ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12 ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 14/12 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Para as próximas semanas faremos atividades de recuperação. A atividade de recuperação está voltada aos alunos que entregaram 3 atividades ou menos, e aos que não entregaram as atividades. ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Faça a atividade correspondente ao semestre que você está sem nota. As atividades devem ser enviadas pelo Whatsapp (14) 99621-8137 ou pelo Google Classroom. ATIVIDADE 1: PRIMEIRO BIMESTRE - MÚSICA Instrumentos musicais convencionais e instrumentos musicais não convencionais Instrumentos convencionais são aqueles objetos que foram elaborados e confeccionados para serem instrumentos musicais, e que os instrumentos não convencionais são aqueles construídos a partir do reaproveitamento de outros objetos, ou parte deles; ou quando utilizamos um objeto que não é tradicionalmente um instrumento musical para produzir sons que podem ser utilizados na música. 1) Escolha e faça um dos instrumentos musicais não convencionais exemplificados abaixo. Tambor com bexiga: Utilize uma lata de alumínio vazia como essa da foto e a envolva numa bexiga. Amarre as bordas da bexiga com um barbante ou elástico.
Chocalho: separe uma lata de refrigerante, pequenas pedrinhas, que podem ser feijão ou arroz, e fita adesiva. Ponha o quanto de pedrinhas achar necessário para um bom som dentro da lata e feche-a bem com fita adesiva.
ATIVIDADE 2: SEGUNDO BIMESTRE - DANÇA TEMPO, PESO, FLUÊNCIA E ESPAÇO TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes). FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo. ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. RESPONDA: 2) Qual a importância do tempo, peso, fluência e espaço na dança? ATIVIDADE 3: TERCEIRO BIMESTRE - TEATRO Leia atentamente o texto a seguir: TEATRO A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta. A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os povos indígenas. FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/artes/teatro.htm 3) Na sua opinião, a arte do teatro é importante? Justifique sua resposta. ATIVIDADE 4: QUARTO BIMESTRE - ARTES VISUAIS Faça uma releitura da obra de Vincent Van Gogh “Girassóis”. No seu caderno de arte ou em uma folha sulfite, faça margem de 3 cm nos quatro lados e use a parte do meio para fazer um desenho semelhante ao da pintura abaixo. Busque usar as mesmas formas e cores. Envie a atividade por foto ou arquivo no Whatsapp ou no Google Classroom.  |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12 ATIVIDADES
6º C https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MjM3NzcxMTM1Njk1/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MjM3NzkxNDY0NzI0/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MjM3NzkxNDY0Njk2/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
8º A https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MjM3NzkxNDY0NzAw/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
8º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MjM3NzkxNDY0NzA0/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
8º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MjM3NzkxNDY0NzIw/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
8º D https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MjM3NzkxNDY0NzA4/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
9º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MjM3NzkxNDY0NzEy/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
9º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MjM3NzkxNDY0NzE2/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7
1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MjM3NzkxNDY0NzMw/details Formulário: https://forms.gle/aUV2tvQikhsM9Q8Z7 | ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 07/12 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a Oitava Semana de Atividades de ARTE do 4º Bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades. Nesta semana veremos um pouco mais sobre o universo da colagem tradicional e digital.
| | Origem do Natal O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação. Outros povos da antiguidade também celebravam a data, seja pela chegada do inverno ou pela passagem do tempo. É o caso dos mesopotâmicos, que celebravam o “Zagmuk”, uma festa pagã em que um homem era escolhido para ser sacrificado. Isso porque eles acreditavam que no final do ano alguns monstros despertavam. A partir do século IV, e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia. A escolha da data foi determinada pelo Papa Julius I (337-352) e, mais tarde, foi declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano, em 529. Deste modo, sem estar associada à sua origem, o Natal passou a ser comemorado em muitos países. | |
| Símbolos Tradicionais Vamos conhecer a simbologia por trás dos símbolos mais significativos da festa mais esperada do ano? | A "ESTRELA DE NATAL" foi aquela que indicou aos reis magos onde Jesus estava, pois queriam adorá-lo. Seguindo a estrela os magos puderam encontrar o Menino, que tinha nascido em Belém, daí ela ser conhecida também como Estrela de Belém. Além de ter sinalizado o caminho que levava ao Menino, a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade. Até hoje a ciência tenta explicar a sua origem como um fenômeno astronômico. |
| | O "SINO DE NATAL" é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus. Isso porque, além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento. Usados na decoração das árvores e das portas, os sinos também são lembrados nas músicas natalinas. A mais conhecida é "Bate o sino". Quem nunca cantou um pedacinho?: "Bate o sino pequenino, sino de Belém. Já nasceu Deus menino para o nosso bem". |
| Diz-se que, na Alemanha, um senhor costumava colocar VELAS na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes. Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão. Assim, velas acesas na noite de Natal revelam a presença de Cristo naquele ambiente, além do que representam a fé.
|
| | O primeiro PRESÉPIO data de 1223 e foi montado na Itália por São Francisco de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus. Inicialmente era feito apenas nas igrejas, até a sua montagem nas casas se tornar tradição.Trata-se de uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu. Assim, além de Jesus e de seus pais, Maria e José, nele figuram: v Os animais do estábulo, que aqueceram Jesus; v O anjo, que anuncia ao mundo o seu nascimento; v A Estrela de Belém, que indicou o caminho para os reis magos; v Os três reis: Baltazar, Gaspar e Melchior.
|
Os ANJOS representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus. Por isso, eles são tão importantes nas ornamentações de Natal. Tal como Gabriel, os anjos, que exercem o papel de mensageiros de Deus, anunciam ao povo o nascimento de Jesus. Não é para menos que o anjo é um dos maiores portadores da alegria dessa época natalina. Ele marca presença não só de forma isolada, mas também é uma das principais figuras do presépio. |
| | As BOLAS que decoram principalmente a árvore de Natal representam os frutos das árvores. Inicialmente as frutas serviam de decoração e eram comidas pelas crianças. De acordo com a lenda, quando em um ano não havia frutas, um artesão fez bolas de vidro para as imitar. Em decorrência da beleza da sua arte, as bolas acabaram se tornando uma tradição e um elemento decorativo que não pode faltar no Natal.
| De acordo com os registros históricos, a primeira ÁRVORE DE NATAL surgiu no norte da Europa no século XVI. Mas ela só se tornou tradição a partir do século XVII com Martinho Lutero, na Alemanha. Depois disso, foi no século XIX que esse símbolo natalino se espalhou pelo mundo. Acontece que, antes da cristianização do Natal, as árvores já costumam ser enfeitadas com outro propósito: o de comemorar a chegada do inverno. A árvore é, por tradição, um pinheiro. Isso porque o pinheiro é a única árvore que consegue manter suas folhas mesmo no frio intenso. Assim, simboliza vida e esperança. Cada enfeite traz um simbolismo. As luzes, por exemplo, representam as estrelas, e a estrela que costuma ser colocada no topo da árvore, representa a Estrela de Belém.
| | QUESTIONÁRIO – I Responda as questões de acordo com os textos acima. | 1) Qual é a figura mais importante no Cristianismo durante a época de Natal? 2) Quem determinou a Data de Natal da forma que comemoramos nos dias de hoje? 3) Quem ajudou a tornar uma tradição a utilização de uma "Árvore de Natal"? 4) Escreva com suas palavras qual é a sensação que você já teve de enfeitar uma Árvore de Natal? | | Outros símbolos de Natal Iremos ver agora os outros símbolos que se tornaram bem mais tradicionais nos dias de hoje. | A figura do PAPAI NOEL surge a partir dos gestos de bondade do bispo chamado Nicolau. Segundo a lenda, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo. A representação moderna do Papai Noel terá surgido nos Estados Unidos. Santa Claus ganhou a aparência de um velhinho gordinho com barba comprida e roupa vermelha, deslocando-se pelas casas com o seu trenó.
| | A COROA DO ADVENTO é uma espécie de guirlanda onde se coloca quatro velas, uma para cada semana antes do Natal. Muito mais do que um bonito objeto de decoração, para os cristãos a coroa do Advento é um anúncio do Natal. O seu formato simboliza eternidade e as suas folhas verdes, a esperança. Nas igrejas, cada vela da coroa tem uma cor diferente e são acesas na seguinte ordem: verde, vermelha, roxa e branca. A origem da guirlanda data do ano 1839 e foi usada como uma forma de contagem para as crianças que ansiavam a chegada do Natal.
| | As GUIRLANDAS remontam à antiguidade e surgiram em Roma. Elas são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nessa época festiva. É por isso que é tradição pendurá-las na porta principal das casas. Inicialmente um símbolo pagão, a guirlanda passou a ser utilizada pela igreja com a adaptação de velas, donde surgiu a coroa do Advento.
| Os CARTÕES DE NATAL surgem como símbolo na medida em que enviar postais com uma mensagem bonita nessa quadra festiva tornou-se uma tradição entre família, amigos e clientes. Isso porque, o espírito de alegria, agradecimento e partilha invade os corações, fazendo com que as pessoas troquem mensagens nessa época do ano. O primeiro cartão de Natal foi feito pelo pintor John Callcott Horsley a pedido de Sir Henry Cole, um funcionário público inglês que, na altura, estava muito ocupado para escrever cartas com desejos de boas festas. Com o passar do tempo, os cartões em papel foram substituídos pelas mensagens enviadas eletronicamente.
| | | O PERU é um dos pratos mais requisitados para a ceia de Natal e que representa fartura. A tradição de comer peru vem dos Estados Unidos, onde a ave é um prato típico do Dia de Ação de Graças, também chamado de Turkey Day (Dia do peru, em português). Isso porque são cerca de 50 milhões os perus consumidos nessa data. O Dia de Ação de Graças, muito comemorado nos Estados Unidos, surgiu em 1621 para comemorar e, principalmente, agradecer, a fartura das colheitas. Desde o início, o peru era servido nessa festa.
| Para muitos, especialmente para as crianças, Natal é sinônimo de PRESENTES. Mas, como o hábito de trocar presentes surgiu? Bem, esse é um costume que se relaciona com os Reis Magos, os quais levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, cada qual com um significado próprio: o ouro simboliza a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, os aspectos humanos de Jesus. Ademais, a própria origem do Papai Noel também se relaciona com os presentes. Isso porque o "bom velhinho" foi originalmente um bispo turco que lançava moedas de ouro pela chaminé dos mais pobres.
| E já que estamos falando em comida, por que não destacar a simbologia da CEIA DE NATAL? Mais do que um jantar recheado de coisas apetitosas, a ceia representa a confraternização e união das famílias. O costume de reunir os amigos e familiares à volta da mesa para comemorar o nascimento de Jesus vem da Europa, onde as pessoas abriam as portas das suas casas para receber viajantes e oferecer-lhes uma refeição na véspera de Natal.
| Para terminar, vamos falar mais uma vez em comida, mais precisamente numa iguaria que não pode faltar na mesa dos brasileiros: o PANETONE! De origem italiana, diz a lenda que Toni, empregado de uma padaria, estava exausto do trabalho decorrente das encomendas no Natal. Por esse motivo, acabou se enganando quando fazia um pão para a ceia da família do seu patrão na véspera do Natal. O engano correu tão bem que o patrão chamou o pão de "pani de Toni".
| | QUESTIONÁRIO – II Responda as questões de acordo com os textos acima. | 5) O que a figura do Papai Noel representa pra você? 6) Para que servem as Guirlandas? 7) Quando você recebe presentes de Natal, quais sensações você sente? | DESAFIOS NATALINOS **ATENÇÃO!!!** ESSES DESAFIOS VALERÃO MUITOS PONTOS PARA OS OUTROS BIMESTRES TAMBÉM!!! - PRINCIPALMENTE PARA ESTE ÚLTIMO E 4º BIMESTRE!!! - BOM TRABALHO A TODOS!!!! | DESAFIO – I FAÇA UM CARTÃO DE NATAL OU QUALQUER OUTRO DESENHO SOBRE O NATAL NO SEU CADERNO DE ARTE PARA ALGUÉM ESPECIAL QUE VOCÊ GOSTE MUITO!!! - DEPOIS TIRE UMA FOTO E ENVIE NO MEU WHATSAPP. | | DESAFIO – II GRAVE UM VÍDEO DE UNS 30 SEGUNDOS A 1 MINUTO VOCÊ DESEJANDO ALGUMA MENSAGEM SOBRE O NATAL PARA ALGUÉM ESPECIAL QUE VOCÊ GOSTE MUITO!!! - DEPOIS ENVIE NO MEU WHATSAPP. |
ORIENTAÇÕES 1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. PRAZO DE ENTREGA: 07/12/2020. 3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621-8137 (Professor Sergio). 4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11 ATIVIDADES 6º C https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MjMwNDg4MDAxMTk2/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6
7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MjMwNDg4MDAxNzE1/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6
7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MjMwNDg4MDAxNjc5/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6
8º A https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MjMwNDg4MDAxNjgz/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6
8º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MjMwNDg4MDAxNjkw/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6
8º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MjMwNDg4MDAxNzEx/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6
8º D https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MjMwNDg4MDAxNjk2/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6 9º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MjMwNDg4MDAxNzAx/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6 9º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MjMwNDg4MDAxNzA3/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6 1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MjMwNDg4MDAxNzE5/details Formulário: https://forms.gle/dKjnSA86Y3uMmToL6
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 30/11 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a sétima semana de atividades de ARTE do 4º Bimestre. Nesta semana veremos um pouco sobre o Dia Nacional da Consciência Negra.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 30 de novembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema.Contato: Professora Bruna - ARTE (19) 994414392. ATIVIDADES CONSCIÊNCIA NEGRA Objetivo • Valorizar a cultura afrodescendente, bem como seus costumes, valores, lutas e ensinamentos transmitidos a sociedade. • Conscientizar todos os envolvidos quanto ao respeito as diferenças, através de ações de valores.

Apreciações de Vídeos Vídeos referentes ao dia da Consciência Negra. Consciência negra /20 de novembro https://www.youtube.com/watch?v=WT_Y00VKUvY&feature=youtu.be Documentário - Consciência Negra https://www.youtube.com/watch?v=wbNv--cnkAA&feature=youtu.be Quem foi Zumbi dos Palmares? https://www.youtube.com/watch?v=33-9334zP3M&feature=youtu.be Questionário Responda as questões abaixo de acordo com os textos e vídeos relacionados acima. 1) A prosperidade e a capacidade de organização desse imenso quilombo representaram uma séria ameaça para a ordem escravocrata vigente. Não por acaso, vários governos que controlaram a região organizaram expedições que tinham por objetivo estabelecer a destruição dele. Contudo, os quilombolas resistiram de maneira eficaz e, ao longo de oitenta anos, conseguiram derrotar aproximadamente trinta expedições militares organizadas com este mesmo objetivo.” O trecho acima se refere à resistência dos africanos escravizados em qual dos quilombos existentes na história brasileira? a) Comunidade quilombo Kalunga, GO. b) Quilombo de Ambrósio, MG. c) Quilombo dos Palmares, AL. d) Quilombo de Campo Grande, MG. 2) O Quilombo dos Palmares foi o mais célebre dos locais de resistência criados pelos africanos escravizados no Brasil. Assinale a alternativa abaixo que indica a localização correta do Quilombo dos Palmares: a) Serra da Mantiqueira b) Serra do Mar c) Serra da Barriga d) Serra da Canastra 3) Por que foi escolhida a data de 20 de novembro para o dia da consciência negra? 4) Como eram chamados os habitantes que viviam no Quilombo? 5) Escreva cinco exemplos de palavras africanas que influenciou no nosso idioma. (pode ser outras também que você conhece). 6) Zumbi dos palmares foi batizado pelo padre, qual era o nome que ele recebeu? 7) O que é a Consciência Negra? 8) Em que ano foi por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”? DESAFIO – I SEJA CRIATIVO! SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - VOCÊ PODE CRIAR: * UMA MÁSCARA AFRICANA * UM CARTAZ * UMA FIGURINO (ROUPA)
Faça a atividade no Caderno de Arte e envie a foto no Whatsapp particular da professora. ORIENTAÇÕES 1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. PRAZO DE ENTREGA: 30/11/2020. 3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621-8137 (Professor Sergio). 4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
|
|
|
|
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11 PREZADO ALUNO,
APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO PROCESSUAL, TERÁ INICIO , EM 13/11 ATÉ 23/11/2020,SERÁ ON LINE. INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE MÉDIA FINAL DO ANO LETIVO DE 2020. 💢A AVALIAÇÃO CONSTITUE DE 26 QUESTÕES DE PORTUGUÊS E 26 DE MATEMÁTICA 💢SIGA AS INSTRUÇÕES PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO: 💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL https://sed.educacao.sp.gov.br/ ✔️PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA LOGIN: (NÚMERO RA) SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou) ✔️NO MENU, SELECIONE AS OPÇOES: 💢 PEDAGÓGICO 💢PLATAFORMA CAED ✔️CLIQUE EM CADERNO DE ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA ✔️CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES, ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO ✔️CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO, CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO PODERÁ RETORNAR A PROVA. ✔️APÓS O INÍCIO DA AVALIAÇÃO O ALUNO PODERÁ FINALIZAR EM ATÉ 48 HORAS CORRIDAS. ✔️O ALUNO QUE NÃO DISPOR DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODERÁ FAZER A AVALIAÇÃO NA ESCOLA, NO HORÁRIO DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS , COM OS COORDENADORES BENILTON OU EDUARDO SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID FONE ESCOLA: 3425-3044 3425-2107
OU PODERÁ REALIZAR A AVALIAÇÃO PELO APLICATIVO CAED: ✔️ABRIR O PLAY STORE GOOGLE ✔️PESQUISAR APLICATIVO: 💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO PAULO( CAED-UFJF) ✔️CLIQUE EM ENTRAR ✔️DIGITAR RA E SENHA ✔️APARECERÁ AS OPÇÕES DE AVALIAÇÃO PORTUGUÊS E MATEMÁTICA ✔️LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO UMA RESPOSTA ✔️O TEMPO SERÁ DE 48 HORAS , PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES, APÓS TER INICIADO O TESTE. ✔️FINALIZAR APÓS FINALIZAR NÃO PODERÁ RETORNAR A PROVA. ✔️CASO VOCÊ TENHA QUALQUER DÚVIDA, PEÇA AJUDA AO SEU PROFESSOR
💢💢💢💢💢💢💢💢 ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO ... FAÇA COM ATENÇÃO, BOA PROVA❗ 💢💢💢💢💢💢💢💢
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATIVIDADES
6º C
https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTY1ODgwNzMwMjg4/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
7º A
https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTY1ODgxNzE5OTYx/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
7º C
https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTY1ODgxNzE5OTky/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º A
https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTY1ODgxNzE5OTg3/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º B
https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTY1ODgxNzE5OTgz/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º C
https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTY1ODgxNzE5OTY1/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º D
https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTY1ODgxNzE5OTc3/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
9º A
https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTY1ODgxNzE5OTcz/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
9º B
https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTY1ODgxNzE5OTY5/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
1ª A
https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTY1ODgxNzE5OTU3/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA
16/11
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana de Atividades de ARTE do
4º Bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades.
Nesta semana veremos um pouco mais sobre o universo da colagem tradicional e
digital.
ATIVIDADES:
Leia atentamente o texto a seguir:
COLAGEM
A colagem é um procedimento técnico
artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura,
umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem.
A
colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto
teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua
utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança,
ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A
utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de
jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites
entre pintura e escultura.
A
partir da Arte Moderna, a técnica passa a ser empregada em diversos
movimentos artísticos e escolas artísticas, promovendo sentidos muito
variados. A utilização de materiais muito diferentes de papéis cria uma nova
gama de possibilidades de produtos artísticos em três dimensões, como se
fossem esculturas em quadros.
As
novas possibilidades de criação artísticas proporcionadas pela colagem geram
adeptos em todo o mundo, mas com objetivos bastante distintos entre si. Na
Europa, principalmente na França e na Itália, as ideias nascidas da colagem
provocam a produção de obras de sentido cubista por artistas futuristas. Uma
releitura da técnica, e uma nova aplicação da mesma.
Temas
frequentes nas colagens são violência, tecnologia e velocidade, por conta do
contexto histórico em que se encontravam os artistas do início do século XX,
com guerras e a produção tecnológica, a todo vapor, sendo testada nelas. A
reflexão artística sempre monta à época contemporânea ao movimento, não foi
diferente com a colagem.
Entretanto,
não apenas as críticas ao momento vivido foram temas utilizados na colagem,
mas também faces e imagens abstratas figuraram muitas obras. A expressividade
conseguida com a colagem é única e distante de todas as outras texturas. Isso
levou os artistas a produzirem uma grande quantidade de produtos muito
diferentes entre si, garantindo uma pluralidade artística muito rica e
profunda.
Há
muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente
artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes,
Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto
Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel
Duchamp, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst, Joán Miró, Yves Tanguy,
René Magritte, André Masson, Salvador Dalí e Henri Matisse. No cenário artístico brasileiro,
os nomes de destaque são: Carlos Scliar, Piza, Guignard, Jorge de Lima, Athos
Bulcão, Hélio Oiticica e Lygia Clark.
A
colagem, apesar de simples, é uma técnica artística difundida em todo o mundo
e com relevante papel em diversas escolas e movimentos artísticos da cultura
ocidental.
Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/colagem/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
Observe atentamente as colagens a
seguir:
IMAGEM 1: Colagem de Jorge de Lima.
Disponível em: <https://br.pinterest.com/ulitaurizano/fotomontagens-de-jorge-de-lima/>
Acesso em 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 2: Colagem de Carlos Scliar.
Disponível em: <http://temasdeartecontemporanea.blogspot.com/2013/08/desenhando-com-tesoura.html> Acesso em: 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 3: Colagem de André
Hellmeister.
Disponível em: <http://www.centrodearte.com.br/cursos/colagem-a-arte-da-liberdade/> Acesso em: 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 4: Colagem digital de Júlia
Opará.
Disponível em: <instagram:
@opara.art >.
IMAGEM 5: Colagem digital de Júlia
Opará.
Disponível em: <instagram:
@opara.art >.
IMAGEM 6:Colagem digital de Júlia
Opará.
Disponível em: <instagram:
@opara.art >.
IMAGEM 7: Colagem digital de Júlia
Opará.
Disponível em: <instagram:
@opara.art >.
RESPONDA
Com base no texto e nas imagens observadas,
responda:
1) Você já teve contato com a arte
da colagem? Por qual meio (virtual, museu etc.)?
2) O que você achou das imagens
acima? Justifique.
AGORA É A SUA VEZ!
Faça uma colagem, o tema é livre.
Procure em jornais e revistas imagens que lhe interesse, recorte e cole de
forma que faça sentido (que expresse sua ideia) e tenha um tema de sua
escolha. A colagem pode ser feita por imagens recortadas de revistas ou
jornais, ou através de aplicativos e programas de colagem virtual. Faça no
caderno de Arte e envie a atividade no meu WhatsApp.
ATIVIDADE OPTATIVA - CONCURSO DE DESENHO As alunas e os alunos interessados em participar do concurso de desenho, entrar em contato com a professora para orientação de como fazer.
