – como uma categoria de ioga ___ trabalha apenas as valências físicas (força, flexibilidade, resistência, equilíbrio e outras), quase como ginástica oriental. Isso não é verdade”. (Ciência Hoje, julho de 2012. Adaptado.)
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com
a) pode, a essa, aonde
b) podem, a essa, que
c) pode, à essa, o qual
d) podem, essa, com que
e) pode, essa, onde

09. Indique a alternativa correta:
a) Tratavam-se de questões fundamentais.
b) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c) Precisam-se de datilógrafas.
d) Reformam-se ternos.
e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

10. Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:
a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

11.Concordância verbal incorreta:
a) V. Ex.ª é generoso.
b) Mais de um jornal comentou o jogo.
c) Elaborou-se ótimos planos.
d) Eu e minha família fomos ao mercado.
e) Os Estados Unidos situam-se na América do Norte.

12. “Asseguro a V.Sra. que não ___ incomodar ___ com a elaboração dos testes; ___ ficar tranquilo.” a) precisa, se, pode
b) precisa, se, podes
c) precisas, te, podes
d) precisais, vos, podeis
e) precisa, vos, pode

13. “Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.”
a) fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

14.Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses. I – Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se) II – Quando ele ______________ uma canção de paz, poderá descansar. (compor) III – As provas que ______________ mais erros seriam comentadas. (conter) IV – Quando eu ______________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver) a) I mantêm/mantiveram, II compuser , III contivessem, IV reouver.
b) I mantêm, II compor , III contivessem, IV reouver.
c) I mantiveram, II compuser , III conter, IV reaver.
d) I mantêm/mantiveram, II compor , III contivessem, IV reaver.
e) I mantêm/mantiveram, II compuser , III conter, IV reouver.

15. Análise abaixo as frases com sujeitos formados por expressões e indique a que apresenta concordância verbal errada.
a) Mais de um escritor representou o Brasil na conferência literária internacional.
b) Hoje, um ou outro viaja à Bahia.
c) Eles era um dos que mais fazia bagunça.
d) Mais de mil pessoas morreram com esse vírus.
e) A maior parte dos cientistas precisa de verbas governamentais.


As atividades que seguem estão no Caderno do Aluno (Apostila) do 1º Bimestre. Seguem as atividades pedidas:

  v  Atividade 1

ü  Ler o conto “A mentira e as penas” de Mara Lucia David na página 14 e 15;
ü  Responder às questões 1 e 2 no caderno;
A questão 3 deve ser feita em uma folha sulfite, ou folha do caderno de Arte, para entregar quando retornarmos às aulas normalmente.


  v  Atividade 2

Tema: Concordância verbal

Em aulas passadas, estudamos sobre concordância verbal. Para reforçar os conhecimentos adquiridos e tirar possíveis dúvidas, você deve:
ü  Ler o texto e assistir às videoaulas do site.
ü  No caderno do aluno nas páginas 15 e 16, responder às questões da “Atividade 5 – Estudo da Língua”.

  v  Atividade 3


Pesquisa: Fake News sobre Coronavírus

ü  Acessar ao link: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2020/01/28/veja-o-que-e-fato-ou-fake-sobre-o-coronavirus.ghtml do site “FATO OU FAKE” do Portal de notícias G1 e ler as Fake News sobre o corona vírus. Escolher uma das Fake News e fazer um parágrafo opinativo (4 linhas) dando a sua opinião sobre a notícia. Coloque a manchete da Fake News.
ü  Esta atividade deve ser feita no caderno.



  v  Atividade 4

Leia a notícia que está no link e responda às questões:
     1.    O quê? (fato noticiado)
     2.    Onde? (o local em que ocorreu o fato)
     3.    Quando? (data do ocorrido)
     4.    Quais os envolvidos no fato? (quem são os envolvidos)
     5.    Como? (detalhamento do fato)



OBS: Essa atividade pode ser feita no seu caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário