ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 7º ano do
ensino fundamental A ,B e C Atividades
da semana dos dias: 07/12 a 11/12/2020 Podem ser
entregues até: 11/12/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega:
Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) ATENÇAO: SEMANA DE REVISÃO
E RECUPERAÇAO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNO VERAO AS ATIVIDADES QUE
FALTAO ENTREGARE FARÃO OS EXRCICIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. EXERCICIOS
DE RECUPERAÇÃO ABAIXO DO 4º BIMESTRE PESQUISE SOBRE
EFEITO ESTUFA E A CAMADA ATMOSFERICA
E SEUS COMPONENTE. OBS:
ATIVIDADES ANTERIORES VAO AJUDAR NA PESQUISA.
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 7º ano do
ensino fundamental A e B Atividades da
semana dos dias: 30/11 ate 04/12/2020 Podem ser
entregues até: 04/12/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de
entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para
mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega
das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B). Onde será
disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classrom SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 3 – A CAMADA DE OZÔNIO Atividade que
deve ser feita esta no caderno do aluno volume 4 nas paginas
148 e 149 Quem ainda nem tiver o caderno buscar na
escola . Ou entra nesse
site
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/ |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 7º ano do
ensino fundamental A ,B e C Atividades da
semana dos dias: 23/11 a 27/11/2020 Podem ser
entregues até: 27/11/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de
entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para
mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega
das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B). Onde será
disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom Habilidades do
Currículo Paulista :Identificar, avaliar e discutir as ações humanas
responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa (como a queima dos
combustíveis fósseis, o desmatamento, as queimadas e a pecuária) a fim de
planejar e comunicar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Identificar, representar e descrever, por meio de evidências, a ação dos
raios solares sobre o planeta Terra, a relação entre a existência da vida e a
composição da atmosfera, incluindo a camada de ozônio. Atividade 2 – Combustíveis Fósseis Faça uma
pesquisa através de livros e/ou internet sobre os combustíveis fósseis no
Brasil e em outros países. Em seguida, responda às questões em seu caderno: 1) Por que a
gasolina e o diesel são chamados de combustíveis fósseis? 2) O que são
biocombustíveis? Quais são as fontes de produção dos biocombustíveis no Brasil? E em
outros países? 3) Quais fontes
de combustíveis para os meios de transporte você considera serem as menos
prejudiciais à saúde do ambiente e dos seres vivos? Justifique sua resposta e compartilhe com
a turma. 4) Que
alternativa você sugere para diminuir o consumo de produtos derivados do petróleo, uma
vez que a queima deste combustível elimina gases do efeito estufa, realçando o
aquecimento global? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C Atividades da semana dos dias: 09/11 a 13/11/2020 Podem ser entregues até: 13/11/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom Habilidades do Currículo Paulista :Identificar, avaliar e discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa (como a queima dos combustíveis fósseis, o desmatamento, as queimadas e a pecuária) a fim de planejar e comunicar propostas para a reversão ou controle desse quadro. Identificar, representar e descrever, por meio de evidências, a ação dos raios solares sobre o planeta Terra, a relação entre a existência da vida e a composição da atmosfera, incluindo a camada de ozônio. Atividade 1 – O que é Efeito Estufa? O efeito estufa e as Mudanças Climáticas A atmosfera terrestre é uma camada natural de gases com quase 1000 Km de extensão, constituída principalmente pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), e outros em menor porção, como o dióxido de carbono (CO2), o ozônio (O3), o metano (CH4,), o óxido nitroso (N2O) e o vapor d’água (H2Ovapor), que permanecem ao redor da terra em razão da força da gravidade. Esta camada de gases retém parte do calor que chega na forma de radiação solar, mantendo a temperatura média da Terra em cerca de 15ºC, sendo essa uma das principais condições para a existência de vida no planeta. Sem a atmosfera, o planeta teria temperaturas muito extremas (quentes e frias), inviabilizando a sobrevivência das espécies. Portanto, a Terra possui essa temperatura média devido ao fenômeno natural chamado de efeito estufa. Normalmente, parte da radiação solar que chega ao nosso planeta é refletida e retorna diretamente para o espaço, outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície terrestre, e uma parte é retida pela camada de gases da atmosfera (como um cobertor), permitindo que o planeta fique aquecido. O efeito estufa não é um problema, pois é um fenômeno natural do planeta. O problema é que algumas atividades humanas (emissoras de poluentes) têm provocado o aumento das temperaturas médias do planeta, acarretando sérias consequências ambientais. O aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra pode ser consequência de causas naturais, como a liberação de gás metano (CH4), por meio de arrotos e flatulências dos ruminantes, ou de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, carvão natural e desmatamento. Estas atividades agravam o aumento das emissões de gases na atmosfera, chamados de gases de efeito estufa, que colaboram com o aumento das temperaturas, principalmente o gás metano (CH4) e o dióxido de carbono (CO2). A consequência deste fenômeno resulta no aquecimento do planeta, intensificando determinados eventos climáticos extremos como tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis. Tais fenômenos apresentam graves consequências para populações humanas (especialmente as mais vulneráveis) e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e de plantas. Fonte: Elaborado especialmente para o SP faz Escola. Responda às questões em seu caderno: 1- Qual é a importância da atmosfera terrestre para o Planeta Terra? 2- Explique, considerando o texto, como se dá a ocorrência do fenômeno natural conhecido como Efeito Estufa. 3- Qual é a relação existente entre o fenômeno efeito estufa, na superfície terrestre, e o interior da casa de vidro? 4- Pesquise e descreva uma ação de natureza climática ocorrida nos últimos meses, de grande impacto social e ambiental. 5- Observe a representação do efeito estufa apresentada a seguir: A imagem esta nesse link abaixo na pagina 146 volume 4 %20MIOLO%20Completo_Corrigido.pdf faça pesquisas complementares necessárias para responder às questões a seguir: a) O que acontece com os raios solares quando chegam à superfície terrestre? São absorvidos? Refletidos? Explique, indicando a relação entre eles e o efeito estufa. b) Qual é a relação entre a intensificação da pecuária na Amazônia e as mudanças climáticas globais? c) As atividades industriais contribuem para as mudanças climáticas globais? Quais? Como? d) Quais ações podem ser efetivadas para evitar-se as mudanças climáticas globais? O plantio de árvores poderia ser uma delas? Explique. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C Atividades da semana dos dias:
03/11 a 06/11/2020 Podem ser entregues até: 06/11/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google
classroom. Como vimos, o ar que respiramos é composto por uma mistura de gases.
Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos.
Mas será que existem outros gases presentes na atmosfera? O que pode alterar
a composição natural do ar? Reflita sobre estas questões e depois faça a
leitura do texto a seguir, que apresenta um exemplo de como a composição
atmosférica pode ser alterada. Os automóveis e a poluição Os automóveis são um dos principais causadores da poluição
atmosférica. Além de intensificar a atividade industrial, o desenvolvimento
econômico aumentou o número de automóveis em circulação e, como consequência,
temos congestionamentos, principalmente nas grandes cidades. Movidos a
álcool, gasolina ou diesel, os diferentes veículos emitem gases poluentes e
agravam a poluição atmosférica. O grande problema está na quantidade de
materiais particulados e gases tóxicos que são lançados por eles na atmosfera
e são muitas vezes imperceptíveis a olho nu. Estes materiais não encontram
barreiras físicas, caminhando livremente pelo ar que respiramos, afetando
nossos pulmões e, muitas das vezes, levando ao desenvolvimento de doenças
como: asma, bronquite e alergias, além de graves doenças cardiorrespiratórias. Fonte: Elaborado especialmente para o SP faz
Escola. Após a leitura do texto, faça uma pesquisa em livros didáticos,
artigos científicos, revistas, jornais e/ou internet para responder às
seguintes questões: 1- Qual é o combustível que mais polui a atmosfera: o álcool, a
gasolina ou o óleo diesel? E quais os veículos que mais impactam a qualidade
do ar? Justifique suas respostas. 2- Que efeitos nocivos para a saúde e para o ambiente podem ser
causados pela queima dos combustíveis utilizados nos automóveis? 3- Faça uma pesquisa sobre os principais problemas causados pela
poluição do ar na região (bairro ou cidade) em que você reside. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C Atividades da semana dos dias:
26/10 ate 30/10/2020 Podem ser entregues até: 30/10/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google
classroom. A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta Terra, sendo
composta especialmente de gás nitrogênio (N2), gás oxigênio (O2), vapor
d'água (H2Ovapor), gás carbônico (CO2) e outros gases. Para aprofundar os
seus conhecimentos a respeito deste tema, analise o gráfico abaixo, que
demonstra a concentração dos principais gases que compõem a atmosfera, e
responda às questões a seguir. Fonte:
Elaborado para o SP faz Escola. Responda às questões a seguir em seu caderno: 1. Analisando o gráfico, qual o gás mais abundante na composição do
ar atmosférico? 2. Pesquise sobre os gases presentes na atmosfera apontados no
gráfico, indicando sua origem e o papel que desempenham no ambiente e/ou para os seres
vivos. 3. Como seria possível provar que existe vapor de água na atmosfera? 4. Como os gases nobres podem ser utilizados no nosso dia a dia? 5. Por que os alpinistas de altitude precisam utilizar garrafas com
gás oxigênio? |
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano:
7º ano do ensino fundamental A ,B e C Atividades
da semana dos dias: 19/10 ate 23/10/2020 Podem
ser entregues até: 123/10/2020 Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas. Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para
a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B). Onde
será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom. Habilidades
do Currículo Paulista: Reconhecer que o ar é uma mistura de gases,
identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que
podem alterar essa composição. objetivo
: conhecimento da atmosfera. Caderno
do aluno volume 4 pagina 140 . Para
iniciar esta atividade, reflita sobre algumas questões: Como
percebemos a existência do ar? Quando
sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando
os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo
dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. ... Não podemos ver o
ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem
cheiro) De
que é composta a atmosfera terrestre? Atmosfera,
camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio,
hidrogênio e gás carbônico Gases
que compõem a atmosfera Os
gases que compõem a atmosfera terrestre não se dissipam com facilidade em
decorrência da ação atuante da gravidade. São eles: 1.
Nitrogênio: representa cerca de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio
absorve poucas quantidades de calor proveniente do Sol. Apesar de ser o gás
com maior volume na atmosfera, não apresenta papel muito importante. 2.
Oxigênio: representa cerca de 21% do volume da atmosfera. O oxigênio é o gás
que possibilita a vida no planeta e que forma o gás ozônio na atmosfera. 3.
Argônio: representa cerca de 0,93% do volume da atmosfera. O argônio é
considerado um gás inerte, pois não reage com outros gases que estão
presentes na atmosfera. Assim, pode ser encontrado em sua forma pura. 4.
Gás carbônico: representa cerca de 0,039% do volume da atmosfera. O gás
carbônico é encontrado na atmosfera em decorrência do processo de respiração
dos seres vivos. Também pode ser proveniente de processos de combustão. 5.
Outros gases: há, na atmosfera, gases como neônio, metano, hidrogênio, ozônio
e hélio. Na
atmosfera terrestre, também é encontrado vapor d'água, que não é um gás. O vapor
d'água representa cerca de 4% do volume atmosférico e diminui à medida que há
o aumento da altitude. Esse elemento atmosférico influencia diretamente nas
dinâmicas das temperaturas médias em todo o planeta, pois consegue absorver e
emitir calor para atmosfera. Como
utilizamos o ar em nosso dia-a-dia? Quando
respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem
fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido,
formam a famosa meleca de nariz. Quando respiramos, esse ar vai para os
pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência
(inspiração). Observe a figura abaixo e responda às questões a seguir em seu
caderno: 1.
O que está representado na imagem? 2.
O que existe no interior dos balões? 3.
Como você explica a subida e o deslocamento dos balões acima das montanhas? 4.
Como é a atmosfera de outros planetas do Sistema Solar? É possível
sobrevivermos nesses
outros planetas?
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C Atividades da semana dos dias: 13/10 ate 16/10/2020 Podem ser entregues até: 16/10/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom. ATIVIDADE. Queridos alunos quero que vocês procuram noticias e jornais revista e ate na internet sobre as queimadas das mata no brasil e procurem saber quais são as causas e me mandam no emeil ou no whats . |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C Atividades da semana dos dias: 21/09 ate 25/09/2020 Podem ser entregues até: 25/09/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google
classroom. Planetários de todo país vão transmitir a chegada da primavera
online Planetários de todo o país se unirão, nesta terça-feira (22-9),
em uma sessão virtual exclusiva que marcará a chegada da primavera. A
transmissão será pelo link https://www.youtube.com/c/AssociaçãoBrasileiradePlanetários
e, após a exibição, astrônomos e especialistas responderão perguntas e
explicarão o que acontece com o planeta Terra no chamado equinócio da
primavera. A sessão começa às 10h,
no horário de Brasília, com duração de 30 minutos, terminando exatamente no
horário que marca o início da primavera, às 10h31. A conversa segue até as
11h. Queria que todos assistisse por que e muito interessante e importante
pra o que vou pedir pra vocês fazerem nessa atividade. Quero que vocês
explique o que acontece com o planeta terra no chamado equinócio da
primavera.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C Atividades da semana dos dias: 21/09 ate 25/09/2020 Podem ser entregues até: 25/09/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as
atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso
envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da
escola, google classroom. Planetários de todo país vão transmitir a chegada da
primavera online Planetários de todo o país se unirão, nesta terça-feira
(22-9), em uma sessão virtual exclusiva que marcará a chegada da
primavera. A transmissão será pelo link
https://www.youtube.com/c/AssociaçãoBrasileiradePlanetários
e, após a exibição, astrônomos e especialistas responderão perguntas e
explicarão o que acontece com o planeta Terra no chamado equinócio da
primavera. A sessão começa às 10h,
no horário de Brasília, com duração de 30 minutos, terminando exatamente no
horário que marca o início da primavera, às 10h31. A conversa segue até as
11h. Queria que todos assistisse por que e muito interessante e
importante pra o que vou pedir pra vocês fazerem nessa atividade. Quero que
vocês explique o que acontece com o planeta terra no chamado equinócio da
primavera. |
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 14/09 ate 18/09/2020
Podem ser entregues até: 18/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Unidade Temática: Vida e Evolução
Habilidade: (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia,
incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando e
propondo soluções com base em indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Objeto de Conhecimento: cotização
das vacinas
Atividade lei com atenção
Então vamos por a mão na massa vou propor uma atividade diferente.
Essas semanas estudamos a importância da vacinação. Queria que todos meus alunos realizasse
uma cotização para as vacina importantes da nossa carteirinha de vacinação para
as doenças que já existe vacina não virar um a epidemia. Exemplos como pode
ser feita a cotização então vamos lá pode ser feito um cartaz, vídeo ou
texto.
Por favor não esquecer de me manda.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Professor:
Jaqueline Juliani Alves
Disciplina:
ciências
Ano:
7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades
da semana dos dias: 08/09 ate 11/09/2020
Podem
ser entregues até: 11/09/2020
Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas.
Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para
a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola,
google classroom.
Informação:
também no caderno do aluno do
3ºbimestre.disponível
Unidade
Temática: Vida e Evolução
Habilidade:
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital,
nas diferentes dimensões da vida humana, considerando e propondo soluções com
base em indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Objeto
de Conhecimento: Fenômenos naturais e impactos ambientais Programas e
indicadores de saúde
pública.
Atividade lei com atenção
Até aqui você estudou o que é uma vacina, para que ela serve e como
atua no
organismo. Mas você já parou para pensar em qual é a importância da
vacinação para a saúde
pública?
A partir do que foi estudado, elabore argumentos que defendam seu
posicionamento sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
Para organizar seus argumentos, procure refletir sobre:
● a viabilidade da vacinação;
● sua contribuição para a manutenção da saúde individual e coletiva;
● a importância do conhecimento científico para a sociedade;
● a diferença entre fato e opinião;
● a veiculação de informações corretas e fundamentadas
cientificamente.
Nessa discussão, vocês podem usar a vacinação contra o HPV como
tema. O texto
a seguir apresenta algumas informações, mas você pode aprofundar o
assunto com
informações disponíveis nos sites do Ministério da Saúde, da
Secretaria da Saúde do Estado
de São Paulo ou na Secretaria de Saúde do seu município.
O que é HPV?
O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que
infecta a pele ou as
mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres,
provocando verrugas
na região genital e no ânus e câncer, a depender do tipo de vírus. A
infecção pelo HPV é
uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
A vacina contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenção contra a
infeção. A vacina
é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos,
assim como para pessoas
vivendo com HIV e pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos.
Atenção! A vacina não é um tratamento, por isso não é eficaz contra
infecções ou lesões
por HPV já existentes.
Outras formas de se prevenir contra o HPV consistem em realizar
exames preventivos, para
as mulheres, e usar preservativo nas relações sexuais, ainda que este
método não seja
totalmente eficaz para a infecção pelo HPV.
Fonte: Ministério da Saúde.
Texto adaptado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo
Paulista.
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Professor: Jaqueline Juliani
Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino
fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 31/08
ate 04/09/2020
Podem ser entregues até: 04/09/2020
Onde fazer: As atividades devem
ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp
(18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),
pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais
prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém,
ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades
atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Informação: também disponível no
caderno do aluno do 3ºbimestre.
Habilidade: (EF07CI10B)
Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças.
Objeto de Conhecimento:
Fenômenos naturais e impactos ambientais Programas e indicadores de saúde
pública.
Atividade 2 – Conhecendo a
função das vacinas
Nesta atividade vamos estudar as
vacinas e refletir sobre sua importância para a manutenção da saúde. Reflita
sobre a seguinte pergunta e registre suas conclusões no caderno:
Como a vacina atua no organismo?
Para iniciar seus estudos, leia
o texto a seguir e em seguida faça uma pesquisa sobre os termos que você não
conhece, registrando o que eles significam e incluindo um desenho ou uma
imagem que os representem.
Como
a vacinação ajuda o nosso Sistema Imunológico?
Quando
uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno, o sistema
imunológico
produz anticorpos para combater aquele invasor. A produção dos anticorpos
não
é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, já que o sistema
imunológico não
conhece
aquele invasor. Se o mesmo antígeno invadir o corpo novamente, o sistema
imunológico
vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa
fique
doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade.
Para
ajudar nosso organismo a combater as doenças, são desenvolvidas as vacinas.
Produzidas
com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos,
a
vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que
levam à
imunidade.
É por isso que a vacina gera imunidade.
Fonte:
Ministério da Saúde.
Texto
adaptado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Você pode utilizar o quadro
abaixo como modelo para organizar seus registros.
Qualquer dúvidas é só entra em
contato com a professora que estarei ajudando.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Professor:
Jaqueline Juliani Alves
Disciplina:
ciências
Ano: 7º
ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades
da semana dos dias: 17/08 ate 21/08/2020
Podem
ser entregues até: 21/08/2020
Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas.
Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a
entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola,
google classroom.
Informação
também disponível no caderno do aluno
do 3ºbimestre.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – VÍRUS E
BACTÉRIAS
Unidade
Temática: Vida e Evolução
Habilidade:
(EF07CI10A) Identificar principais características de vírus e bactérias e as
principais
patologias
que provocam no organismo humano.
Objeto
de Conhecimento: Fenômenos naturais e impactos ambientais Programas e
indicadores de saúde pública.
Atividade
2 – O aparecimento de um novo vírus
O texto
sugerido abaixo pode ser utilizado como recurso complementar,
caso
julgue necessário: “Coronavírus: o que você precisa saber”. O texto do Blog
da Saúde,
mantido
pelo Ministério da Saúde, oferece informações relacionadas ao coronavírus.
De
tempos em tempos, novos vírus são identificados por pesquisadores em todo o
mundo e,
em alguns casos, esses vírus se disseminam na sociedade e provocam o
surgimento
de
doenças em grande parte da população de um país. É o caso do coronavírus, que
recentemente
provocou o surgimento de doenças respiratórias em vários países.
O novo coronavírus
Em 31 de
dezembro de 2019, o escritório nacional da Organização Mundial de Saúde (OMS)
na
China, foi informado sobre a ocorrência de casos de pneumonia de causa
desconhecida
na
cidade de Wuhan, Província de Hubei. Até 3 de janeiro de 2020, foram
notificados 44
pacientes
com pneumonia de causa desconhecida, todos mantidos em isolamento e
tratamento
em unidades de saúde, sendo que 11 deles apresentavam quadro grave.
Os
sinais e sintomas clínicos observados foram principalmente febre, com alguns
pacientes
tendo
dificuldade em respirar, e radiografias de tórax apresentando infiltrados
pulmonares.
Em 9 de
janeiro de 2020, houve a divulgação da detecção de um novo coronavírus,
identificado
como 2019-nCoV, em um paciente hospitalizado com pneumonia em Wuhan.
Segundo
o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), até 22 de
janeiro de 2020,
614
casos foram confirmados laboratorialmente para 2019-nCoV, todos com histórico
de
viagem à
cidade de Wuhan, incluindo 15 profissionais de saúde e 17 óbitos.
Os
coronavírus são uma grande família viral, conhecida desde meados de 1960, e
causam
infecções
respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por
coronavírus
causam desde doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um
resfriado
comum, até doenças mais graves, com grande impacto em termos de saúde
pública,
como a
Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome
Respiratória
do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Fonte:
Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Texto
adaptado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
1-Faça
uma busca na internet, em sites com informações confiáveis, sobre as
principais
características
do coronavírus, as formas de transmissão e as medidas de prevenção para não
contrair as doenças que ele provoca. Registre as informações de maneira
organizada (pode utilizar um quadro, um esquema, ou outro formato) estudar a forma de transmissão deste vírus
e identificar as formas mais eficazes de prevenção. Ao final, elaborem um
desenho para compartilhar as conclusões .
Atividade
3 – Uma conversa sobre dengue
Para
entender melhor como uma doença causada por vírus é transmitida, vamos
estudar
um pouco mais a dengue.
O que é
dengue?
Dengue é
uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus
transmitidos
por picadas de insetos, especialmente os mosquitos.
Existem
quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter
os
quatro
sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente
para
ele.
Os
quatro sorotipos do vírus da dengue estão em circulação no Brasil, mas a
intensidade com
que eles
circulam muda de tempos em tempos. Por exemplo: em 2018 começou a circular,
nas
regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sorotipo 2 do vírus, que não circulava no
país desde
2008.
Foi por isso que naquele momento houve um surto de dengue, pois as pessoas
não
estavam
imunes ao sorotipo que estava em circulação.
Todas as
faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, porém as pessoas mais
velhas
têm
maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar
à
morte. O
risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica,
como
diabetes e hipertensão, mesmo tratada.
A dengue
é uma doença que pode matar, por isso é imprescindível que a pessoa procure o
serviço
de saúde quando manifestar os sintomas, a fim de confirmar o diagnóstico de
dengue.
Os
principais sintomas de dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor
ao
movimentar
os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no
corpo.
Transmissão
da dengue
O
principal transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti. Após
picar uma
pessoa
infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o
vírus para
outras
pessoas. Há ainda registro de transmissão por transfusão sanguínea.
O
mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para se proliferar. O período
do ano com
maior
transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante
manter a
higiene
e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem
sobreviver
por um
ano até encontrarem as melhores condições para se desenvolverem.
Não há
transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode
levar a
mãe a
abortar ou ter um parto prematuro, além de a gestante estar mais exposta para
desenvolver
o quadro grave da doença, que pode levar à morte.
ATENÇÃO:
A dengue não é transmissível de pessoa a pessoa e não provoca sequelas se
tratada
corretamente.
O
mosquito Aedes aegypti, também é responsável pela transmissão da chikungunya,
do vírus
Zika e
da febre amarela. Estas doenças são chamadas arboviroses, pois são caudadas
por
arbovírus,
os vírus transmitidos por insetos e aracnídeos. Nesses casos, embora o vetor
seja
o mesmo,
essas doenças são causadas por vírus diferentes.
Como
prevenir a dengue?
A melhor
forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes
Aegypti,
eliminando recipientes que acumulam água e que podem se tornar possíveis
criadouros,
como vasos de plantas, lagões de água, pneus, latas, garrafas, piscinas
sem uso
e sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de
garrafas.
Estas ações devem ser feitas constantemente, durante todo o ano, e não
apenas
nos períodos de surto da doença.
Roupas
que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são
mais
ativos –
proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas,
principalmente
durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo
as
instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que
dormem
durante
o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Até o
momento, o Ministério da Saúde acompanha os estudos voltados ao
desenvolvimento
de uma
vacina para dengue que possa ser disponibilizada no SUS.
Manter a
higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma de prevenção, por
isso é
fundamental
e essencial a participação consciente e diária de toda a população.
Fonte da
imagem: Ministério da Saúde.
Fonte:
Ministério da Saúde e Superintendência de Controle de Endemias do Estado de
São Paulo.
Texto
adaptado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
A
partir da leitura do texto, responda às seguintes questões:
1.
Como a dengue é transmitida?
2.
Que tipo de indicador é importante para basear o planejamento de uma política
pública
voltada
à prevenção das arboviroses?
3. Por
que em alguns anos as epidemias de dengue são mais preocupantes do que em
outros?
4.
Como a vacina contra a dengue pode ajudar a conter a proliferação da doença?
5.
Atualmente, qual é a medida mais efetiva de prevenção à dengue? Você acredita
que ela
é
eficaz? Por quê?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 10/08 ate 14/08/2020
Podem ser entregues até: 14/08/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades retomada nessa aula: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saú-de individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
Objetivos: descrever a função e a importancia da caderneta de vacinação.
![]()
Vacinação: quais são as vacinas, para que servem, por que vacinar, mitos
O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.
Por isso, não podemos deixar de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São 300 milhões de doses das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação.
Não vamos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar as nossas crianças! Lembrem-se que a saúde não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, das secretarias, dos profissionais e dos médicos. É de todos nós. Mantenham o cartão de vacinas atualizado!
Atividade abaixo
Orientações: observem a folha de vacinação da sua caderneta e compare com as dos seus pais. Depois copie as questões abaixo no caderno e responda. E também pode discutir com os colegas via whatsapp.
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Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 03/08 ate 07/08/2020
Podem ser entregues até: 07/08/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Habilidades retomada nessa aula: Identificar principais
características de vírus e bactérias e as principais patologias que provocam
no organismo humano.
Objetivos: identificar o que e
um vírus.
![]()
Características
gerais dos vírus
Os vírus são organismos que não
possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão,
alguns pesquisadores não os consideram seres vivos.
Causadores de
inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por
todos. Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com
microscópio eletrônico. Alguns cientistas não os consideram seres vivos, pois
eles não têm a capacidade de se reproduzir sozinhos, dependendo de alguma
célula viva de animais, de plantas ou de bactérias. Em seu interior,
encontramos uma cápsula proteica denominada de capsídeo. No interior do
capsídeo, há ácido nucleico, que pode ser DNA (ácido
desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico) ou, então, os dois tipos.
→ Príons
e viroides
Quando
estudamos os vírus, não podemos nos esquecer de citar dois agentes infecciosos
que são bem mais simples do que eles: os príons e os viroides. Os príons são partículas proteicas infecciosas
que, uma vez na corrente sanguínea, acumulam-se nas células nervosas,
causando a morte delas. Causam encefalopatias como a doença da vaca louca. Os viroides são formados por
RNA e afetam somente vegetais.
→ Ciclo
reprodutivo dos vírus
Os vírus só
infectam células que tenham certa especificidade entre a membrana plasmática
lipoproteica da célula e as proteínas do capsídeo do vírus. Os vírus
possuem dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.
No ciclo
lítico, a célula é infectada e os vírus comandam todo o processo
reprodutivo em seu interior, deixando a célula totalmente inativa. O vírus
assume o metabolismo da célula e pode produzir até 200 vírus, provocando lise
celular. Os vírus que foram produzidos atacam outras células e recomeçam o
ciclo.
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No ciclo
lisogênico, o ácido nucleico do vírus entra no núcleo da célula e
incorpora-se ao ácido nucleico celular. O vírus, então, começa a participar
das divisões celulares. À medida que a célula sofre mitoses, a carga viral é
repassada às células-filhas, infectando todo o organismo.
→ Infecções
virais
Os vírus mais
estudados e conhecidos por atacarem somente bactérias são chamados
de bacteriófagos. Esses vírus possuem somente DNA viral em seu
interior.
Existem vírus
que atacam plantas e causam prejuízos à agricultura. Outros vírus atacam
animais e são responsáveis por várias mortes e epidemias em todo o mundo.
Algumas doenças que são causadas
por vírus são: gripe ou resfriado, poliomielite, raiva, hepatite A, B, C, D e E, herpes, dengue, febre
amarela, sarampo, rubéola, catapora, caxumba e Aids.
Quando o vírus
entra no interior do organismo, este começa a produzir anticorpos para
combatê-lo. O organismo passa a “reconhecer” (memória imunológica) esse vírus e, se a pessoa entrar em
contato com ele novamente, o corpo automaticamente o combate.
Para algumas
doenças que são causadas por vírus, é possível produzir vacinas. A vacina nada mais é do que vírus
mortos ou atenuados que, em contato com o organismo, induzem a produção de
anticorpos. Se o organismo entrar em contato com aquele tipo de vírus, ele já
terá anticorpos específicos para combatê-los e o organismo não será
prejudicado.
Lista de Exercícios copiar e responder
1)Os vírus são
organismos conhecidos, principalmente, pelas várias doenças que desencadeiam.
Entretanto, os vírus possuem outras características marcantes, tais como:
a) a ausência
de material genético.
b) a presença
de membrana celular formada exclusivamente por proteínas.
c) a ausência
de célula.
d) a presença
de DNA protegido por uma membrana nuclear.
e) a presença
exclusivamente de ribossomos.
2)Normalmente,
ao conceituar o vírus, costumamos dizer que ele é “parasita intracelular
obrigatório”. Essa classificação refere-se ao fato de que esses organismos:
a) só se
reproduzem no interior de células.
b) não possuem
capacidade de autoduplicação, nem mesmo no interior das células.
c) não
apresentam DNA ou RNA, utilizando material genético da célula hospedeira.
d) apresentam
metabolismo próprio, apesar da ausência de células.
e) devem
conectar-se à superfície da célula para que sejam capazes de infectar outros
organismos.
3) o viris tem capacidade de se reproduzir sozinho ,se
não por que?
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Coloquem as Atividades do 2º Bimestre em dia e entreguem até 29/07/2020 quarta-feira.
Vocês encontrarão todas as ATIVIDADES do 2º Bimestre de ciências no Classroom, ou no Blog da escola.
Os alunos que já entregaram todas as atividades de ciências poderão entrar em contato com a professora através do Whatsapp se quiserem tirar dúvidas sobre as atividades já entregues.
(Entregar até 29/07/2020 pelo Whatsapp ou
e-mail:jaquelinejulianialves@hotmail.com )
(COLOCAR NOME COMPLETO E DATA EM TODAS AS FOLHAS)
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Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 20/07 ate 24/07/2020
Podem ser entregues até: 24/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Habilidades retomada nessa aula: Identificar possíveis impactos
provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que
maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de
espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.
Objetivos: identificar o que
impacto ambiental .
Informações: exercícios 1e 2 estão no
texto e exercício 3 e pessoal .
![]()
Impacto Ambiental
No dia 5 de novembro de 2015, houve o rompimento da barragem de
Fundão, da mineradora Samarco, no município de Mariana (MG). A barragem de
Fundão abrigava lama de rejeitos da mineração. Os rejeitos atingiram os
afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram distritos e deixaram os moradores
da região sem água e sem trabalho, um mês depois, foram retiradas dos rios
toneladas de peixes mortos, nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Atualmente estes Estados ainda sentem os impactos ambientais e sociais. Em
2019 outra barragem de rejeitos de mineração se rompeu no dia 25 de janeiro
no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,
ocasionando novamente um impacto ambiental de grande proporção. O rompimento
da barragem liberou lama, que encobriu grande parte da região onde estava
localizada, ceifando várias vidas humanas e de animais, devastando vegetação
e plantações, poluindo os rios da região e deixando muitos moradores
desabrigados.
Elaborado e adaptado
especialmente pelo Programa São Paulo Faz Escola
![]()
A partir do exposto no texto
responda as seguintes informações abaixo:
1 – Quais desastre ambiental foi citado no texto.
2- E quais foram os impactos ambiental causados nesse desastre citados no texto acima.
3- fale o que você entendeu do
texto acima.
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Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 13/07 ate 17/07/2020
Podem ser entregues até: 17/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura,análise e comparação de indicadores de saúde - taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros - e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Objetivos: Indentificar, por meio de investigação, quais são os fatores ambientais que propiciam ou prejudicam a qualidade de vida de um a população
Conheça as etapas do processo de tratamento de esgoto
Universalizar a coleta e o tratamento de esgoto é um desafio para o Brasil. O percentual de esgotos tratados vem crescendo no país a passos lentos, e o serviço ainda não chega para quase metade da população, de acordo com o último levantamento do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Tratar o esgoto doméstico é importante porque tem impactos diretos na saúde das famílias e do planeta. Toda a água que é usada no dia a dia da casa, em torneiras e vasos sanitários, deve passar pelas etapas de tratamento de esgoto antes de retornar à natureza.
Quando o imóvel não está conectado à rede pública que o encaminha para uma estação de tratamento, os líquidos acabam sendo despejados diretamente em rios, lagos e oceanos e, assim, poluem fontes de captação de água e ainda contribuem para a propagação de doenças entre a população. Já o esgoto tratado passa por diversos procedimentos determinados pela legislação ambiental para assegurar que o seu descarte não prejudique o meio ambiente.
As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são os espaços projetados para realizar as diferentes etapas desse tratamento, que podem variar de acordo com as características e necessidades de cada município. Listaremos abaixo as etapas mais comuns do processo de tratamento de esgoto. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Etapas do tratamento de esgoto
A coleta e o tratamento de esgoto fazem parte dos serviços de saneamento. A finalidade da coleta é levar o esgoto para longe das residências. enquanto a do tratamento é diminuir a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente.
Desse modo, ao chegar na estação de tratamento de esgoto, os efluentes domésticos, comerciais e industriais passam por diversos processos que reduzem a alta concentração de compostos orgânicos e outros nutrientes e elementos que os tornam prejudiciais ao meio ambiente.
Confira, a seguir, as principais etapas do processo de tratamento de esgoto.
1. Gradeamento
A água residual que vem das residências deve conter cerca de 1% de sólidos e 99% de material líquido. Em razão disso, a primeira etapa do procedimento é a retenção de materiais mais grosseiros, como o lixo, em um filtro formado por grades. Essa primeira filtragem ajuda a deixar o líquido livre dos resíduos sólidos que foram descartados incorretamente na rede de esgoto.
2. Desarenação
Em seguida, o esgoto segue para a caixa de areia, onde é realizada a remoção de todos os detritos sólidos presentes nele e que possam ter escapado ao processo anterior, mediante sedimentação. A areia, os pedriscos, os cascalhos e outros elementos vão para o fundo do tanque e o líquido que permanece na superfície é encaminhado para a próxima etapa.
3. Tratamento biológico
Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico no tanque de aeração. Lá, ele é exposto à ação de seres microscópicos, que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que até então estava dissolvida no efluente. É o caso do rotífero, micrometazoários que se alimentam de bactérias e partículas minúsculas de sólidos, e também do tardígrado, considerado o animal mais resistente do mundo, cuja presença ajuda a sinalizar a qualidade da limpeza realizada no esgoto.
4. Decantação
Depois do tratamento biológico, o líquido é submetido a um processo de decantação. O lodo formado vai para o fundo do tanque, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. Essa matéria acaba se tornando um subproduto do chamado biosólido, que pode ser usado na agricultura.
5. Descarte
O lodo produzido no processo é desidratado e levado para um aterro sanitário especializado. O esgoto clarificado e corretamente tratado é devolvido para o meio ambiente. Em alguns casos, o efluente podem passar por tratamentos avançados específicos e serem transformados em água de reúso, uma solução sustentável que contribui para a preservação da água potável do planeta.
O destino do lodo
O destino do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto no Brasil costuma ser o aterro sanitário. No entanto, diretrizes e metas estipuladas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos incentivam as companhias a buscarem alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente, de forma a reaproveitar esse resíduo antes da destinação final.
Esse é um verdadeiro desafio para o setor do saneamento de diversos países, tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico, já que o processo é complexo e tem alto custo.
O lodo é composto essencialmente por uma combinação de substâncias, dentre elas minerais e matéria orgânica decomposta. Para tratar esse resíduo do tratamento de esgoto, é preciso considerar fatores como tecnologia a ser empregada, disposição final que será dada ao resíduo e espaço físico disponível.
É importante destacar aqui que todos os sistemas de tratamento de esgotos geram algum tipo de resíduo, e a disposição final dele vai depender de suas características. No caso dos lodos, os tipos de tratamento estão divididos em adensamento, estabilização, desaguamento, secagem térmica e incineração.
Mesmo com tantos desafios, algumas soluções de emprego desse resíduo têm surgido. O setor da agricultura têm utilizado o lodo para a produção de fertilizantes orgânicos, em função de sua composição repleta de macro e micronutrientes. Dentre as vantagens do emprego do lodo na agricultura, estão o aumento da densidade, da porosidade e da capacidade de retenção de água pelo solo, algo fundamental para evitar erosões e assoreamentos. Também é possível empregar o lodo como fonte de energia sustentável, em virtude do alto teor de fósforo em sua composição.
Agora que você já sabe mais sobre as etapas do tratamento de esgoto, faça a sua parte para garantir a qualidade do serviço. Fazer o descarte correto de alimentos é uma atitude simples que já ajuda a prevenir entupimentos no sistema de esgotamento sanitário da sua cidade.
1. Qual a finalidade do tratamento da água? Marque com um “X” a alternativa correta.
( ) Eliminar as impurezas que fazem bem à saúde.
( ) Aumentar as impurezas que fazem bem à saúde
( ) Eliminar as impurezas prejudiciais à saúde
( ) Aumentar as impurezas que fazem mau à saúde
2. Coloque as frases na ordem correta:
a) não tem cheiro/e/não tem sabor/a água/potável/é cristalina/.
b) potável/é diferente/destilada/ da água /a água/.
c) veículo/um/é /a água/de doenças/poluída.
d) não mata/a filtração/ os micróbios/.
3. Escreva sobre a importância do tratamento da água. Relacionando os benefícios deste tratamento para os seres vivos e para o meio ambiente.
4. Quais a etapa do tratamento de esgoto.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 06/07 ate 10/07/2020
Podem ser entregues até: 07/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura,análise e comparação de indicadores de saúde - taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros - e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Objetivos: Indentificar, por meio de investigação, quais são os fatores ambientais que propiciam ou prejudicam a qualidade de vida de um apopulaão
Vamos fazer algumas reflexoes
Copiar e responder as reflexões abaixo
São questões pessoais para saber o que vocês pensam sobre assunto.
1-levantem hipóteses sobre como seria a vida de uma pessoa em diferentes locais e em qual (is) essas pessoas poderiam viver melhor. (segundo os fatores que você consideram importantes para a qualidade de vida)
2-O que consideram importante haver em uma cidade para se ter qualidade de vida.
3-Você gostaria de viver em um local que utilizasse energia eólica?
4-Você gostaria de viver em um local agitado, com muito som e muitas pessoas?”
5-Como ter acesso a água limpa?
6-Qual seria sua cidade ideal.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 7º ano do ensino fundamental A ,B e C
Atividades da semana dos dias: 29/06/ a 03/07/2020
Podem ser entregues até: 03/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Identificar possíveis
impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que
maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies,
alteração de hábitos, migração, entre outras.
Objetivos: Avaliar como os impactos provocados por catástrofes
naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um
ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de
espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Não
precisa copia o texto abaixo
O impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por
determinada ação ou atividade do ser humano. Ele é causado pelo desequilíbrio
provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente. Atualmente
existe uma conscientização da humanidade, e ela está determinando novos
comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio
ambiente.
Exemplos de impactos que causam danos e tem uma reversão muito
difícil:
Mineração
A atividade mineradora é uma causadora de vários impactos ambientais
no Brasil.
O pequeno garimpo irregular pode provocar contaminação,
principalmente por mercúrio, nas águas de rios, lagos e também no solo.
Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Pará
(extração de bauxita, cobre, manganês, ouro e níquel), Minas Gerais (extração
de ouro e manganês) e Goiás (extração de níquel e cobre).
Agropecuária
A agropecuária tem causado impactos ambientais significativos no
cerrado, no pantanal e na floresta amazônica. Grandes áreas verdes têm sido
desmatadas para a criação de gado e plantio de soja.
Estes problemas têm prejudicado os ecossistemas destas regiões, além
de diminuir as áreas verdes que deveriam ser preservadas. Alguns
climatologistas afirmam que o desmatamento na floresta amazônica pode estar
relacionado com a diminuição das chuvas na região sudeste do Brasil. Exemplos
de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Sul da Amazônia, norte do
Pantanal Mato-grossense e norte do cerrado.
Extração de Petróleo
Esta atividade é intensa no litoral sudeste do Brasil. Acidentes em
plataformas de petróleo ou navios petroleiros podem provocar sérios danos ao
meio ambiente como, por exemplo, mortandade em larga escala de peixes, aves
marinhas e outras espécies de animais marinhos.
Quando descartados de modo inadequado, determinados tipos de resíduos
que vêm de estabelecimentos comerciais e industriais se infiltram pelo solo e
podem contaminar a terra e os lençóis freáticos que abastecem as bacias
hidrográficas, poluindo o meio-ambiente e água que consumimos no dia-a-dia. A
natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos.
Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem
com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo.
Em virtude da conscientização da sociedade, existem maneiras de ir
contra os danos ambientais. É preciso unir forças para evitá-los tendo
atitudes bem-intencionadas como:
1. Economizar água
2. Evite o consumo exagerado de energia
3. Separar os lixos orgânicos e recicláveis
4. Diminuir o uso de automóveis
5. Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas
6. Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis
7. Não jogar lixos nas ruas
O uso consciente dos recursos naturais, a conscientização das
gerações futuras sobre a preservação ambiental e a criação de leis que
garantam a preservação do meio ambiente são as principais medidas para
diminuir o impacto ambiental. Como todos os desafios que encontramos, a
conscientização deve começar do indivíduo e um a um partir para a sociedade.
O mundo em que vivemos é repleto de coisas boas, precisamos saber aproveitar
tudo o que nos é oferecido de maneira digna para criar equilíbrio entre
natureza e ser humano.
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1-
Cite impactos causado na mineração, extração de
petróleo e agropecuária.
2-
O que podemos fazer para reduzir o impacto da
destruição natural.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
Atividade
Pesquise sobre as unidades de conservação existentes no território paulista e argumentar sobre suas características e importância e realize um texto da própria autoria.
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