Para mais informações acesse: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9204 O Concurso consiste na produção de desenhos relacionados a esses 5 princípios que fundamentam a Agenda 2030: PESSOAS: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade. PROSPERIDADE: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza. PAZ: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas. PARCERIAS: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida. PLANETA: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras. O desenho deverá ser realizado com as seguintes especificações: • Suporte: papel sulfite, canson ou cartolina, sem bordas ou margens. • Tamanho: folha padrão A4 (210x297mm). Posicionamento do papel horizontal ou vertical; • Técnica: Desenho. Para a produção artística, o desenho deverá ser realizado à mão livre, com técnica de pintura utilizando quaisquer desses materiais: lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim, giz de cera ou outras à livre escolha do autor. • Identificação: A obra original não poderá conter o nome/assinatura do autor. A identificação deverá ser apresentada apenas na ficha de inscrição. • Apresentação para envio: o desenho deverá ser apresentado no formato digital (escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O Arquivo deverá apresentar o título da obra e nome do estudante. • Envio: o encaminhamento do desenho à instância julgadora, no formato digital deverá ser encaminhado por e-mail. OBS: As imagens deverão ser registradas na maior definição disponível no mínimo 6 megapixels, se fotografada, e 300 DPI, se escaneada, e salvas em tamanho natural e no formato JPEG. ● Os desenhos deverão ser inéditos, não utilizar representações de estereótipos ou plágio; ● Não apresentar em sua produção artística conteúdos inadequados aos objetivos propostos como violência, constrangimento, atitude racista, misoginia entre outros que desrespeitem o Código Penal Brasileiro, a legislação vigente e os Direitos Humanos; ● Serão desclassificados os desenhos que apresentarem nome/assinatura do estudante ou da escola. ORIENTAÇÕES 1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. PRAZO DE ENTREGA: 16/11/2020. 3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621-8137 (Professor Sergio). 4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. ★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES 7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MjAzODY4ODk3MDc1/details Formulário: https://forms.gle/y8a1Lq2jVGgpk5ja8 
7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MjAzODY4ODk2OTQz/details Formulário: https://forms.gle/y8a1Lq2jVGgpk5ja8 | ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 09/11 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a Quarta Semana de Atividades de ARTE do 4º Bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades. Nesta semana iremos ver um pouco mais sobre o universo musical.
| Instrumentos musicais | Escuta Musical Que som é esse? A) https://freesound.org/people/tweedledee3/sounds/216500/ B) https://freesound.org/people/InspectorJ/sounds/411162/ C) https://freesound.org/people/quadraslayer/sounds/398907/ D) https://freesound.org/people/Cunningar0807/sounds/369022/ | 1) Escreva os sons acima que você ouviu. | |
| |
| |
|
| Apreciação de vídeo – I Aplauso: Grupo de Percussão e Escola de Artes. 04/09/2013. https://youtu.be/L8I8xG1LXZM | |
| Apreciação de vídeo – II Toque na Alma. https://youtu.be/jzrVJegF4-0 | |
| Apreciação de vídeo – III Adèle & Zalem, Didgeridoo Duet https://youtu.be/oXBGZoBYaLY | |
| Apreciação de vídeo – IV The Last Of Us Part 2 - Ecstasy (Crooked Still)(Piano Cover) https://youtu.be/D1KXIJMLd_Y | |
| Apreciação de vídeo – V Levada de Reco Partido 1https://youtu.be/Ymh9VQ_0aes |
| | | | | |
| Questionário 2) Quais instrumentos musicais você já tocou ou experimentou? 3) Quais instrumentos musicais você prefere ouvir? 4) Escreva exemplos de Instrumentos de Teclado. | * * * DESAFIO – I * * * Você toca algum instrumento musical? Mande uma foto ou desenho do instrumento que você toca ou que gostaria de aprender a tocar. | ATIVIDADE OPTATIVA - CONCURSO DE DESENHO As alunas e os alunos interessados em participar do concurso de desenho, entrar em contato com a professora para orientação de como fazer.
Para mais informações acesse: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9204 O Concurso consiste na produção de desenhos relacionados a esses 5 princípios que fundamentam a Agenda 2030: PESSOAS: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade. PROSPERIDADE: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza. PAZ: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas. PARCERIAS: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida. PLANETA: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras. O desenho deverá ser realizado com as seguintes especificações: • Suporte: papel sulfite, canson ou cartolina, sem bordas ou margens. • Tamanho: folha padrão A4 (210x297mm). Posicionamento do papel horizontal ou vertical; • Técnica: Desenho. Para a produção artística, o desenho deverá ser realizado à mão livre, com técnica de pintura utilizando quaisquer desses materiais: lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim, giz de cera ou outras à livre escolha do autor. • Identificação: A obra original não poderá conter o nome/assinatura do autor. A identificação deverá ser apresentada apenas na ficha de inscrição. • Apresentação para envio: o desenho deverá ser apresentado no formato digital (escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O Arquivo deverá apresentar o título da obra e nome do estudante. • Envio: o encaminhamento do desenho à instância julgadora, no formato digital deverá ser encaminhado por e-mail. OBS: As imagens deverão ser registradas na maior definição disponível no mínimo 6 megapixels, se fotografada, e 300 DPI, se escaneada, e salvas em tamanho natural e no formato JPEG. ● Os desenhos deverão ser inéditos, não utilizar representações de estereótipos ou plágio; ● Não apresentar em sua produção artística conteúdos inadequados aos objetivos propostos como violência, constrangimento, atitude racista, misoginia entre outros que desrespeitem o Código Penal Brasileiro, a legislação vigente e os Direitos Humanos; ● Serão desclassificados os desenhos que apresentarem nome/assinatura do estudante ou da escola. |
ORIENTAÇÕES 1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. PRAZO DE ENTREGA: 09/11/2020. 3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621-8137 (Professor Sergio). 4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
|
|
|
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
7º A
https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTU2NDE5MTIyODQ5/details
Formulário: https://forms.gle/cYqE7gKJiCL8qBVs5
7º C
https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTU2NDE5MTIyODky/details
Formulário: https://forms.gle/cYqE7gKJiCL8qBVs5
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 26/10
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Segunda Semana de atividades do
Quarto Bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 26 de Outubro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Aos alunos que
estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a
professor. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - ARTE (14) 9
9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes
Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e
culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão
visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de
explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e
de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos
alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e
conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a
ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de
produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas.
|
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Observe as imagens. 
|
1. “Um tributo pela paz mundial” (2020).
Autoria: Silvana Regina Luz Zampol. Detalhe de mosaico. Fonte: fotografia de
acervo pessoal da artista/ Ribeirão Pires - SP: 2020.
|
|
2. Detalhe da obra “Coletivo”. Autoria: Cássio
Vasconcellos - Assemblage. Fonte: Carlos Povinha / São Paulo. 2018.Disponível
também em <http://gg.gg/hutc1>. Acesso em 02 Abr. 2020.
|
|
3. Detalhe de cena do Mural a História do
México. (1929) Diego Rivera. Mural. Fonte: Mônica Volpin por
Pixabay.<http://gg.gg/hutcj>. Acesso em 04 Mar. 2020.
|
|
4. “Um amor sem igual” (2011). Autoria: Nina
Pandolfo - Escultura em técnica mista (estrutura de ferro, espuma, pelúcia e
sistema sonoro). Fonte: Roberta Jorge Luz (fotografia de acervo pessoal)/
MAC-USP - São Paulo. 2017. Disponível em: <http://gg.gg/hutdb>. Acesso
em 02 Abr. 2020.
|
|
ATIVIDADE – I
Para responder às questões, analise
atentamente as imagens e suas legendas; discuta com outros estudantes e, se
for necessário, pesquise mais sobre as modalidades estudadas: mosaico, escultura,
muralismo e assemblage. Em seguida, responda às seguintes questões:
|
1) Qual dessas imagens apresenta uma
escultura? Por quê? O que ela representa? Qual a materialidade da obra? Ela
foi feita por um artista brasileiro ou internacional? Sobre o estilo da obra
de Arte, analisando a imagem, como você categorizaria o estilo desta
escultura?
2) Qual dessas obras é um mosaico? Do que é
feito? É uma obra nacional ou internacional? Oque ela representa?
3) Você conhece a palavra assemblage? Podemos
defini-la como uma modalidade das artes visuais baseada na ideia de
acumulação, ou seja, materiais diversos podem ser incorporados na obra,
criando uma composição nova, sem perder o seu sentido inicial. A partir dessa
definição, qual das imagens seria uma assemblage? Por quê?
4) Qual das imagens é uma obra de muralismo?
Por quê? O que ela representa? Este mural foi feito por um artista nacional
ou internacional?
|
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 26/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem, colocar
o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira
das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTg3MjA3MDk2MjIx/details Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTg3MjA3MDk2MTc5/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 | ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/10 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a Primeira Semana do Quarto Bimestre. Teremos 09 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO. Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137. Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. | | | | Dia das Crianças | |
| QUESTIONÁRIO Responda as questões abaixo. | 1) Quais países que adotaram o dia 1 de junho como o Dia das Crianças? 2) No Brasil quando é o Dia das Crianças? 3) Em que data a ONU reconheceu como Dia Mundial da Criança? 4) Em que ano foi oficializado a data do Dia da Criança aqui no Brasil? 5) Qual foi o Presidente da República na época que oficializou a data do Dia da Criança? 6) Qual é a data que se comemora o Dia das Crianças nos Estados Unidos? 7) Qual foi o Deputado Federal que lançou a ideia do Dia das Crianças aqui no Brasil? 8) De todas as brincadeiras que você se divertiu na sua infância, quais você mais gostou de brincar? | ATIVIDADE - DESENHO EM SEU CADERNO DE ARTE, FAÇA 4 DESENHOS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE BRINCAR NA SUA INFÂNCIA, PODE SER BRINCADEIRAS DE RUAS, JOGOS ELETRÔNICOS, BOLA, BONECAS, JOGOS DE TABULEIRO, CARTAS ETC. | | Fazer 4 desenhos, um em cada quadrado no seu Caderno de Arte.
| | ORIENTAÇÕES 1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta. 3. PRAZO DE ENTREGA: 19/10/2020. 4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário. 5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. ★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 ATIVIDADES
6º C
https://classroom.google.com/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTc2ODgwMTA5MTU0/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
7º A https://classroom.google.com/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTc2ODgwMTA5MjYw/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
7º C https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º A https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º B https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTc2ODgwMTA5MjQw/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º C https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTc2ODgwMTA5MjY0/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 8º D https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTc2ODgwMTA5MjQ0/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
9º A https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTc2ODgwMTA5MjQ4/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 9º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTU5NzU4MTIxMjMz/details Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 04/10 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a oitava semana de atividades do terceiro bimestre. As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 04 de outubro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - ARTE (14) 9 9621 – 8137. Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Também realizamos atividades de apreciação Essa semana, a proposta da aula é ter contato com a leitura dramática através da apreciação, de sua teoria, técnica e prática. TEMA: LEITURA DRAMÁTICA 1ª AULA: ASSISTA: Leitura Dramática - Texto: Quanto tempo? Quantos quilômetros? LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=iMEIz9cB_4s LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR: LEITURA DRAMÁTICA A leitura dramática é a apresentação em voz alta de uma peça teatral para um público. Ao contrário da dramatização, a prática artística enfoca especificamente o ato de ler. A entonação, a fluidez na fala e a transposição das emoções são o cerne do trabalho, em lugar, por exemplo, do figurino e da cenografia. ENTONAÇÃO A voz é uma ferramenta extremamente importante para um ator. É com ela que ele passará as emoções de seu personagem, repetirá o texto que passou tantas horas decorando e irá contracenar com outros atores, ou fazer o seu monólogo. Para que a voz de um ator transmita a emoção necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você possa melhorar sua voz. Relaxe sua voz A voz, quando relaxada, deixa as palavras mais claras e articuladas, facilitando tanto para os atores que estejam contracenando com você como para o público, que compreenda aquilo que você está dizendo. Para relaxar sua voz, um bom exercício é treinar a nasalização. Para isso, basta apoiar dois dedos sobre o nariz, sem pressioná-lo, imitando sons de abelha com a boca fechada, por cerca de um minuto. Faça trava-línguas Os trava-línguas são excelentes exercícios para melhorar a entonação da voz, pois trabalham a articulação da língua e dos músculos da boa, impedindo que você inverta sílabas ou emende o fim de uma palavra com o começo de outra, por exemplo. Para fazer esse exercício, basta repetir, em voz alta, frases com trava-línguas, sempre que possível aumentando o ritmo da interpretação. Aposte nos movimentos faciais Como são realizados de forma automática, os movimentos faciais que executamos durante a fala contribuem para alimentar vícios de pronúncia. Esses vícios prejudicam a entonação de nossa voz e dificultam que outros ouvintes compreendam o que estamos dizendo. Para melhorar a entonação e prevenir o surgimento desses vícios de pronúncia, uma boa alternativa é realizar exercícios que exageram esses movimentos, como abrir mais a boca, inclinar o rosto ou mover mais a língua. Esses exercícios devem ser realizados por meia hora, sempre durante a leitura dos textos. Exercite a pronúncia das sílabas Para melhorar ainda mais a entonação de sua voz, e gerar mais empatia com o público, um bom exercício envolve a pronúncia das sílabas. Para isso, é importante pronunciar, pausadamente e em sequência, sílabas como “mua”, “mué”, “as”, “pra”. Treine a respiração
A respiração é outro ponto importante para quem deseja melhorar a entonação de sua voz. Por isso, treiná-la ajuda muito nesse processo. Um tipo de exercício que pode favorecer a respiração é trabalhar o diafragma. FONTE: https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/como-melhorar-entonacao-de-sua-voz/ 2ª AULA: ASSISTA: Itinerário de teatro: leitura mecânica e leitura dramática LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=-XzvSh43fr0 ASSISTA: A gente se acostuma... LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=ruN_LR60ZfQ AGORA É A SUA VEZ! Aprendemos o que é leitura dramática e as técnicas para realizá-la. Agora, é a sua vez de ter contato com essa forma de manifestação teatral. Escolha um texto, uma música ou um poema, faça uma leitura dramática e grave em vídeo. O vídeo deve ser enviado pelo formulário no Google Classroom ou pelo WhatsApp. ORIENTAÇÕES 1. A atividade estará disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. PRAZO DE ENTREGA: 04/10/2020. 3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621 - 8137 (Professor Sergio). 4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. ★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
|
| |